LNF: Edição de 2016 terá mata-matas após a primeira fase


A reunião do franqueados da Liga Nacional de Futsal (LNF), realizada nesta quarta-feira (18) em São Paulo, definiu, além dos clubes participantes na edição de 2016, a fórmula de disputa da principal competição do salonismo nacional.

Assim como em 2015, os times se enfrentarão entre si na primeira fase, mas em vez de 14, 16 equipes se classificarão para a fase seguinte. A principal mudança é que, da segunda fase em diante, não haverá formação de grupos, como nos anos anteriores: os 16 classificados disputarão a fase de oitavas-de-final em dois jogos (se necessário haverá prorrogação e disputa de pênaltis para a definição do classificado). A mesma metodologia será adotada nas quartas-de-final e nas semifinais. Na final poderá acontecer uma terceira partida, se houver dois empates ou vitórias alternadas. Persistindo o empate, haverá prorrogação e, até, pênaltis. O início da competição será no dia 18 de abril e o término da primeira fase no dia 31 de agosto.

Paraná com cinco equipes

Entre os clubes participantes, a principal mudança foi a inclusão do Marreco Futsal, de Francisco Beltrão, no lugar do time de Blumenau-SC. O primeiro representante do sudoeste paranaense vai alugar a franquia que pertence ao São Caetano-SP, com a possibilidade da aquisição da vaga, após o término do contrato. Outra novidade foi a aquisição de uma das franquia da Penalty pela Copagril/Marechal Cândido Rondon, o time rondonense segue na competição, agora com vaga permanente.

Com isso, o Paraná passa a ser um dos estados com o maior número de equipes na LNF (Copagril, Cascavel, Umuarama, Guarapuava e o Marreco), ao lado dos estados de São Paulo e Santa Catarina, que também têm cinco equipes cada.

2 comentários:

Professor Juliano Dallalibera disse...

O novo regulamento é muito interessante pois a meu ver vai dar mais valor à primeira fase da Liga, que até então servia apenas como critério de formação de grupos e mando de quadra em jogos decisivos, o que às vezes, não ajuda muito. Agora sim, vai valer a pena terminar entre os 4, ou os 8 na primeira fase, pois além da vantagem de decidir em casa, uma equipe pode pegar um adversário mais fraco e assim, ficar logo entre os 8 ou mesmo, entre os 4 sem aqueles grupos da morte que arrebentam as equipes como foi o caso para o Umuarama nesse ano e para o CAD em 2013. Quanto à questão de aluguel da vaga para o Marreco, penso que a diretoria do time do Sudoeste está de Parabéns, memso por que ao fim desse período, pela reportagem, o Marreco poderá compara a vaga o que deverá garantir a participação definitiva de pelo menos 3 equipes do Paraná na Liga. O que eu queria saber agora é se acaso existe a possibilidade de a Poker negociar, em definitivo, essa vaga com o CAD?

willian schmitz disse...

Ja me perguntei isso.Sobre a poker negociar definitivamente a vaga.Mas sinceramente,acho dificil.Mas pode ser apenas impressão minha,quem sabe a poker ou outra marca faça essa graça.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification