Podem esperar um jogador guerreiro, diz Macdovall



Pivô chega com o objetivo de repetir o feito do CAD em 2010. 

Último atleta a ser confirmado pelo Clube Atlético Deportivo/Guarapuava Futsal para a disputa do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2013, o pivô Macdovall espera um bom ano em sua nova equipe, já projetando objetivos.

O jogador revelou que o primeiro contato com o Guarapuava veio em uma conversa informal, nas redes sociais, com o técnico Brigadeiro.

- Tive oportunidade de jogar contra nosso querido Brigadeiro e ele me chamou em uma conversa informal pelas redes sociais, assim chegamos ao assunto sobre a temporada de 2013. Sem dúvida ele deve ter comentado com a diretoria que eu estava a disposição no mercado e em seguida iniciei a negociação com o Liberato – explicou o jogador.

Acostumado em jogar nas maiores equipes do país, o atleta diz saber da estrutura do CAD, por conversas com amigos que já passaram por aqui – entre eles o goleiro Dudu, companheiro de Mac no Orlândia-SP em 2010 e 2011.

 - Sei que Guarapuava tem crescido no cenário do futsal a cada temporada, tenho amigos que jogaram aqui em outras oportunidades e o Dudu que acaba de renovar com a equipe. Isso já e um grande sinal, pois se trata de grandes jogadores e com certeza não teriam passado por aqui por conta do acaso – analisou.

Sobre seu grande objetivo em Guarapuava, Mac espera ajudar a equipe voltar a levantar o Taça de Campeão Paranaense.

- Espero poder repetir o feito da equipe de 2010 e levantar a Taça de Campeão Paranaense nessa temporada. Me considero um jogador pé quente, graças a Deus, sempre consegui vencer por onde passei e espero que aqui não seja diferente afirmou.

Para alcançar esta meta, Macdovall convoca o torcedor para fazer parte da ‘família CAD’.

Todos podem esperar um jogador guerreiro e muito competitivo, que nunca desiste de nenhuma partida independente das dificuldades. Sei que teremos uma missão muito difícil, mas se conseguirmos transformar nosso ginásio em um caldeirão, sem dúvida, ajudará muito nossa equipe a conquistar nossos objetivos, unindo torcedor e atletas, formando realmente uma família – finalizou.

Confirmado: Apenas Toledo não faz inscrição e Chave Ouro terá 15 equipes em 2013


Quedas Futsal e Foz Cataratas foram as últimas equipes a entregar as documentações à FPFS. 

Em 2013 o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, será disputado por 15 equipes: Cascavel Futsal, Copagril/MCR, Maringá, Umuarama, Foz Cataratas Futsal (ex-Unipa), CAD/Guarapuava Futsal, Ponta Grossa Futsal, Quedas Futsal, Pato Futsal, Marreco Futsal/Francisco Beltrão, São Lucas/Paranvaí, Associação Cascavelense de Futsal (ex-Corbélia), Associação Campo Mourão Futsal, Ivaí Esporte Clube e Foz Futsal. As informações foram passadas pelo o superintendente da FPFS, Antonio Carlos Abrão, para a Radio Transamérica, de Foz do Iguaçu.

Das equipes que tinham direito à disputa, apenas o Toledo Futsal não efetivou sua inscrição. A equipe passa por uma crise financeira que vem desde o ano passado. Como neste começo de ano o clube não conseguiu aumentar o número de patrocinadores, resolveu desistir da disputa.

Aos 45 do segundo tempo

Segundo o superintendente, as equipes do Foz Cataratas Futsal e do Quedas Futsal foram os últimos a entregar suas documentações, quase no final do expediente da Federação. A surpresa foi a demora do Cataratas, que já está há um bom tempo com a maioria plantel definido e até já tem um torneio de pré-temporada marcado.

A outra equipe de Foz do Iguaçu, o Foz Futsal, fez a inscrição no começo da tarde. Nos próximos dias a diretoria deverá divulgar os primeiros nomes do elenco.

Já o torcedor do Quedas viveu a incerteza da inscrição - nos últimos dias o clube correu o perigo de deixar a competição por falta de patrocínio. Depois de algumas reuniões a equipe quedense conseguiu o apoio da prefeitura municipal (mas com valores menores do que 2012, em virtude disso o clube terá que se adaptar à nova realidade). Segundo informações extra-oficiais, o clube ainda deve montar um grupo gestor para buscar recursos junto aos empresários da cidade.

Sem convite

José Carlos Abrão também esclareceu que neste ano não haverá convites para equipes da Chave Prata. Os clubes da ‘Ouro’ decidiram, em reunião realizada no final do ano passado, que as 14 equipes remanescentes não poderiam ter vagas preenchidas por convites. Por este motivo a competição de 2013 fica com apenas 15 equipes.

Fórmula

Na primeira fase (que inicia no dia 16 de março) todos jogarão contra todos em turno único, classificando 12 para a segunda fase, quando as equipes serão divididas em dois grupos, jogando em turno e returno. Quatro equipes de cada grupo passam para os play-offs (que podem ser realizados em duas ou três partidas).

Na reunião do ano passado, a previsão era de um quadrangular entre as quatro equipes restantes para definir o rebaixamento para a Chave Prata. Como haverá apenas três equipes que não passarão para a segunda fase, é provável que no arbitral (que será realizado no dia 16 de fevereiro, em Cascavel) o quadrangular seja substituído por um triangular, com apenas o campeão da fase escapando do descenso.

No CAD, Leanderson tentará seguir os passos de outro ala fluminense



Em 2009, o ala esquerdo Bruno Oliveira chegava ao CAD, também com 23 anos de idade e vindo do Cabo Frio Futsal. 

O ala esquerdo Leanderson (23 anos), ex-Cabo Frio Futsal, foi anunciado pela equipe do CAD/Guarapuava Futsal na última segunda feira (dia 28) e deverá se apresentar na próxima segunda (dia 4) em sua nova equipe. Vindo do estado do Rio de Janeiro, Leanderson não será o primeiro ala canhoto vindo da equipe do Cabo Frio.

Em 2009, o Guarapuava Futsal contratou o carioca Bruno Oliveira, na época, também com 23 anos de idade. As características também eram parecidas: o ala Bruno tinha muita habilidade e um bom chute de perna esquerda, muito utilizado nas boas paradas. Em 2010, Oliveira renovou seu contrato e virou peça fundamental na conquista do título estadual, marcando 4 gols no segundo jogo da final da Chave Ouro, na histórica virada de 5x4 sobre o Cascavel Futsal.

Em 2013, o jovem Leanderson também tem por objetivo deixar seu nome marcado na história do CAD, assim como seu antecessor do Rio de Janeiro. O atleta se diz muito contente em poder jogar no estado do Paraná e diz conhecer bem a trajetória de sua nova equipe.

- Desde que eu comecei a jogar profissionalmente futsal sempre ouvi falar que no Paraná está o melhor centro do futsal e eu sempre quis jogar por lá e agora, graças a Deus, estou tendo esta oportunidade. Sei que o CAD é um time com uma estrutura muito boa, Campeão em 2010 e um time muito competitivo e de onde saem muitos grandes jogadores – afirmou o atleta, em texto publicado no site do CAD.

Outro objetivo de Leanderson é ajudar o time de Guarapuava a conquistar, mais uma vez, o título da Chave Ouro. Para isso, o jogador promete muito empenho:

- Podem esperar um jogador com muita disposição e comprometimento com o clube e com a torcida, sempre estarei dando o máximo e vou fazer uma temporada muito boa podendo ajudar a minha equipe a conquistar mais um título na sua história. Ouvi dizer que a torcida comparece sempre nos jogos apoiando o time, e eu espero que ela nos incentive até o fim da temporada de 2013 – finalizou.

A apresentação da nova equipe do CAD está marcada para o dia 4 de fevereiro, no ginásio municipal Prefeito Joaquim Prestes.

Maringá acerta com Lucas Selbach.



Maringá acertou a contratação do ala esquerda Lucas Selbach que em 2012 sagrou-se vice-campeão paulista jogando pela equipe do Pindamonhangaba.

Responsável pelas contratações da equipe maringaense o supervisor Salésio Conti (Tedão) destaca que Selbach é um jogador jovem e de muita qualidade que irá suprir uma necessidade da equipe maringaense em 2012 que foram os alas canhotos.

Maringá que ainda terá no seu plantel quatro atletas da categoria sub-17 que em 2012 disputaram os jogos da juventude do Paraná pela equipe maringaense. Até o início da Liga Futsal que será no dia 15 de abril a diretoria do Oppnus/Maringá tem a intenção de contratar pelo menos mais dois atletas para poder obter um bom desempenho nas quatro competições que disputará na temporada 2013.

Texto: Assessoria

Ivaí confirma primeiras contratações e Ponta Grossa se prepara para apresentação



As duas equipes irão representar a região dos Campos Gerais na principal divisão do futsal paranaense. 

As inscrições para a Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal terminam às 18 horas de hoje, e pelo menos no que diz respeito à região dos Campos Gerais, está quase tudo pronto para as disputas da principal competição da modalidade no Estado. Ponta Grossa Futsal e Ivaí Esporte Clube vão representar a região no torneio, e já estão nos preparativos finais para o início dos treinamentos. Enquanto o time de Ponta Grossa entra na sua segunda temporada na 'Ouro', o Ivaí é o caçula da competição e atual campeão da Chave Prata.

"Felizmente, conseguimos patrocinadores fortes e vamos continuar com o apoio da Prefeitura. Vamos melhorar a nossa estrutura e tentar colocar em prática a experiência que a gente teve ao longo destes anos de trabalho", disse o novo presidente do Ivaí Esporte Clube, Eradir Carneiro Borges, que também é o novo Secretário de Esportes de Ivaí. Conhecido como Didi, o novo secretário comandou a pasta em 2009, quando o futsal da cidade participou pela primeira vez do Campeonato Paranaense. Na tarde de ontem, Didi foi até Curitiba para entregar à Federação Paranaense de Futsal (FPFS) a documentação que confirma o clube entre os 16 melhores do Paraná em 2013.

Por outro lado, o Ponta Grossa Futsal já começa a pensar na reapresentação do elenco na próxima segunda-feira. "Já estamos preparando tudo para receber os jogadores e iniciar o trabalho da melhor forma possível", destaca o presidente da equipe, Tércio Miranda. Dos 17 jogadores contratados, apenas o goleiro Donny - por compromissos familiares - não vai se apresentar com o restante do grupo. Disputando um torneio na cidade de Jales (SP), Tércio explica que a estrutura do time no Ginásio Oscar Pereira teve algumas melhorias, como a colocação de uma quadra de areia nos fundos do ginásio, para concentrar todos os treinos do grupo no local.

A curiosidade é que, segundo o superintendente da FPFS, Antonio Carlos Abrão, o time ponta-grossense ainda não havia enviado, até às 16 horas de ontem, a documentação necessária para confirmar a vaga na Chave Ouro. "Nos surpreende, mas estamos esperando a documentação para o início da tarde de amanhã [hoje]", resume Abrão. Além dos ponta-grossenses, outras seis equipes ainda não haviam confirmado presença na 'Ouro', são elas: Foz Cataratas e Foz Futsal (Foz do Iguaçu), Araupel (Quedas do Iguaçu), Pato Futsal (Pato Branco), Toledo e Campo Mourão.

Arbitral

Já marcado para o dia 16 de fevereiro, o arbitral da Chave Ouro acontecerá mais uma vez na cidade de Cascavel, no auditório de uma faculdade particular da cidade. A reunião servirá para acertar os últimos detalhes antes do início da competição, previsto para o dia 16 de março. Segundo Abrão, a formula de disputa não será alterada. "Não terá mudanças no sistema de disputa, o que pode mudar é a entrada de convidados nas vagas de times que já estavam na Ouro", explica o superintendente. Isso porque no pré-arbitral realizado em dezembro do ano passado, em Marechal Rondon, os clubes haviam decidido que não seriam feitos convites para se ocupar vagas de times que já estivessem na Chave Ouro em 2012 e abrissem mão da presença na competição nesta temporada.

Ivaí EC anuncia primeiras contratações

Enquanto o Ponta Grossa já tem o elenco fechado para a temporada 2013, o alviverde de Ivaí corre contra o tempo para montar o elenco que será comandado mais uma vez por André Demczuk. Além da confirmação da vaga na 'Ouro', o técnico da equipe anunciou os nomes dos primeiros jogadores contratados para a temporada, além de algumas negociações que já estão adiantadas. Entre as renovações com os campeões de 2012, estão a do goleiro Diego, do fixo Fernando, do ala Rebouças e do pivô Clade, artilheiro da Chave Prata no ano passado. Juntam-se a eles o ala Alemão, vindo do futsal da Itália, o goleiro Vlad, vindo do Ponta Grossa Futsal, e o pivô Ninho, de 29 anos, que estava no Pato Futsal na temporada passada e já teve passagem pelo futsal chinês.

Já a negociação com o goleiro Alesi, que já passou pela Seleção Brasileira sub 20 e era dada como praticamente certa há duas semanas, ainda não foi concretizada. "Na mesma situação do Alesi, temos alguns jogadores que estão quase certos, que é o caso do Fussa e do Claudinho", explica Demczuk. Segundo o comandante, o orçamento de folha de pagamento para jogadores e comissão técnica deve girar em torno de R$ 22 mil. "Conseguimos manter a Prefeitura com o mesmo apoio do ano passado e o aumento do investimento do nosso patrocinador máster", afirma. A apresentação da equipe deve acontecer no dia 13 de fevereiro.

Texto: Sebastião Neto (Diário dos Campos)

Ala deixa o São Lucas de Paranavaí



Todo o ano a mesma história se repete: Antes mesmo de a bola rolar no estadual, equipes sofrem com a desistência de alguns jogadores que estavam apalavrados. Depois do campeão da Chave Ouro, o Cascavel, perder os jogadores Bipe e Edigleuson e o Guarapuava não poder contar com o ala Felipe Marques, é a vez do São Lucas, de Paranavaí, perder um atleta.

O ala esquerda Fernando, ex-Palotina, um dos primeiros jogadores a serem anunciados pelo time paranavaiense para esta temporada, acertou com outra equipe no estado de São Paulo e não faz mais parte dos planos do técnico Baiano.

Segundo o treinador, agora o São Lucas procura um novo ala canhoto para fechar o elenco antes da apresentação, marcada para o dia 6 de fevereiro.

Quinta feira é o dia ‘D’ para a Chave Ouro 2013 - ATUALIZADO



Prazo para a inscrição na Chave Ouro se encerra neste dia 31; sete equipes ainda confirmaram a participação. 

Reza a cultura popular que o brasileiro sempre deixa tudo para a última hora. No Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, esta máxima se confirma, já que das dezesseis equipes com direito à inscrição, apenas nove já confirmaram a presença na principal divisão do futsal no estado. O prazo se encerra nesta quinta feira (dia 31 de janeiro).

O levantamento foi feito na tarde da última terça (29), pelo superintendente técnico da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), Antônio Carlos Abrão. Já estão confirmados para a disputa as seguintes equipes: Cascavel Futsal, Copagril, Ciagym Maringá, Umuarama, Guarapuava, Marreco Futsal, São Lucas/Paranavaí, Associação Cascavelense de Futsal (ex-Corbélia) e Ivaí EC.

Naquela data ainda faltavam as inscrições de sete equipes: Foz Cataratas Futsal (que em 2012 se chamava Unipa), Ponta Grossa, Quedas Futsal, Pato Futsal, Toledo, Campo Mourão e Foz Futsal.

Situação das equipes

Segundo as informações veiculadas neste começo de ano pelas equipes paranaenses, o Ponta Grossa e a Associação Campo Mourão Futsal devem realizar suas inscrições sem maiores problemas. Ambos já divulgaram seus elencos, não devendo ter obstáculos de última hora.

Outra equipe que deverá formalizar a inscrição é o Pato Futsal. O clube passou por certa dificuldade para fechar seus patrocínios, mas não deverá ficar de fora. No entanto, deve montar uma equipe com orçamento um pouco abaixo do que era esperado para garantir a briga pelo título.

As duas equipes de Foz do Iguaçu, Foz Cataratas e Foz Futsal, cogitaram uma fusão, mas não houve acordo até o momento - mesmo com a pressão da secretaria de esportes do município, liderada pelo ex-jogador Anderson Andrade.

Neste quadro, o Cataratas parece estar um passo à frente, pois já divulgou a comissão técnica, e a maioria do elenco e até um torneio de pré-temporada contra Corinthians-SP, Joinville-SC e Jaraguá-SC. Já o Foz Futsal segue sem fazer anúncios, mas a diretoria garante que fará a inscrição e que o clube não jogará o estadual com uma base juvenil e, sim, com um time competitivo.

As situações mais preocupantes são as do Quedas e do Toledo Futsal. Em Quedas do Iguaçu, a Prefeitura anunciou, na semana passada, a suspensão do patrocínio à equipe da cidade. Mas graças à pressão de dirigentes e da torcida, a prefeitura voltou atrás e o prefeito Édson Prado, o ‘Jacaré’, prometeu apoio durante a temporada, ainda que com um valor menor que no ano passado. O clube busca novos patrocinadores para fechar esta conta e viabilizar a participação na ‘Ouro’.

Já o Toledo necessita de um verdadeiro milagre aos 45 minutos do segundo tempo. Em tom melancólico, o clube realizou uma reunião na última terça feira e constatou que as chances de participação são mínimas, devido à falta de patrocinadores.

A prefeitura até sugeriu o aumento de repasse de 15 para 30 mil reais mensais e ainda bancar custos de transporte. Mesmo assim o valor ainda estaria aquém do necessário para viabilizar a equipe: “Uma cidade como esta estrutura que tem, não deveria ficar fora, mas tudo está se encaminhando para ficar sem futsal na Chave Ouro,” afirmou o dirigente Jairo Cerbarro, depois da reunião.


Chave Ouro com menos de 16 equipes?

Se algumas das equipes não formalizar a inscrição, a FPFS não poderá convidar outros clubes para a disputa, como era feito nos últimos anos. A única exceção seria o Foz Futsal, que subiu da Chave Prata.

Esta decisão foi tomada pelos clubes no pré-arbitral da Chave Ouro deste ano, realizado em Marechal Cândido Rondon, em dezembro de 2012. Assim depois de muitos anos, a competição corre o risco de ficar com menos de 16 participantes, o que colocaria em xeque a própria fórmula da competição (parecida com a que era utilizada até 2010), aprovada pelos clubes na mesma reunião em Marechal.

Texto: Márcio Nei, com informações de Sebastião Neto, FPFS, Jornal de Beltrão, Transmérica Foz e Catve.


ATUALIZAÇÕES:

- Na manhã desta quinta feira (dia 31), o Portal da Catve bancou a desistência da equipe de Toledo por falta de recursos financeiros. Confira: http://catve.tv/noticia/3/51489/futsal-toledo-esta-fora-da-chave-ouro

- Segundo informações de bastidores o Quedas Futsal deverá confirmar sua inscrição na Chave Ouro. O clube passará a ser comandado por um grupo gestor, que captará recursos junto à empresários da cidade.

Campo Mourão aposta em pratas da casa



Nem só de reforços de várias partes do Brasil será formada a equipe da Associação Campo Mourão Futsal, que nesta temporada terá jogadores de Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraná.

A equipe, que pretende manter também uma categoria de base forte, será composta ainda pela força de jovens talentos, pratas da casa, formados na base e que são promessas para um futuro próximo.

Neste inicio de trabalho pelo menos três garotos serão aproveitados pela comissão técnica, além o ala Eduardo que já é uma realidade no futsal, e comporão o elenco na Chave Ouro e nos Jogos Abertos do Paraná. O ala Luciano e o fixo/ala Renan Bizain, de 18 anos e o goleiro Raul, de apenas 16 anos de idade. Os dois primeiros, especialmente Luciano, estavam no grupo de 2012 e até tiveram oportunidade de participar de algumas partidas.

Para Miguel Abudi Junior, presidente da ACMF o aproveitamento dos garotos cumpre uma das funções da associação, ao mesmo tempo em que mantém a equipe mais próxima da comunidade. “Os garotos que realmente tiverem condições, casos do Luciano, Renan e Raul serão aproveitados. São meninos da base, de muita qualidade que darão sustentação para equipe nos treinamentos e na medida do possível nos jogos. Vamos investir nessa juventude com objetivo de estar sempre revelando bons valores para o futsal, mas, sobretudo, formando cidadãos de bem por meio do esporte”, afirma Abudi.

Texto: Assessoria ACFM

Surpresa: Guarapuava anuncia o pivô Macdovall



Contratação de peso fortalece ainda mais a equipe para a temporada. 

Dois dias depois de anunciar que o elenco estava praticamente fechado, a diretoria do Guarapuava Futsal deu numa grande notícia ao seu torcedor: a contratação do pivô Macdovall. O atleta é o 16º jogador confirmado para a temporada 2013.

Macdovall Adriano Santos é mineiro de Uberlândia-MG. Se destaca pela qualidade técnica e pela presença física em quadra, além de marcar muitos gols por onde passou. Entre as principais equipes de sua carreira estão Ulbra-RS, Minas-MG, Tubarão-SC, futsal da Espanha e Orlândia-SP, onde foi companheiro do goleiro Dudu. Na temporada passada fez parte da equipe de Maringá, campeã dos Jogos Abertos do Paraná e terceira colocada na Chave Ouro.

Confira a ficha técnica do jogador:

Nome: Macdovall Adriano Santos
Data de nascimento: 23-12-1982
Naturalidade: Uberlândia/MG
Peso: 80 kg
Altura: 1,81 m
Títulos:
- Metropolitano-BH (01,02)
- Campeonato Mineiro (01,02)
- Taça Brasil (02)
- Rio/SP/Minas (01)
- Paulista Interior (04,09,10)
- Liga Sudeste (05)
- Paulista (07,10)
- Copa Topper (06)
- Espanhol Série Prata (07, 08)
- Taça EPTV (04,06,09)

Oportunidade

Depois dos anúncios dos jogadores Leanderson e Vinícius Pitbull, no começo desta semana, a expectativa do CAD era encerrar o ciclo de contratações para o início do estadual. No entanto o presidente José Valter Liberato, deixou uma brecha para novas contratações, se houvesse uma boa oportunidade de mercado. Com isso, a torcida de Guarapuava poderá ver em quadra um dos maiores nomes do futsal nacional da atualidade, vestindo a camisa de sua equipe.

Mesmo com a contratação a média de idade da equipe continua bem baixa. Antes era de 24,8 anos e agora é de 25,1. Aos 30 anos de idade, Macdovall chega para compor o grupo de jogadores mais experientes, devendo ser uma das referências do time em 2013.

Apresentação

Os atletas confirmados pelo CAD/Guarapuava Futsal deverão se apresentar de forma oficial no dia 4 de fevereiro, no ginásio Joaquim Prestes. Confira a lista de atletas:

Goleiros: Dudu, Wellington Nenê e Péricles
Fixos: Paulo Henrique, Fábio Ribeiro e Vinícius Pitbull
Alas: Biro, Neto, Paraná, Willians Santos, Leanderson, Gabriel Gaúcho e Harry
Pivôs: Waltinho, Vini e Macdovall
Técnico: Brigadeiro

Ameaçado, Quedas do Iguaçu já perde jogadores


Ainda não se sabe se o Quedas Futsal vai disputar a Série Ouro do Campeonato Paranaense 2013. O que se tem de certo é que o município vai diminuir o repasse ao time nesta temporada, o que acabou gerando uma grande dificuldade de a diretoria gerir as despesas. O prefeito Édson Prado, o "Jacaré", disse em entrevista à Catve, que não vai deixar o Quedas Futsal desamparado, só que não pode prometer o que estava repassando até o ano passado. Ele diz que o time vai precisar buscar o apoio da iniciativa privada.

O supervisor do Quedas Futsal, Moisés Sales, o "Caçapa", disse que só vai se manifestar em relação ao assunto após o dia 31 de janeiro, último prazo de inscrições das equipes na Série Ouro. Ele ainda está aguardando mais uma reunião com o poder público para definir o futuro do clube. A princípio, estão mantidos os jogadores que já haviam sido anunciados.

O problema é que alguns jogadores já estão se transferindo para outros clubes. Segundo informações não oficiais, o fixo Leite e o ala Diego estariam negociando com o Pato Futsal, que agora garante a participação na Série Ouro e já teria o time praticamente montado, mas com a política "pés no chão".

Outros clubes podem desistir

A Série Ouro 2013 pode começar com menos de 16 equipes. Isso porque o Toledo afirma que tem 99% de chances de não disputar a competição. As duas equipes de Foz do Iguaçu (Foz Futsal e Foz Cataratas Futsal, ex-Unipa) ainda não confirmaram se disputam também. Se não houver unificação, uma das duas tende a desistir. Com isso, haverá convites para equipes da Série Prata. O primeiro da lista é o Ampere Futsal, terceiro colocado da segunda divisão de 2012. Mas a equipe garante que não tem interesse em subir para a elite desta forma. O segundo da lista é o Clevelândia. A equipe já se aventurou na Série Ouro em 2010, mas acabou sendo rebaixada.

Texto: Adolfo Pegoraro (Jornal de Beltrão)

Foz receberá encontro nacional de árbitros



Foz do Iguaçu recebe entre os dias 01º e 03 o XIV Congresso Nacional de Arbitragem de Futsal. Além da atualização de regras da modalidade e procedimentos para a temporada, os participantes têm opções de turismo agregadas ao evento que também terá palestras, essas acontecem no hotel Rafain. Para os oficiais do Paraná (pertencentes ao quadro A e B) haverá também um teste físico aplicado pela Escola de Árbitros da FPFS (Federação Paranaense de Futsal).

Segundo a programação do evento, o ciclo de palestras tem início no sábado (02) e fim no domingo (03). Entre os palestrantes estão Daniel Pomeroy, recém nomeado diretor de arbitragem da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), Evandro Rogério Roman, Secretário Estadual de Esportes e Amauri Crozariolli renomado palestrante motivacional.

No sábado (02) estão previstas palestras de Evandro Roman e na sequência de Crozariolli sobre “Ser árbitro – Coragem, Desafio e Responsabilidade”. No domingo (03) é a vez Daniel Pomeroy palestrar sobre regras, ética e postura dos oficias de arbitragem.

São esperadas aproximadamente 600 pessoas representantes de diversos estados no Congresso. Os oficiais paranaenses são maioria no evento – 450 aproximadamente, segundo a listagem oficial. Rio Grande do Sul (62), Santa Catarina (35) e São Paulo (25) também tem representantes no.

Há também a participação de oficias em números menores. Pedro da Silva Alencar Filho, por exemplo, representa o estado do Tocantins, assim como Claudete Teresinha Fernandes é a única representante baiana. Outros estados também estão representados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Ceará.

Fonte: Radiogol

Fábio Ribeiro será o atleta mais experiente no CAD



Experiência do novo fixo será vital para o elenco que terá uma das médias de idade mais baixas do estadual. 

Uma das metas do Clube Atlético Deportivo (Guarapuava Futsal), na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Paranaense deste ano, foi a de manter uma baixa média de idade do plantel. Este objetivo foi alcançado: a média etária do elenco de 15 jogadores é de apenas 24,8 anos. O planejamento é que a juventude aliada a uma pré-temporada focada no fortalecimento físico deva proporcionar ao CAD um ano de poucas lesões.

No entanto, não é possível formar uma equipe só com garotos. Ainda mais em um campeonato tão forte como a Chave Ouro. Assim os jogadores chamados ‘trintões’ ganham importância, para dar estabilidade e experiência ao grupo. A expectativa é de que os mais experientes assumam posições de liderança, ganhando importância dentro do elenco.

Apenas quatro jogadores terão 30 anos ou mais nesta temporada: o ala Paraná (32 anos), o fixo Paulo Henrique (30 anos), o ala Neto (que completa 30 anos em julho) e o fixo, recém contratado, Fábio Ribeiro que no começo de janeiro completou 33 anos de idade.

Experiência não falta para o novo beque do time guarapuavano. Fábio já defendeu equipes como São José-SP, Orlândia-SP, UCS (Caxias do Sul), Johnn Deere (Horizontina), Ulbra (Canoas), Palmeiras (SP), Concórdia (SC), Fundação SDJA (Portugal) e no Spartak de Moscou (Rússia). O presidente do CAD, José Liberato, chegou a revelar que há muitos anos o clube tentava trazer o jogador, que deverá ser fundamental para a equipe nesta temporada.

- Este ano estou muito feliz por fazer parte de um clube como o de Guarapuava, espero junto aos jogadores remanescentes e aos novos jogadores fazer um excelente ano. O que me motiva e muito em ir para o CAD é saber da sua historia vencedora, e de um clube Campeão – afirmou Fábio, em texto publicado no site oficial do Guarapuava Futsal.

Fábio também falou um pouco de suas características e de seu objetivo em sua nova equipe:

- Sou um jogador de marcação, muita vontade, garra e não gosto de perder nunca, ou seja, estou sempre focado em busca da vitória, o meu objetivo para este ano no CAD é fazer um bom campeonato e sendo assim, chegar à grande final do Campeonato Paranaense – disse o jogador.

O atleta também disse já conhecer a cidade, as pessoas que formam o clube e até mesmo a torcida, pelas informações da internet:

- Já conheço Guarapuava, é uma linda cidade. Quanto ao CAD sei o quanto são profissionais, e isto foi o que me motivou ir pra este time. Em relação à torcida sem comentários, acompanho pela internet alguns jogos e sei que incentivam o time o tempo todo, fazendo assim a diferença – finalizou.

Idade do elenco

Confira as idades dos jogadores do Guarapuava Futsal para este começo de Chave Ouro:

- Fábio Ribeiro (fixo) – 33 anos
- Paraná (ala) - 32 anos
- Paulo Henrique (fixo) - 30 anos
- Neto (ala) - 29 anos
- Vini (pivô) - 28 anos
- Biro (ala) - 28 anos
- Willians Santos (ala) - 28 anos
- Dudu (goleiro) - 25 anos
- Leanderson (ala) - 23 anos
- Waltinho (pivô) - 21 anos
- Péricles (goleiro) - 21 anos
- Wellington Nenê (goleiro) - 20 anos
- Vinícius Pitbull (fixo) - 19 anos
- Gabriel Gaúcho (ala) - 18 anos
- Harry (ala) - 17 anos

Média geral: 24,8 anos

Copa Altônia reúne feras do Futsal Paranaense



Os jogadores estão aproveitando as férias para fazer a pré-temporada diferente. 

Enquanto que alguns jogadores já se apresentaram as suas equipes no futsal, que foi o caso do Marechal, outros atletas aproveitam ainda o que resta da férias para fazer uma pré-temporada diferente.

O ginásio municipal de Altônia com capacidade para mil pessoas está sendo palco de grandes jogos.

Na quadra, personagens conhecidos das torcidas de futsal da região, Aladinho, Issamu, Ricarinho, Biro, Tarcísio, Alex He-Man, Willians, Paulo Henrique, Deivid, um verdadeiro duelo entre amigos.

Em plena segunda-feira a torcida lotou o ginásio, uma das partidas da semifinal foi entre São Jorge do Patrocínio e Marechal, a equipe do noroeste do estado levou a melhor, ganhou de cinco a três, David atual goleiro do Cascavel, marcou dois gols.

O primeiro jogo da final vai ser hoje, onde vão se enfrentar São Jorge do Patrocínio e a equipe de Altônia, que ficar campeão leva para casa uma motocicleta avaliada em R$ 9 mil.

Texto: Catve. Foto: Reprodução Facebook.

Confira o vídeo:

Cascavel perde mais um jogador



Edigleuson defenderá o Ibéria Star, da Geórgia. 

Depois de o pivô Bipe desistir de vestir a camisa do Cascavel em 2013, o campeão paranaense teve outra baixa no elenco: o fixo Edigleuson está se transferindo para a República da Geórgia (um pequeno país localizado entre Europa e Ásia, que faz fronteira com Rússia, Azerbaijão, Armênia a Turquia) para jogar no Ibéria Star Tbilisi. Na mesma equipe atua o goleiro Celinho (ex-Quedas Futsal).

Esta não será a primeira vez que Edigleuson terá uma experiência internacional. O atleta já jogou no Azerbaijão e, inclusive, se naturalizou por lá, defendendo a seleção nacional daquele país na última Eurocopa, em 2011.

Em seu novo clube, Edigleuson disputará a Uefa Futsal, que terá sua fase final em Tblisi, Capital da Geórgia, no mês de abril. Participarão da competição o Iberia Star (Geórgia), o Dinamo de Moscou (Rússia), o Barcelona (Espanha) e o Kairat Almaty (Cazaquistão).

Diretoria cascavelense analisa necessidade de reforços

Apesar da saída de um de seus principais atletas, o Cascavel ainda não pensa em contratar um jogador substituto de imediato, já que a posição de fixo está bem abastecida, com nomes como Issamu, Gérson, Tanaka e Mário Júnior. A preocupação existe a médio e longo prazo, mas a necessidade da contratação de um novo fixo será analisada junto com o técnico Ney Victor.

Texto: Márcio Nei, com informações da Catve

Toledo marca reunião para tentar apoio



A participação do Toledo Futsal na Chave Ouro 203 está cada vez mais distante, por conta da falta de patrocinadores e de algumas dívidas do ano passado. O passo decisivo será na noite desta terça-feira, com uma reunião na Câmara de Vereadores, que pretende definir apoio da prefeitura e angariar o apoio de empresários.

Leia o que diz o convite que está sendo enviado para possíveis interessados e colaboradores:

“Venho através deste email, mui respeitosamente, convidar á todos os interessados com o esporte da nossa fantástica cidade de Toledo.

Nesta terça feira dia 29/01/2013 ás 19:00 horas no plenário da Câmara Municipal de Toledo acontecerá uma audiência publica com nosso Prefeito, vereadores , secretária de esportes e demais membros envolvidos na questão.

O assunto será sobre a participação do Toledo Futsal neste ano na Chave Ouro do Campeonato Paranaense e o projeto que existe para o esporte em Toledo, principalmente sobre o Futsal Chave Ouro.

Precisamos nos organizar e discutir a permanência do time neste valoroso campeonato estadual.

Está sendo montada uma nova diretoria para assumir o comando e a direção da associação.

Dentre os demais assuntos que serão discutidos estão a possibilidade da câmara, da prefeitura, empresários e a comunidade fazer parte das decisões e sobre tudo, a transparência das ações.

Toda a comunidade, associações, empresários, imprensa, empresários e apaixonados pelo Futsal estão convidados e convocados a se fazerem presentes.

Convidamos em especial representantes da ACIT, COJEM, ASSOCIAÇÕES E COMUNIDADES DO NOSSO INTERIOR, LIGA DE FUTEBOL DE TOLEDO E REPRESENTANTES DO AMADOR DE FUTEBOLS DE TOLEDO.

Contamos com nossos amigos da imprensa na divulgação.

Temos que nos unir e pensar somente na manutenção do time de Futsal na chave Ouro do Campeonato Paranaense e principalmente, montar um time forte para a disputa.
Grato da atenção dispensada até aqui e contamos com a sua presença nesta audiência.

Att;

Jairo Luiz Cerbarro”

Fonte: Radiogol.

São Lucas se apresenta dia 6 de fevereiro



Equipe deverá fazer peneirada para fechar o elenco. 

Ficou para o dia 6 de fevereiro, a apresentação do técnico Baiano e do elenco que representará o São Lucas, no Campeonato Paranaense de Futsal da Chave Ouro.

Os atletas que deverão se apresentar são os seguintes. Goleiros: Thiago (ex-Pitanga), Lucas (ex-Joiville-SC) e Marcos Henrique (base São Lucas 2012). Fixo - Paulo Victor (base 2012). Fixo/ala - Hiago (ex-Joinville-SC). Alas: Renan (ex-Joinville-SC), Felipinho (ex-Unipa), Johnatas Felipe (ex-Umuarama), Fernando (ex-Palotina) e Davi (ex-futsal cearense). Alas/pivôs: Geraldinho (base 2012), Ramon (base 2012) e Andinho (ex-futsal cearense). Pivô: David (ex-Antônio Bezerra-CE).

O presidente Nivaldo Mazzin falou: “Esse ano iremos trabalhar com garotos e alguns que por aqui passaram, dei toda a autonomia para o técnico Baiano contratar os atletas, dentro do nosso teto salarial que poderemos pagar. Acredito nele pela experiência que tem e pelo seu passado no Futsal, pelas cinco conquistas da Chave Ouro Paranaense e pela passagem dele pelo Japão e Itália, acreditamos em uma boa campanha em 2013”.

O Arbitral da Chave Ouro será no dia 16 de fevereiro, em Cascavel. Entre os assuntos abordados no pré-arbitral esteve a fórmula de disputa que deve sofrer alterações. A principal mudança, de acordo com os argumentos dos representantes das agremiações da Série Ouro, seria o encurtamento da primeira fase que passaria a ser disputa em turno único, ao contrário do ano passado quando a competição se desenvolveu em turnos de ida e volta.

As equipes têm até esta quinta-feira, 1º, para confirmarem a participação na Divisão Especial o que deve ser feito através de formulário específico disponível no site da Federação.

Nivaldo finalizou “O Baiano quer fazer uma peneirada, não só com atletas locais, mas de outras cidades vizinhas. Estamos observando alguns atletas que estão disputando a Copa Marquesfund/Indemil, quem sabe possamos aproveitar alguns”.

Texto: Diário do Noroeste

Vinícius ‘Pitbull’ promete muita vontade em sua equipe



Jogador vindo das categorias de base do Sport-PE é aposta do Guarapuava para a Chave Ouro. 

Apesar de ter apenas 19 anos de idade, o pernambucano Vinícius Cordeiro de Vasconcelos já conta com uma boa experiência e títulos importantes no mundo da bola pesada. O fixo foi revelado nas categorias de base do Sport Recife e em 2010 foi um dos destaques na conquista do título da Taça Brasil Sub 17. No ano seguinte foi capitão da equipe do Sport, chegando ao 3º lugar da Taça Brasil Sub 20.

Em 2012, Vinícius se transferiu pela equipe do Santa Cruz FC atuando em mais uma Taça Brasil sub-20 e nos Campeonatos Pernambucanos Sub 20 e Adulto. No Sub 20 veio a conquista do título estadual em cima de sua ex-equipe, o Sport. No adulto, o Santa Cruz ficou com o vice-campeonato, perdendo para o Tigre de Garanhuns, na final.

Em 2013, Vinícius terá um novo desafio, bem longe de sua terra natal. Ele foi um dos últimos jogadores a serem confirmados pelo CAD/Guarapuava Futsal, para a disputa da Chave Ouro de 2013.

- Minha expectativa é a melhor possível, sempre assisti aos jogos na televisão do Paranaense de Futsal e agora terei chance de jogar esse ótimo campeonato e ainda por um clube como CAD. Estou muito feliz e não pensei duas vezes em aceitar essa responsabilidade e esse desafio, sei da responsabilidade que é enorme e eu gosto disso.

Segundo o próprio jogador, sua principal característica é a marcação forte e veloz. Além disso, o atleta promete muita força e determinação em quadra, como (ele mesmo disse) um verdadeiro ‘pitbull’.

- Mesmo sendo jovem, sou acostumado a jogar o adulto aqui em Pernambuco e o torcedor pode esperar um Vinicius ‘Pitbull’, com uma vontade imensa e uma marcação muito forte e veloz – prometeu.

Por fim, o atleta pernambucano afirmou que pretende brigar por títulos em sua nova equipe e espera a presença constante da torcida para buscar este objetivo.

- Vou mostrar o Vinicius aguerrido que sou, e quero muito ser Campeão Paranaense de 2013. Espero ver um clube que gosta de brigar por títulos, uma torcida que lota o seu ginásio, com muito apoio a equipe.

A apresentação de Vinícius e dos demais atletas da equipe do Guarapuava está marcada para o dia 4 de fevereiro, às 14 horas, no ginásio Municipal Prefeito Joaquim Prestes.

Clique aqui e veja o elenco completo do Guarapuava e de outras equipes paranaenses para a disputa da Chave Ouro 2013.

Texto: Márcio Nei, com informações da Assessoria do Guarapuava Futsal.

Torcida do Quedas Futsal se movimenta na internet pela permanência de sua equipe



Imagem da equipe está sendo compartilhada no Facebook, com objetivo de sensibilizar patrocinadores.

A equipe do Quedas Futsal está promovendo uma campanha interessante em sua página no Facebook. Foi postada uma foto da equipe com os seguintes dizeres: “Campanha Fica Tricolor - Queremos nosso Timão Vivo em 2013, prefeito Jacaré”. O torcedor é convidado a compartilhar a imagem e a meta é atingir mil 1000 compartilhamentos.

Clique aqui para acessar e compatilhar a imagem.

A iniciativa visa demonstrar à prefeitura de Quedas do Iguaçu a importância da equipe no cotidiano dos quedenses e que a torcida não quer ver este time acabar. O atual prefeito do município é Edson Jucemar Hoffmann Prado (PP), popularmente conhecido como Jacaré, que foi reeleito na última eleição municipal.

A diretoria do clube não se pronunciou oficialmente, mas as informações de bastidores dão conta que, na semana passada, a prefeitura teria suspendido o patrocínio e sem este apoio seria impossível prosseguir com a equipe na disputa da Chave Ouro.

Pego de surpresa, o clube se movimentou para conseguir outros patrocinadores, sendo até cogitada a possibilidade de deixar a cidade. No entanto, segundo informações extra-oficiais, a prefeitura e outros possíveis patrocinadores estariam dispostos a retomar as conversações em busca de uma saída.

O Quedas Futsal tem até a próxima quinta feira (dia 31 de janeiro) para definir sua situação, já neste prazo se encerram as inscrições para a Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

Atletas vivem incerteza

Como o mesmo grupo político foi reeleito na cidade de Quedas do Iguaçu, a continuidade do apoio público era dado como certo no começo deste ano, por isso o Quedas Futsal começou a montagem de sua equipe, confirmando o técnico Roberto Nunes e mais 12 jogadores (8 renovações e 4 contratações). No entanto, com o clima de incerteza dos últimos dias, alguns jogadores já estariam procurando outras equipes, para não ficarem sem clube na temporada.

Chave Ouro: Toledo tem 99% de chances de ficar de fora, diz presidente


Segundo dirigente, o clube conseguiu apenas 30% dos patrocínios planejados. 

A não participação do Toledo Futsal na Chave Ouro do Campeonato Paranaense é 99% certa. A informação é do provável presidente do clube, Jairo Cerbarro. Ele afirmou à reportagem do Jornal O Presente, que a diretoria está com dificuldade de levantar o montante necessário para a contratação do selecionado, que defenderá as cores do município. “Precisaríamos no mínimo de R$ 40 mil para termos uma equipe competitiva. Até o momento falta ainda 70% deste valor. Caso não conseguirmos patrocinadores se torna inviável montar um time mediano para disputar o Paranaense, que é uma competição de alto nível técnico”, declara Cerbarro.

Segundo ele, a relação de jogadores, treinador, auxiliar-técnico, supervisor-técnico, fisioterapeuta, roupeiro, mordomo, massagista, está pronta.

Texto: www.opresente.com.br

Marreco busca apoio da prefeitura de Beltrão


O Marreco Futsal está em busca de patrocínios para a temporada de 2013. Além dos recursos que serão viabilizados junto às empresas, o clube espera da administração municipal o apoio, principalmente, no que toca à estrutura. “Solicitamos ao poder público o que vínhamos recebendo nos últimos anos”, diz o diretor Ademilson Arendt, o Misso.

Segundo ele, no ano passado a prefeitura auxiliou a equipe com transporte, alimentação e parte do material esportivo. “Havia também um pedido de que a administração custeasse a arbitragem, mas não fomos atendidos e isso representou uma despesa de cerca de R$ 20 mil ao longo do ano”, conta o diretor.

Neste ano, os custos de arbitragem nem foram incluídos na relação de pedidos à prefeitura. “Ainda não recebemos uma posição da administração, mas esperamos que nos próximos dias eles nos deem a resposta.”

Sócio torcedor

Misso, juntamente com Altamiro Dias, o Fio, responsável pelo marketing do clube, estão visitando empresas e comercializando placas de publicidade no Arrudão. Também estão sendo vendidos pacotes de sócio-torcedor. Já foram comercializados 100 dos 150 pacotes, ao preço de R$ 300.

O sócio-torcedor recebe uma camisa oficial do clube, uma almofada, ingresso para o jantar de apresentação da equipe e o cartão que dá acesso a todos os jogos do time no Arrudão. Os recursos oriundos do sócio-torcedor custearão as primeiras despesas do clube na temporada.

Texto: Jornal de Beltrão

Londrina é o destaque nas primeiras rodadas do Paranaense



Melhor começo de temporada, impossível. O Londrina venceu o Nacional de Rolândia por 4 a 0 neste domingo, no Estádio do Café, pela terceira rodada do Campeonato Paranaense e garantiu os 100% de aproveitamento, sendo o único time que conseguiu vencer os três jogos disputados.

Com isso o time do interior do estado manteve a liderança isolada com 9 pontos na tabela de classificação.

O NAC com um ponto é o vice lanterna a frente apenas do Cianorte.

Aos 34 min, em contra ataque rápido Bruno tocou para Celsinho que achou Neilson pronto para abrir o marcador.

O gol deu tranquilidade ao LEC que chegou ao segundo com o artilheiro do campeonato, Celsinho passou pela zaga e tocou por cima do goleiro.

Na etapa complementar Weverton foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti, na cobrança novamente Celsinho que marcou o terceiro do Tubarão aos nove minutos.

Aos 21min, Alexandre Oliveira que reestreou com a camisa Alviceleste marcou o quarto após boa tabela.

O Tubarão é o único time na competição que venceu todas as partidas disputadas.

Na quarta-feira (30) o Londrina enfrenta o Paraná Clube no Estádio Durival Britto, em Curitiba, pela quarta rodada, o jogo começa às 19h30. O Nacional jogo no mesmo dia às 20h30 em casa contra o Rio Branco.

Texto: Catve. Foto: Albari Rosa (Gazeta do Povo)

Copagril faz apresentação oficial


Atletas participaram de reunião na parte da manhã e iniciam trabalhos físicos à tarde. 

Na manhã desta segunda-feira (28) estiveram reunidos na sede administrativa da Copagril a equipe administrativa, comissão técnica e jogadores para a primeira reunião da temporada 2013 da equipe de futsal Copagril/Marechal Cândido Rondon.

Na ocasião, foram feitos as apresentações e repassadas as primeiras orientações aos jogadores da equipe rondonense.

São 10 jogadores que estão chegando para somar com a equipe. Seis são renovações e entre eles dois são jogadores da base.

Ainda hoje, os atletas participaram de um teste físico e iniciam os treinamentos.

Equipe

Goleiros: Quinzinho (renovação), João Neto (ex- João Pessoa) e Jonathan (renovação)

Fixos: Marcelo Paulista (ex-Tubarão), Rangel (ex-Guarapuava) e Caio Cesar (ex-Minas)

Alas: Alvim (ex-Botafogo), Suelton (ex-Bento Gonçalves), Henrique (ex-Sport), Thales (renovação), São Pedro (renovação), Michel (base) e Diego (base)

Pivôs: Thiago Rodrigues (ex-Rio do Sul), Diego (ex-SPFC/ Londrinense) e Marcio (ex-Jaraguá)

Texto: aquiagora.net. Foto: O Presente.

Guarapuava confirma mais duas contratações e fecha elenco



O ala Leanderson (foto) e o fixo Vinícius completam equipe para o início da Chave Ouro 2013. 

A diretoria do Clube Atlético Deportivo/Guarapuava Futsal confirmou na manhã desta segunda feira (dia 28) a contratação de mais dois atletas para a disputa do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro. Um deles é o ala esquerda Leanderson Sant`Anna Coroliano (23 anos), vindo do Cabo Frio-RJ, e o outro é o fixo Vinícius Cordeiro de Vasconcelos (19) que estava no Sport Recife-PE e foi campeão da Taça Brasil de Clubes Sub 20, em 2011.

Vinícius chega para suprir o setor defensivo da equipe guarapuavana, que nas última temporada contou com apenas dois jogadores para a posição. Já em 2013 o Guarapuava terá três jogadores de defesa: Paulo Henrique, que já estava no clube, Fábio, que vem do São José-SP, e Vinícius.

Já Leanderson é considerado uma das maiores revelações do futsal do estado do Rio de Janeiro nos últimos anos. O atleta começou nas categorias de base do Rosa de Saron, mas pela sua habilidade logo chamou a atenção, se transferindo para o Cabo Frio, Fluminense/Imperial e Tamoyo.

Vídeo: veja Leanderson em ação:


Felipe Marques fora dos planos

Se por um lado foram contratados mais dois jogadores, por outro a equipe guarapuavana não contará com Felipe Marques (ex-Sport-PE), que viria para compor a ala esquerda (Leanderson chega exatamente para suprir o setor). Segundo as informações da diretoria do clube, o jogador informou na última quinta feira (dia 24) que não viria mais para Guarapuava. O detalhe é que o clube já tinha providenciado e comprado as passagens aéreas.

Elenco fechado

Segundo o presidente do CAD, José Válter Liberato, a equipe já está praticamente fechada para o início dos trabalhos. Novas contratações, só se aparecer alguma grande oportunidade no mercado da bola. Assim a equipe do Guarapuava Futsal inicia a temporada com o 15 jogadores em seu elenco:

Goleiros: Dudu (base de 2012), Wellington Nenê (base de 2012) e Péricles (ex-futebol de campo)
Fixos: Paulo Henrique (base de 2012), Fábio (ex-São José-SP) e Vinícius Cordeiro (ex-Sport-PE)
Alas: Neto (base 2012), Paraná (base 2012), Willians Santos (base 2012), Biro (base 2012), Leanderson (ex-Cabo Frio-RJ), Gabriel Gaúcho (juvenil) e Harry (juvenil)
Pivôs: Vini (ex-Umuarama) e Waltinho (ex-Tigre-PE)
Técnico: Brigadeiro

Foto: Léo Borges

Chave Ouro: equipes acertam últimos detalhes antes da pré-temporada - ATUALIZADO



Enquanto algumas equipes se apresentam para iniciar a pré-temporada, outras vivem a incerteza da participação no estadual. 

Confira o resumo de como está a preparação das equipes paranaenses para o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2013:

Sem Bipe, Cascavel Futsal se apresenta depois do Carnaval

o jogador Bipe virou
pivô de polêmica.
Diferente da maioria de seus rivais, que se apresentam entre o final de janeiro e início de fevereiro, o Cascavel resolveu marcar sua apresentação só para depois do Carnaval, no dia 13/02 (quarta feira de cinzas), no ginásio da Neva. Com isso, o atual campeão paranaense terá 31 dias de pré-temporada antes da estreia da Chave Ouro, no dia 16 de março.

Além do estadual, o Cascavel terá pela frente as disputas da Liga Futsal e da Taça Brasil de Clubes, que neste ano será disputada no primeiro semestre, a partir do dia 1º de abril, na cidade de Erechim-RS.

Já a estreia na Liga Futsal está agendada para o dia 15/04 contra o Floripa Futsal. O curioso é que há alguns dias o Cascavel Futsal emitiu uma nota oficial criticando duramente o Floripa e o pivô Bipe, que estava apalavrado com a equipe paranaense, mas aceitou uma proposta financeira da equipe catarinense, superior à do Cascavel. Assim, Bipe deverá fazer sua estreia na Liga Futsal justamente na cidade de Cascavel, em um clima, provavelmente, pouco amistoso.

Mesmo com a desistência de Bipe, a diretoria cascavelense anunciou que o grupo está fechado com os goleiros Christian (ex-Jaraguá-SC), Deivid e Kaio; os fixos Gerson (ex-SPFC/Londrinense), Issamu, Edigleuson, Mário Jr e Tanaka; os alas Cadini (ex-Campo Mourão), Adeírton, Rafinha, Caça, Thiaguinho, e Juninho; e os pivôs Guilherme e Daniel.

Copagril inicia trabalhos nesta segunda feira

Thiago Rodrigues é uma das
novidades da Copagril.
Diferente do Cascavel, a Copagril, de Marechal Cândido Rondon, resolveu adiantar ao máximo o período de apresentação de seu elenco. Isso se justifica porque, diferente do rival, o time rondonense terá um time muito modificado em relação aos últimos anos. Nesta segunda feira (dia 28) está marcada a apresentação oficial do novo plantel.

A nova equipe contará com os goleiros Quinzinho, Jhonatan e João Neto (ex- João Pessoa-PB); os fixos Marcelo Paulista (ex-Tubarão-SC), Rangel (ex-Guarapuava) e Caio Cesar (ex-Minas); os alas Thales, São Pedro, Michel, Diego, Alvim (ex-Botafogo-RJ), Suelton (ex-Bento Gonçalves-RS) e Henrique (ex-Sport-PE); os pivôs Thiago Rodrigues (ex-Rio do Sul-SC), Diego (ex-SPFC/ Londrinense) e Marcio (ex-Jaraguá-SC).

Ciagym Maringá disputa a Liga Futsal pela segunda vez

Adolpho Amorim retorna
depois de um ano.
A equipe de Maringá vai para o segundo ano consecutivo na disputa da Liga Futsal com novidade no comando técnico: Adolpho Amorim reassume o cargo depois de ter se afastado por um ano para conclusão de seu doutorado.

A data da apresentação é o dia 4 de fevereiro e, embora o elenco esteja praticamente definido, são poucas as informações sobre os atletas, principalmente sobre aqueles que renovarão seus contratos. No entanto, se especula que grande maioria da base do ano passado deverá ser mantida.

O que se sabe de concreto, até o momento, são as contratações dos alas Lambari, ex-SPFC/Colégio Londrinense, Edu, ex-SPFC/Colégio Londrinense e Ian, ex-Trigre-PE e dos pivôs Thiago Bolinha, ex-São José-SP e Maurício, ex-Assoeva-RS.

Umuarama Futsal deve ser apresentar na quinta feira

Malafaia reassume equipe.
A equipe de Umuarama deverá se apresentar nesta semana, no dia 31 de janeiro (quinta feira). A equipe terá o retorno do técnico Fernando Malafaia (ex-Botafogo-RJ) e contará com os goleiros Deivid, Japonês, Pedrão e Lucas Oliveira (ex-AABB-SP); os fixos Boni e Vitor Nascimento; os alas Douglas, Serginho, Yuri, Renatinho, Caio, Murilo, Victor (ex-AABB-SP) e Augusto (ex-Maringá); os pivôs André Maluko, Silon (ex-Atlântico-RS) e Garrinchinha (ex-Grêmio Mogiano-SP).

A baixa de última hora foi do ala sub-20 Felipinho (Johnatas Felipe). O jogador, que tinha sido anunciado pelo Umuarama, resolveu respirar novos ares e agora defenderá o São Lucas, de Paranavaí, ao lado do técnico Baiano, que comandou o Umuarama em 2012.

Foz Cataratas Futsal se prepara para torneio nacional

Carlos Giuliano será o
técnico do Cataratas.
Uma equipe que já está definida, mas que não fez anúncios oficiais é o Foz Cataratas Futsal (que em 2012 utilizava o nome de Unipa Cataratas). O time iguaçuense será comandada pelo técnico Carlos Giuliano e já declarou que o grupo está fechado, mas, até agora, só revelou os nomes de alguns jogadores.

Da temporada passada, seguem no clube o goleiro Henrique Rafagnin, o ala Wellington Coco e o pivô Pereira. O Foz Cataratas também manteve os juvenis Kappa e Cirilo. Sidnei Ribeiro, que jogou o primeiro semestre de 2012 pela Unipa também está de volta. Além destes jogadores, reforçam a equipe o fixo Henrique (ex-São Miguel), o ala Andy (ex-São Miguel) e o pivô Marcelinho (ex-Guarapuava).

Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, o Foz Cataratas Futsal prepara um torneio quadrangular, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. São esperadas grandes equipes do futsal nacional, como Joinville-SC, Corinthians-SP e Palmeiras-SP.

Guarapuava Futsal já movimenta atletas (atualizado)

Grupo de jogadores já realizou
exames cardiológicos.
A equipe do Guarapuava Futsal tem sua apresentação oficial marcada para o dia 4 de fevereiro, mas alguns jogadores já iniciaram as baterias de exames médicos para adiantar as ações na pré-temporada.

O clube já definiu seu elenco, que segue com Brigadeiro como técnico. Estão confirmados os goleiros Dudu, Wellington e Péricles (vindo do futebol de campo); os fixos Paulo Henrique, Fábio (ex-São José-SP) e Vinícius Cordeiro (ex-Sport-PE); os alas Neto, Paraná, Willians, Gabriel Gaúcho, Biro, Harry e Leanderson (ex-Cabo Frio-RJ) e os pivôs Vini (ex-Umurama) e Waltinho (ex-Tigre-PE).

O ala Felipe Marques (Sport-PE) estava apalavrado com o clube, mas na semana passada visou que não viria para Guarapuava. Leanderson foi contratado para seu lugar. Assim o clube já está com elenco fechado para início do estadual, só havendo modificações em caso de alguma oportunidade no mercado da bola.

Ponta Grossa Futsal quer brigar pelo título

Ricardinho é u
 dos reforços.
Assim como a maioria das equipes da Chave Ouro, o Ponta Grossa Futsal marcou sua apresentação para o dia 4 de fevereiro, 40 dias antes do início do estadual (16 de março). O elenco será comandado pelo técnico Luciano Bonfim (ex-São Lucas) e terá 17 atletas. É grande e expectativa de como a equipe se comportará no estadual, visto a qualidade do elenco que foi contratado para a temporada. A expectativa da diretoria ponta-grossense é de brigar pelo título.

O plantel é comporto pelos goleiros Luis, Donny (ex-Cascavel), Rafael (jevenil) e Tiróide; pelos fixos Magrão e Marlon (ex-Carlos Barbosa-RS); pelos alas Emerson, Gleyson, Tibagi, Betinho Luiz, Ricardinho (ex-Guarapuava), Carrapicho (ex-Cascavel), Tininho (ex-Atlântico-RS) e Wandrson (ex-Joinville); e pelos pivôs Henrique, Dilvo e Edson Cabeça (ex-São Lucas).

Quedas Futsal vive impasse e é dúvida na 'Ouro'  (atualizado)

Equipe do Quedas pode
ficar de fora da Chave Ouro.
Depois da euforia com a notícia que a equipe de Quedas do Iguaçu teria um aumento de 50% em seus investimentos para 2013, o clube do sudoeste corre grande perigo de não disputar a Chave Ouro deste ano. É que, durante a semana passada, a Prefeitura de Quedas do Iguaçu (um dos principais patrocinadores da equipe) teria suspendido seu patrocínio, o que inviabilizaria a participação no estadual.

Segundo informações de bastidores, o clube teria uma nova reunião com a Prefeitura de Quedas e com possíveis apoiadores dispostos a reverter a situação. No entanto já surgem outras informações de que alguns atletas poderiam o clube, com receio de não ter onde jogar, caso o clube não consiga os patrocínios necessários.

O prazo para a resolução do problema é curto, pois as inscrições para a Chave Ouro se encerram na próxima quinta feira (31).

Pato Futsal em busca dos últimos patrocinadores

Márcio Borges segue como técnico.
Outra equipe que está sofrendo com a falta de apoiadores é o Pato Futsal. No entanto, segundo as informações de bastidores a situação não é tão grave como a do Quedas. Estariam faltando apenas dois patrocinadores que entrariam com R$ 5 mil/mês para que a equipe pudesse viabilizar seu novo projeto, com intenção de brigar pelo título.

A equipe já confirmou a permanência do técnico Márcio Borges e já estaria fechada com vários jogadores, apalavrados com o clube. Entre os acertados estariam os goleiros Fernando e Matheus, o fixo Thomaz, os alas Giovani e Chico e o pivô Eduardo Jr. Também estariam chegando o pivô Diego (ex-Tubarão-SC) e o pivô Jorge Alex (ex-Maringá).

Marreco Futsal respira otimismo

Marreco e Cresol firmaram parceria.
Diferentemente das demais equipes da região sudoeste, o Marreco Futsal não vive problemas com apoiadores - pelo contrário: a equipe beltronense comemora o maior patrocínio de sua história, com a chegada do Banco Cresol entre seus patrocinadores másters. Com isso a expectativa é de que a equipe de Francisco Beltrão venha muito forte, lutando para chegar entre as primeiras colocações no estadual.

O técnico será o gaúcho Roberto Zaconteguy (ex-São Paulo/Londrinense). Que terá à disposição os goleiros Barbosa e Pardal (ex-Quedas); os fixos Magui (ex-São Paulo), Edgar (ex-Fluminense-RJ) e Deílton (ex-Quedas); os alas Alan, Doda, Canhoto, Jean Neguinho, Alemão (ex-São Paulo), Tato (ex-Pato Futsal) e Gauchinho (ex-Quedas) e os pivôs Rato e Banha (ex-Rio do Sul-SC).

São Lucas quer ser a surpresa do ano (atualizado)

Técnico Baiano é o
trunfo do São Lucas.
A principal contratação do São Lucas para a temporada é o técnico Baiano (ex-Umuarama), que já conquistou cinco vezes o título da Chave Ouro de Futsal. A equipe terá um time de folha salarial baixa, com vários jogadores jovens, mas com o objetivo de surpreender os grandes times do estadual.

A equipe será composta pelos goleiros Marcos Henrique, Thiago (ex-Pitanga) e Lucas (ex-Joinville); os fixos Paulo Victor e Hiago (ex-Joinville); os alas Geraldinho, Ramon, Renan (ex-Joinville), Felipinho (ex-Unipa), Johnatas Felipe (ex-Umuarama), Davi (ex-futsal cearense), Fernando (ex-Palotina) e os pivôs Antony Deyvid e Andinho, ambos vindos do futsal cearense.

A data provável da apresentação da equipe é no dia 6 de fevereiro.

ACF volta para Cascavel

Técnico Cafú segue
no projeto da ACF.
Uma das novidades da Chave Ouro deste ano será a volta da Associação Cascavelense de Futsal (ACF) para a cidade de Cascavel. Nas últimas temporadas o clube jogou defendendo o município de Corbélia, mas neste ano a Associação Cascavelense volta às suas raízes, montando uma equipe de atletas oriundos da cidade de Cascavel.

Ainda não foram anunciados os atletas, mas estes deverão treinar em turno único (à noite), desenvolvendo outras atividades profissionais durante do dia. O clube também deseja iniciar um projeto com crianças no Bairro São Cristóvão com um viés social, que deverá abastecer suas categorias de base.

O treinador Cafú segue na ACF, podendo retomar o comando da equipe na próxima temporada.

Campo Mourão mira crescimento a médio e longo prazo

Novo escudo de Campo Mourão.
A criação da Associação Campo Mourão Futsal (ACMF), que administrará o Campo Mourão Futsal a partir deste ano, tem por objetivo colocar a cidade entre as principais forças do estado na modalidade. O objetivo é de médio/longo prazo, mas a expectativa é de que já neste ano alguns frutos possam ser colhidos.

Márcio Rinaldo segue no comando técnico. Farão parte do plantel os goleiros Fabiano e Ari (ex-Alto Santo-CE), os fixos Piliu, Alessandro Maringá (ex-Maringá) e Léo Rummenigge (ex-Ponta Grossa); os alas Eduardinho, Batata, Jhonatas (ex-São Lucas) e Pulga (ex-Toledo); e os pivôs Betinho (ex-Ponta Grossa) e Sadi (ex-Corbélia). Outros nomes deverão ser anunciados nos próximos dias.

Toledo com futuro indefinido

Toledo deve anunciar
decisão nos próximos dias.
Assim como o Quedas Futsal, o Toledo está encontrando grande dificuldade em viabilizar sua equipe devido à falta de patrocinadores na cidade. Segundo as informações do site Lance a Lance, os principais apoiadores não renovaram seus contratos, o que pode tirar o clube do oeste da disputa do estadual.

A situação é dramática, pois o Toledo Futsal tem até o dia 31 para definir sua situação junto à FPFS. Até lá, os dirigentes buscam uma "luz no final do túnel", mas com um prazo cada vez menor.

Ivaí já confirmou participação na Chave Ouro

Ivaí disputa pela primeira
vez a Chave Ouro.
O Campeão da Chave Prata deverá ter uma equipe modesta, mas muito motivada devido à primeira participação da cidade na Chave Ouro de Futsal.

O clube já oficializou sua participação na Chave Ouro, sendo um dos primeiros a confirmar a inscrição (também já se inscreveram o Cascavel, a Copagril, a ACF, o Guarapuava, o São Lucas e o Marreco).

O técnico André Demczuk segue à frente da equipe que deverá ter seis jogadores que formam campeões na ‘Prata’: o goleiro Diego, o fixo Fernando, os alas Claudinho e Fussa e os pivôs Clade e Xavinho. Os primeiros reforços deverão ser do goleiro Alesi (ex-Paraná Clube) e do ala Alemão, que estava na Itália.

Sem fusão, Foz Futsal deve iniciar o projeto 2013

Anderson Andrade tentou, sem
êxito, levar o Foz Futsal à fusão

com o Foz Cataratas.
Diferente do Ivaí, o Foz Futsal ainda não oficializou sua participação na Chave Ouro (segundo levantamento da FPFS, na última sexta feira - 25). No entanto, a expectativa é de que a equipe entre na disputa.

O clube, inclusive, rejeitou uma possível fusão com o Foz Cataratas Futsal para manter viva a tradição de uma das equipes mais vitoriosas da história do estado.

Para o Secretário de Esportes de Foz do Iguaçu e ex-jogador do Foz, Anderson Andrade, a fusão seria a melhor saída para que os investimentos fossem concentrados em uma única equipe. Segundo Andrade, o município não terá condições de apoiar dois time ao mesmo tempo, o que deverá enfraquecer ambos.

A expectativa é de que nos próximos dias o Foz Futsal comece a anunciar seu elenco e comissão técnica para a disputa da Chave Ouro 2013. Até o momento o único anúncio foi de seu patrocinador máster: a Midi Japan.

Equipes começam a confirmar participação na Copa Verão



Na primeira semana de inscrições da 2ª Copa de Verão de Futsal 2013 algumas equipes já confirmaram a sua participação, como na categoria adulto. Treze equipes já se inscreveram: Hotel Campeão, Amigos da Curva do Bar, Império Deportivo, Independente/Wolf Transportes, Cruzeiro, Audax Guarapuava Futsal, Supermercado Hrinczuk, Juventus, Restrit, AA Guarapuava Futsal, Cooperativa Agrária e BEC. Nesta categoria restam somente onze equipes para se encerrarem as inscrições.

A Liga de Futsal de Guarapuava informa que as inscrições serão feitas até o dia 22 de fevereiro ou se encerrarão no momento em que as vagas oferecidas forem preenchidas.

O evento terá início no dia 26 de fevereiro e será realizada em seis categorias: Adulto, Feminino, Veteranos, Sub 15 (Infantil), Sub 13 (mirim) e Sub 11 (pré mirim).

Mais informações em: http://www.futsalguarapuava.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification