Chave Ouro: Copagril e Marreco disputam vaga na semifinal nesta segunda-feira


Primeiro jogo, em Francisco Beltrão, terminou empatado em 2x2. 

Nesta segunda-feira (dia 30), o segundo classificado para as semifinais do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, poderá ser definido. Às 20h15, no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon, a Copagril/Sempre Vida/Dalponte/MCR e o Cresol/Marreco Futsal entram em quadra pela segunda rodada das quartas-de-final. A partida terá transmissão ao vivo dos canais E-Paraná, Catve e TV Beltrão.

Como o primeiro jogo terminou empatado em 2x2, o vencedor da partida desta segunda se classifica para encarar o Umuarama Futsal na próxima fase. Se houver novo empate, haverá um terceiro confronto, novamente em Marechal, para definir a classificação.

A expectativa é de jogo equilibrado, como foi em Beltrão. Naquela ocasião, a Copagril saiu na frente, com gol de Márcio, cobrando pênalti. A virada beltronense veio no segundo tempo, com gols de Gaúcho e Jé (logo após a expulsão de Márcio). No final, Caio acertou uma bola no ângulo e deixou tudo igual no marcador.

Para a peleja desta segunda-feira, o desfalque dos donos da casa será do pivô Márcio, expulso no jogo em Beltrão. Já o Marreco deverá ter time completo para tentar surpreender os rondonenses, mesmo atuando fora de casa.

Foco no estadual

Com a eliminação da Copagril nas quartas-de-final da Liga Futsal, o grande objetivo do clube rondonense na temporada de 2014 passa a ser o título da Chave Ouro. A partida ganha ainda mais ares de dramaticidade porque quem perder estará fora do estadual, só restando pela frente a disputa dos Jogos Abertos do Paraná (divisão A), de 22 a 30 de novembro de 2013, na cidade de Cascavel.

Jogadores do Renascença se envolvem em acidente automobilístico em Toledo


Os três atletas foram internados e passaram por cirurgias, mas não corem perigo de morte; Duas pessoas, do outro veículo, faleceram. 

Uma pessoa morreu nesta manhã (29), e outras ficaram gravemente feridas em uma batida frontal entre dois veículos na Avenida Egydio Geronymo Munaretto, em Toledo. O carro Mercedes Classe A era ocupado pelos jogadores de futsal Luan Andrin (que conduzia o veículo), Douglas e Cris, que defendem o Renascença na Chave Prata, mas moram em Toledo.

Os três atletas, que defenderam a ACF no primeiro semestre, passaram por atendimento médico e pequenas cirurgias, não correndo risco de morte. Segundo informações atualizadas, Luan se encontra bem, podendo sair nos próximos dias, já Cris e Douglas, que tiveram cirurgias mais complicadas, ainda requerem cuidados, devendo permanecer no hospital um tempo maior para recuperação.

De acordo com as primeiras informações, o veículo Fiesta, placas de Toledo seguia sentido saída da cidade, quando o Mercedes Classe A, também de Toledo, veio no sentido contrário e no cruzamento com a rua 1º de Maio houve a batida. 

Os dois carros ficaram destruídos. O Mercedes chegou a pegar fogo, mas foi controlado por populares.

No local, morreu Silvana, enquanto seu pai, Otávio Gonçales (54), chegou a ser levado ao Hosp. Bom Jesus, mas não resistiu. Estão internados a esposa de Otávio, Sidralina (48) e o filho de Silvana, Cauê, este em estado grave.

Texto: Radiogol. Foto: Catve.

Feminino Adulto: Definida a Semifinal


A equipe de Prudentópolis (foto) ficou com a última vaga para os play-offs.  

A última rodada da fase classificatória do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino Adulto foi realizada neste final de semana e definiu as quatro equipes que passam para as semifinais. Confira os resultados e a classificação final:

Resultados
Maringá 1x6 Prudentópolis
Londrina 9x0 Corbélia
Dom Bosco/Paraná Clube 3x4 Cianorte
Aquarius/Telêmaco Boroba 4x1 Guarapuava

Classificação
1º Cianorte 37 pts
2º Paraná Clube 28 pts
3º Londrina 25 pts
4º Prudentópolis 25 pts
5º Telêmaco Borba 23 pts
6º Guarapuava 19 pts
7º Maringá 3 pts
8º Corbélia 3 pts

Nos play-offs, Cianorte e Prudentópolis se enfrentarão em uma das chaves, enquanto Paraná Clube e Londrina medirão forças na outra chave. Os confrontos serão realizados em jogos de ida e volta e, caso haja igualdade (dois empates ou vitórias alternadas) a vaga para a final será definida na prorrogação.

Chave Bronze: Três equipes garantem vaga nas semifinais - ATUALIZADO


O Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Bronze, já definiu três equipes nas semifinais, restando apenas uma vaga no grupo C. A última rodada da segunda fase será disputada no próximo final de semana, com todos os jogos marcados para as 20h30 do dia 5 de outubro (sábado). Confira os resultados da penúltima rodada e a classificação atualizada:

Resultados
Grupo C - Caramuru/Play Beck/Castro 5x5 Cambé Futsal
Grupo C - Apucarana/Mater Dei 2x4 Adef/Faxinal
Grupo D - Assaí Futsal 13x1 Pinhais
Grupo D - Assocam/Carambeí 2x4 Aneflex/Rebouças

Classificação
Grupo C
1º Caramuru/Castro 19 pts
2º Cambé 12 pts
3º Faxinal 10 pts
4º Prudentópolis 7 pts
5º Apucarana 2 pts

Grupo D
1º Assaí 16 pts
2º Rebouças 16 pts
3º Carambeí pts
4º Pinhais 4 pts
5º Jacarezinho 3 pts

O Caramuru, de Castro, já estava garantido nas semifinais. Seguem na briga pela classificação as equipes de Cambé e Faxinal, pelo grupo C. O Cambé Futsal folgará na rodada final. Com isso, a equipe do norte do estado terá que torcer por um tropeço da Adef/Faxinal, jogando em casa, contra o Caramuru, para poder se classificar.

Já no grupo D, as vitórias do Assaí Futsal e do Aneflex Rebouças definiram os dois classificados. Rebouças e Assaí disputam a liderança do grupo na rodada final em confronto direto, nos Campos Gerais.

ERRATA: Na manhã deste domingo (29) publicamos o resultado invertido no jogo Carambeí x Rebouças. Consequentemente, a classificação também estava errada. A matéria foi atualizada às 15 horas de domingo, com os resultados e classificação corrigida.

Chave Prata: Todos com chances de classificação


O Ampere Futsal (foto) reassumiu a ponta da classificação. 

Faltando duas rodadas para o final da segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Prata, todas as seis equipes que seguem na disputa ainda têm chances de classificação para as semifinais da competição. Neste sábado foram realizados três jogos. Confira os resultados e como está a classificação:

Resultados
Notável/Ampere Futsal 6x1 São José dos Pinhais/Semel
Itaipulândia Futsal 5x5 Matelândia Futsal
Mazp/Renascença 5x2 A.E.Clevelândia/Camifra

Classificação
1º Notável/Ampere 7 pts
2º A.E.Clevelândia 6 pts
3º Matelândia 4 pts
4º Mazp/Renascença 4 pts
5º Itaipulândia 2 pts
6º São José dos Pinhais 1 pt

Como todas as equipes ainda têm seis pontos em disputa, tudo pode acontecer nas rodadas finais. Vale lembrar que o Mazp/Renascença Futsal não poderá jogar em de casa, poiscumpre suspensão pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) por causa de uma confusão no jogo contra o Notável/Ampere Futsal, no dia 31 de agosto.

As rodadas finais terão as seguintes partidas:

4ª RODADA
MATELANDIA FUTSAL X NOTAVEL MOVEIS/AMPÉRE FUTSAL
A.E.C./CAMIFRA/CAMISC X SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/SEMEL
MAZP/RENASCENÇA FUTSAL X ITAIPULANDIA FUTSAL

5ª RODADA
NOTAVEL MOVEIS/AMPÉRE FUTSAL X A.E.C./CAMIFRA/CAMISC
MATELANDIA FUTSAL X MAZP/RENASCENÇA FUTSAL
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/SEMEL X ITAIPULANDIA FUTSAL

Cascavel vence Campo Mourão e provoca o terceiro jogo


Com uma bonita festa das duas torcidas o Cascavel venceu a segunda partida do playoff diante do Campo Mourão e retomou a vantagem adquirida pela melhor campanha. Com a vitória por 3 a 1, o time do oeste força a realização da terceira partida e terá a vantagem do empate para ficar com a vaga.

A partida começou com o Cascavel mostrando que queria forçar a terceira partida após a derrota em Campo Mourão. Com menos de um minuto, o time abriu o marcador depois que Adeirton fez boa jogada e deixou Frede livre para marcar.

O jogo seguiu morno, porém com algumas chances criadas. E o destaque foi o goleiro Fabiano, do Campo Mourão, que fez boas defesas.

No segundo tempo, as equipes não estavam muito interessadas em buscar o gol. O Campo Mourão se defendia e o Cascavel tocava a bola na quadra de ataque. Até que a marcação cascavelense falhou e Jaison tocou de calcanhar para deixar tudo igual.

O gol criou um clima de apreensão no ginásio, já que o resultado classificaria o Campo Mourão. Os visitantes voltaram a ficar na defensiva, enquanto o Cascavel utilizava o goleiro Deivd no ataque.

E foi de uma troca de bola que nasceu o segundo gol do Cascavel. Rafinha tabelou com Adeirton e chegou chutando no canto, fazendo 2 a 1.

A partida se resolveu quando faltavam 2 minutos para o fim. O goleiro Deivd repôs a bola rapidamente em jogo e ligou com Frede, que chutou forte e marcou 3 a 1.

As duas equipes voltam a jogar no próximo dia 8, também em Cascavel. Antes, o Cascavel terá a partida de volta pelo playoff da Liga Futsal contra o Orlândia.


Texto: Radiogol. Vídeo: Catve

Umuarama é o primeiro classificado para as semifinais da Chave Ouro


O Oi/Oppnus/Penalty/Umuarama Futsal é o primeiro time a garantir seu lugar nas semifinais do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2013. Depois da vitória no primeiro jogo das quartas-de-final, fora de casa, sobre o Araupel/Quedas Futsal (4x2), bastava um empate para que os umuaramenses conquistassem a vaga. Foi o que aconteceu: no ginásio Amário Viera da Costa, o resultado de 1x1 foi benéfico aos anfitriões.

O jogo

No primeiro tempo ninguém conseguiu mexer no placar. O Quedas, que precisava da vitória para seguir vivo na competição, foi para cima dos donos da casa, mas as duas defesas prevaleceram sobre os ataques e a primeiro etapa terminou empatado, sem gols.

No segundo tempo, o Araupel/Quedas chegou ao gol aos oito minutos, com Soro, acertando um belo chute de longa distância. Porém, 50 segundos depois do gol quedense,o ala Silva empatou o jogo, mantendo a vantagem umuaramense.

Nos instantes finais, o Quedas era cada vez mais ofensivo, arriscando com o goleiro Pardal adiantado, atuando como um verdadeiro goleiro-linha. Se os quedenses tinham maior presença no ataque, os donos da casa levavam muito perigo quando recuperavam a bola no contra ataque.

Quando faltavam três minutos o técnico Roberto Nunes colocou Carlinhos na posição de goleiro-linha, mas o Umuarama se manteve seguro na defesa e não permitiu o segundo gol dos visitantes.

Mesmo com a desclassificação longe de casa, o time do Quedas saiu de cabeça erguida da competição estadual, jogado de igual para igual com uma das equipes mais tradicionais do estado, com um investimento muito maior que o da equipe do sudoeste.

Agora o Umuarama aguarda o resultado do confronto entre Copagril/Sempre Vida/MCR e Cresol/Marreco para conhecer seu adversário nas semifinais. Mas seja qual for o adversário, a decisão do play-off será m Umuarama, já que ambas as equipes fizeram uma campanha pior que a dos umuaramenses na primeira fase.

O segundo jogo do confronto entre Copagril e Marreco será nesta segunda, dia 30 de setembro. A primeira rodada das semifinais está prevista para o dia 12 de outubro.

Maringá goleia o Keima e recupera vantagem no play-off


No Chico Neto, os maringaenses atropelaram a equipe de Ponta Grossa e terão a vantagem do empate no terceiro jogo. 

Depois da vitória por 3x2 sobre o Oppnus Maringá no primeiro jogo das quartas de final, disputado em Ponta Grossa, o Keima Futsal só precisava de um empate para chegar, pela primeira vez, à semifinal de Chave Ouro. Mas, no ginásio Chico Neto, o time de Maringá fez uma partida perfeita aplicou uma grande goleada sobre o rival: 6x2.

Com a vitória, os maringaenses igualaram o play-off e provocaram o terceiro jogo da decisão. A partida de desempate também será realizada no ginásio Chico Neto, provavelmente no dia 5 de outubro, e, desta vez, quem terá a vantagem de empatar será o Oppnus.

Começo avassalador garante goleada

No começo do jogo só deu Maringá. Com facilidade a equipe da casa foi marcando um gol atrás do outro e fechou o primeiro tempo em 5x0. Os gols foram marcados por Lambari, Régis, Mauricinho e Bruno, duas vezes.

No segundo tempo os maringaenses continuaram com aproveitamento no ataque e Ian ampliou a goleada para 6x0.

Na sequência foi a vez dos visitantes desencantarem no jogo. Ricardinho marcou o primeiro e Marlon o segundo dos ponta-grossenses, diminuindo a vantagem no placar. Mas a reação ficou por aí e o jogo terminou mesmo em 6x2 para o time de Maringá.

Como não há saldo de gols nas partidas dos play-offs, o confronto ficou empatado, com uma vitória de cada lado. A vantagem do Oppnus de jogar em casa e poder empatar, se dá pela melhor campanha na primeira fase.


Crédito da foto: João Paulo Santos. Vídeo: youtube.com/betoaranha1

Tabelão do final de semana


Confira a programação de jogos deste final de semana no Campeonato Paranaense de Futsal, Chaves Ouro, Prata e Bronze e Feminino Adulto:

Chave Ouro - Quartas-de-final (jogos de volta)

Sábado (28)
20h30 – Oi/Oppnus/Umuarama Futsal x Araupel/Quedas Futsal (Amário Vieira da Costa)
20h30 – Oppnus Maringá x Keima Futsal (Chico Neto)
21h – Muffatão/Sol do Oriente/FAG/Mion/Cascavel x LM/Casali/C.Mourão/Fecam (Neva)

Segunda-feira (30)
20h15 – Copagril/Sempre Vida/Dalponte/MCR x Cresol/Marreco Futsal (Ney Braga)

Chave Prata – Terceira rodada da Segunda fase

Sábado (28)
20h30 – Notavel/Ampere Futsal x São José dos Pinhais/Semel (Rondinha)
20h30 – Itaipulândia x Matelândia (Irineu Luiz Friedrich)
20h30 – Mazp/Renascença x A.E.Clevelândia/Camifra (Mario Nardi)

Chave Bronze – Penúltima rodada da segunda fase

Sábado (28)
20h – Caramuru/Castro x Cambé (Douglas Pereira)
20h – Apucarana/Mater Dei x Adef/Faxinal (Sesc Apucarana)
20h – Assaí Futsal x Pinhais (Paulão)
20h – Assocam/Carambeí x Aneflex/Rebouças (Batavão)

Feminino – Última rodada da primeira fase

Sábado (28)
16h – Maringá/Unifamma/Anglo x Prudentópolis (Chico Neto)
16h – Londrina Futsal Feminino x Combate/Corbélia Futsal (Moringão)
16h – Aquarius/Telêmaco Broba x AGFF/Guairacá/Guarapuava (Alencar Furtado)

19h – Dom Bosco/Paraná Clube x Cafe/Cianorte (ginásio Paraná Clube)

Chave Ouro: primeiros semifinalistas podem ser definidos neste sábado


Umuarama, Campo Mourão e Keima (foto) podem definir classificação, se empatarem ou vencerem seus jogos. 

Na noite deste sábado, dia 28, três partidas podem definir as primeiras equipes classificadas para a fase Semifinal do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro. Os jogos serão realizados nas cidades de Maringá, Umuarama e Cascavel, com promessa de muita emoção e ginásios lotados.

Há um ponto da classificação

As equipes do LM/Casali/Campo Mourão/Fecam, Keima Futsal (Ponta Grossa) e Oi/Oppnus/Penalty/Umuarama chegam com vantagem nestas partidas por terem vencido seus jogos na primeira rodada. Assim, se vencerem ou empatarem, estas equipes já estarão garantidas. Já os times do Muffatão/Cascavel, Oppnus Maringá e Araupel/Quedas Futsal terão que correr atrás do prejuízo, tendo que, obrigatoriamente, vencer para provocar a partida de desempate.

Das três equipes que lutam para reverter a situação adversa no segundo jogo, a situação mais difícil, aparentemente, é a de Quedas do Iguaçu. Isso porque o time do sudoeste encara o Umuarama longe de seus domínios, no ginásio Amário Vieira da Costa, no noroeste (às 20h30). Além disso, se conseguir vencer fora de casa, haverá uma terceira partida, mais uma vez em Umuarama, com o adversário jogando mais uma vez com a vantagem do empate.

Já os times de Cascavel e Maringá têm situações parecidas. Ambos precisam vencer Campo Mourão e Keima, respectivamente, em suas casas. Se obterem êxito, cascavelenses e maringaenses jogarão a terceira partida mais uma vez em casa e reverterão a vantagem do empate. O jogo em Maringá será disputado no ginásio Chico Neto, às 20h30, e o jogo de Cascavel será às 21 horas, no ginásio da Neva, com transmissão ao vivo da Catve.

No jogo de Cascavel, o grande adversário dos donos da casa será a empolgação do rival, que está próximo de, pela primeira vez, chegar entre os quatro melhores da Chave Ouro. Dois ônibus de torcedores mouraõenses deverão se deslocar para Cascavel: “Estamos focados e trabalhamos muito forte essa semana. Sabemos que será muito difícil segurar o Cascavel lá, mas vamos com fé e confiança no nosso trabalho para conquistar essa vaga”, afirmou o treinador o Marcio Rinaldo.

Para esta partida, o Campo Mourão não poderá contar com o ala Eduardo, suspenso com três cartões amarelos. Já o Cascavel não terá em quadra o ala Caça, que passou a semana internado em um hospital da cidade depois de um choque com o jogador Vinícius (Intelli-SP) no jogo da última segunda-feira, pela Liga Futsal. O atleta já foi liberado e deixou o hospital, mas estará em repouso no final de semana, visando uma total recuperação. Também ficam de fora do time cascavelense o ala João Guilherme, o goleiro Cristhian e o ala Juninho. Todos se recuperam de lesões.

Na partida entre Maringá e Keima não há desfalques por contusão ou de ordem disciplinar, com ambas as equipes utilizando suas forças máximas. Já no jogo entre Umuarama e Quedas, o ala Renatinho, do Umuarama, cumprirá suspensão automática depois de levar o terceiro cartão amarelo.

Copagril x Marreco será na segunda-feira

Fechará a rodada dos 'jogos de volta' a partida entre Copagril/Sempre Vida/Daponte/MCR e Cresol/Marreco Futsal, no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon. Como a Copagril jogou na última quinta-feira pela Liga Futsal, a partida foi atrasada em relação às demais.


Este confronto foi o único que terminou empatado na primeira rodada (2x2). Com isso, quem vencer, por qualquer placar, se classificará para as semifinais. Em caso de novo empate haverá uma terceira partida com mando e vantagem de empate para a Copagril.

Guarapuava é confirmada como campeã dos Jogos da Juventude-B


Nesta quinta-feira (26) em Umuarama, no encerramento dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), divisão B, uma verdadeira festa foi organizada para premiar os campeões do basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol. As equipes finalistas sobem à divisão A dos JOJUPs no ano de 2014.

Luis Antonio Costenaro, diretor de esportes da Secretaria de Estado do Esporte, fez uma avaliação dos Jogos da Juventude realizados em Umuarama. "Tivemos uma edição sem muitos problemas, normal e dentro dos padrões exigidos. Uma competição sadia, onde vencedores respeitam os seus adversários e os perdedores sabem reconhecer a conquista do oponente”.

Na edição de número vinte e sete dos Jogos da Juventude, divisão B, o município de Guarapuava conquistou o troféu de campeão geral da competição, ficando a frente de Castro com uma vantagem de dois pontos. A terceira colocação ficou com Foz do Iguaçu, com 33 pontos, seguido pela cidade de Toledo, com 27 pontos, e Curitiba, com 24 pontos na quinta colocação.

No basquete, o campeão masculino foi Toledo, que venceu Imbituva pelo placar de 75 a 60, as parciais foram 26x12, 6x17, 8x19 e 20x27. No feminino, Castro venceu Ponta Grossa por 43 a 17, com parciais de 8x8, 8x12, 11x11 e 10x12. A cestinha da partida final foi Rafaelly Trauchinski, com 13 pontos.

Guarapuava foi a vencedora do futebol nos Jogos da Juventude, divisão B, a equipe venceu Fênix pelo placar de um a zero. O jogo foi muito disputado e nervoso.

No futsal masculino, o campeão foi Telêmaco Borba, que venceu a partida final contra Guarapuava pelo placar de 1 a 0. No feminino, a equipe campeã foi Cianorte, que na final venceu Curitiba após um jogo muito disputado por 5 a 2.

As partidas finais do handebol aconteceram no ginásio Amário Vieira da Costa. No feminino, Jardim Alegre conquistou uma emocionante vitória sobre as meninas de Curitiba por 16 a 12. No masculino, a cidade vencedora foi Arapongas, que na decisão venceu Astorga. Essa foi a primeira vez que os municípios conquistaram o título do handebol nos JOJUPs.

O voleibol masculino teve Castro como campeão, o time venceu Foz do Iguaçu na final pelo placar de três sets a zero. Entre as meninas, as campeãs foram da cidade de Medianeira, que também venceram por 3 a 0.

Pedro Pinheiro é chefe do Escritório Regional da SEES em Umuarama e fez parte da coordenação dos Jogos da Juventude, para ele o grande número de atletas que participaram dos JOJUPs em Umuarama e os resultados conquistados, expressam que os municípios valorizam ainda mais as competições organizadas pelo Governo do Estado.

Mas o clima esportivo em Umuarama não acaba com a divisão B dos Jogos da Juventude, já que no mês de outubro, mais precisamente entre os dias 18 e 26/10, a cidade volta a ser sede dos JOJUPs, só que da divisão A.

Texto: Marcus Vinicius Schroeder. Foto: Leila Nunes.

Caça recebe alta e deixa hospital


Jogador ficará em repouso nos próximos dias. 

A assessoria de imprensa do Muffatão/Sol do Oriente/FAG/Mion/Cascavel Futsal informou que o ala Anderson Furtado, o Caça, recebeu alta do Hospital São Lucas na manhã desta sexta feira (dia 27). O jogador deverá ficar em repouso nos próximos dias por precausão. Na próxima semana um neorologista irá avaliar o jogador, podendo liberar o atleta para suas atividades normais.

- Quero agradecer todo o carinho que recebi de todo o Brasil e do estrangeiro, minha família que está aqui comigo, todos meus colegas, comissão técnica, torcedores, também quero agradecer muito a todos do Hospital São Lucas, todos sem excepção serei sempre grato e agora é repouso, para na próxima semana ser reavaliado e poder voltar a fazer o que amo, jogar futsal. Ainda estou um pouco tonto, mas vai passando, estou muito feliz e amanhã o Cascavel tem um jogo muito importante pelo Paranaense e irei no ginásio  apoiar os meus colegas, dando toda a força, Deus abençoe todos vocês – declarou o atleta.

Depois de dispensar Daniel Japonês, Caça e Tiro-SC anuncia Eduardo Jr, ex-Pato Futsal


Jovem promessa do Pato chega para suprir ausência do artilheiro do Paranaense de 2010. 

Eduardo de Abreu Júnior, de 21, anos chegou ao Caça e Tiro/Honolulu (SC) nesta quarta-feira. O pivô vai servir o time alviverde até dezembro, final da temporada da Divisão Especial do Catarinense de Futsal. Na segunda-feira ele começa a treinar.

Juninho veio do Pato Futsal, time de Pato Branco-PR que defendeu por três anos. Pela equipe paranaense, o pivô jogou uma temporada na Série Prata e duas na Série A do paranaense, categoria que equivale à Divisão Especial catarinense.

No Caça, Eduardo vai enfrentar o primeiro desafio fora de seu estado natal. Ele será o novo dono da camisa 10, usada pelo Japonês dispensado pelo clube há poucos dias e vai compor o ataque com Fuskão.  Eduardo fecha o ciclo de contratações do Caça. Além dele, o clube foi reforçado no segundo turno pelo goleiro Marcinho, os alas Ferrugem, Japa e Dudu Floriani.

Divisão Especial| A edição é disputada por 9 times. No primeiro turno o Caça não se classificou. Nesse meio tempo foi vice da Liga Sul e campeão da fase regional dos Jasc. A abertura do returno deve ser na primeira quinzena de outubro.

Texto: Correio Lageano. Foto: Begair Godoy.

Joinville goleia Copagril e garante vaga nas semifinais da Liga Futsal


Com resultado, equipe de Marechal Cândido Rondon pensa só no Campeonato Paranaense. 

A Krona/Joinvile Futsal (SC) é a primeira semifinalista da Liga Futsal 2013. A vaga foi conquistada nesta quinta-feira (26/09), com a vitória sobre a Copagril/Sempre Vida/Dalponte/MCR (PR), por 5 a 1, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. Os gols da Krona foram marcados por Deives (2), Vander Carioca, Tiago e Valdin. Henrique marcou para os visitantes.

Depois de vencer a partida de ida, por 4 a 2, em Marechal Cândido Rondon (PR), a Krona Futsal entrou em quadra jogando com a vantagem do empate para seguir na competição. Já o time paranaense precisava vencer no tempo normal e também na prorrogação. O primeiro tempo ficou marcado pela forte marcação entre as equipes e o oportunismo do artilheiro da Liga Futsal 2013, Vander Carioca, que na principal oportunidade da etapa inicial, aos 16 minutos, completou a jogada ensaiada de falta para o fundo da rede.

A disputa ficou mais aberta no segundo tempo. A Copagril partiu ao ataque e acabou abrindo espaços para as ações ofensivas do tricolor. Na primeira arrancada, Vander Carioca saiu na cara do goleiro e concluiu fora. Em seguida, Deives recebeu na ala esquerda e tocou por cobertura, marcando um golaço e levantando a torcida presente no Centreventos.

A Copagril esboçou uma reação aos 10 minutos, quando Henrique balançou a rede e diminuiu a diferença. Os paranaenses apostavam nas jogadas com o goleiro-linha, mas Tiago permanecia seguro na meta de defesa tricolor.

Já no ataque, o tricolor seguiu embalado. Valdin anotou o terceiro. Quatro minutos mais tarde, o goleiro Tiago aumentou a contagem da Krona Futsal. E quando o jogo se encaminhava para o fim, Deives completou para rede e garantiu o resultado. Placar final: Krona Futsal 5 x 1 Copagril.

Gols da Krona Futsal: Vander Carioca, Deives (2), Valdin e Tiago.

Gol da Copagril: Henrique.

Texto: Renan Pereira (Assessoria de Imprensa Krona Futsal). Foto: Manolo Quiróz.

Renascença Futsal perde três mandos de quadra


O Mazp/Renascença Futsal foi punido pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) nesta terça-feira por causa de uma confusão no ginásio Mário Nardia, pela Série Prata, no jogo contra o Notável/Ampere Futsal, no dia 31 de agosto. A equipe do técnico Joel Carvalho perdeu três mandos de quadra e foi condenada a pagar duas multas que totalizam a quantia de mil reais, com prazo de cinco dias. Dois atletas da equipe foram julgados. Tarcísio Lucas Machado pegou uma partida de suspensão e Solismar Beltrame foi condenado a 180 dias de suspensão.

Texto: Adolfo Pegoraro (Jornal de Beltrão)

CAD e Poker avaliam participação na Liga Futsal


O ano de 2013 vai chegando a sua reta final e os diretores do Clube Atlético Deportivo Guarapuava (CAD) fazem um balanço da primeira participação na Liga Nacional de Futsal. Os paranaenses realizaram uma parceria com a Poker no início da temporada, o que possibilitou à equipe participar da principal competição de futsal do país. Mesmo não tendo se classificado para a fase final da Liga, a direção do Guarapuava avalia de maneira positiva a primeira experiência na elite do futsal brasileiro.

“Foi uma oportunidade incrível, não apenas para o time, mas para toda cidade. Guarapuava respira futebol”, afirmou José Liberato, um dos diretores do CAD, que realizou uma visita à sede da Poker, na última terça-feira, dia 24. De acordo com ele, o Guarapuava teve uma das melhores médias de público da competição. A equipe chegou à segunda fase da Liga Nacional, fato que, segundo Liberato, superou as expectativas da diretoria. “Havíamos montando um time para disputar o Estadual. Só depois disso surgiu a oportunidade de disputar a Liga e, mesmo assim, chegamos à segunda fase. Foi muito bom para uma primeira participação”, completa.

Jogar em outros estados e conhecer a estrutura de grandes clubes, como Joinville, Orlândia e Corinthians, por exemplo, é uma das experiências positivas apontadas por Liberato. O Guarapuava pretende reforçar o elenco, técnica e numericamente, para brigar de igual para igual com as demais equipes em 2014. “Viemos, primeiramente, agradecer à Poker pela parceria e a oportunidade que tivemos em 2013, mas já estamos conversando sobre o futuro”, afirmou Liberato.

Texto: www.poker.esp.br

CAD tem concorrência pela vaga pela Liga Futsal

O Clube Atlético Deportivo (CAD) tem concorrência na busca de um acerto com a Poker para garantir uma vaga na Liga Nacional de 2014. De acordo com o presidente do CAD, José Valter Liberato, o sócio-diretor da Poker, Rogério Cauduro, confessou, durante reunião nessa terça-feira (24), que outras seis equipes já procuraram a empresa em busca de parceria.

O CAD, contudo, larga na frente dos rivais, já que a empresa gostou dos resultados da parceria durante a temporada 2013. A Poker também tem o desejo de fidelizar sua marca com um clube no principal campeonato de futsal do país, permanecendo por mais de um ano patrocinando o mesmo clube na competição.

A própria Liga Futsal também incentiva a continuação dos clubes por mais tempo na competição, tanto que assume encargos como o pagamento de taxas de arbitragem para clubes que disputam o segundo ano consecutivo na Liga.

Com mais dinheiro em caixa e com um planejamento para toda a temporada, a diretoria do CAD acredita que pode melhorar ainda mais a sua classificação no torneio em 2014.

Texto: Rede Sul de Notícias

Guarapuava é campeã dos Jogos da Juventude, divisão B


Título do futebol veio com vitória sobre Fênix, por 1 a 0, na manhã desta quinta-feira, em Umuarama; Segundo 'conta' de secretário, Guarapuava já garantiu o título geral. 

Na manhã desta quinta-feira, 25, o time de Guarapuava venceu Fênix, por 1 a 0, e ficou com o título do futebol nos Jojups (Jogos da Juventude do Paraná), divisão B. A final aconteceu no Estádio Municipal Lúcio Pipino, em Umuarama. O gol foi marcado por Douglas Luz. As duas equipes já haviam garantido vagas na elite da competição em 2014.

Apesar da boa marcação de Fênix, o time comandado por Rodrigo Toco teve maior posse de bola durante toda a partida. O gol saiu no segundo tempo, após uma boa tabela entre Cassiano e Douglas, que mandou para as redes.

No futsal, o selecionado de Guarapuava também chegou à decisão, mas foi derrotado por Telêmaco Borba, por 1 a 0. O gol foi marcado por Gustavo Ganen.

O time de Telêmaco havia sido eliminado nas quartas de finais do torneio, mas conseguiu voltar à competição devido à desclassificação de São Manoel no tribunal. E o representante dos Campos Gerais aproveitou a nova chance, vencendo os dois jogos de mata-mata. Apesar do vice, a equipe guarapuavana também ganhou vaga na divisão A dos Jojups em 2014.

Campeão Geral

Segundo o secretário de Esportes de Guarapuava, Celso Góes, os resultados desta quinta deram o título geral da competição para a delegação do município. A organização do evento ainda não homologou a pontuação final.

Guarapuava chegou aos mata-matas em cinco modalidades. O vôlei e o handebol masculinos caíram nas quartas de finais, enquanto o basquete foi eliminado na semi.

Texto: Jornal Diário de Guarapuava. Foto: Sandra Viana/SEES

Missão impossível? Copagril precisa vencer Joinville duas vezes para avançar na Liga Futsal


Equipe catarinense não perde em casa há, praticamente, um ano. 

Superação – esta é palavra de ordem para a equipe da Copagril/Sempre Vida/Dalponte/Marechal Cândido Rondon Futsal no jogo desta quinta-feira (26), fora de casa, contra a Krona/Joinville Futsal-SC.

Depois da derrota na primeira partida das quartas-de-final (4x2), os paranaenses precisam vencer duas vezes a equipe anfitriã (uma no tempo normal e outra na prorrogação) para avançar às semifinais da competição nacional. O detalhe é que a Krona não perde em seus domínios desde o dia 27 de setembro de 2012.

A última derrota do time de Joinville, no Centreventos Cau Hansen, foi na final da Liga Futsal do ano passado para a Intelli/Orlândia-SP. De lá para cá, os catarinenses mantêm uma invencibilidade impressionante e uma campanha quase perfeita na Liga Futsal 2013, com apenas uma derrota, fora de casa, para o Guarapuava Futsal.

Para quebrar a invencibilidade catarinense, o técnico Marquinhos Xavier contará com força máxima no confronto. Caso aconteça a vitória da Copagril, por qualquer placar, o confronto será definido na prorrogação onde, mais uma vez, o time de Joinville terá a vantagem do empate.

À primeira vista, a missão parece quase impossível, mas vale a pena lembrar que o mesmo era dito do primeiro jogo das quartas-de-final entre Cascavel e Intelli/Orlândia-SP (realizado na última segunda-feira), em que os paranaenses mostraram muita determinação e surpreenderam o atual campeão nacional. Quem sabe não é a vez da Copagril desbancar outro favorito ao título? A resposta será dada nesta quinta, à partir das 18h30, com transmissão ao vivo do canal SporTV.

Caça deixa a UTI e deve ser liberado em dois ou três dias


Foto: Jogador recebeu visita de companheiros de clube. 

Às onze horas da manhã desta quarta-feira (25) o ala Caça deixou a UTI do Hospital São Lucas, de Cascavel, e foi encaminhado a um quarto onde recupera do choque. O seu estado é muito bom, precisando só de um pouco de repouso, sendo previsível que possa sair do hospital em dois a três dias.

Caça está consciente, bem disposto e falando muito. Recebeu visita de vários colegas, do treinador Nei Victor, do supervisor Paulo Rocha, mas hoje terá de ficar em repouso.

Na cama do hospital Caça mandou um recado: "Queria agradecer a todos as mensagens de apoio, o carinho, desde torcedores, colegas, imprensa, jogadores, etc. A todos muito obrigado, estou muito bem, só um pouco tonto e cansado, mas logo irei estar junto de todos e aproveitar para mandar um abraço ao meu amigo Vinicius e dizer que sei que foi um mero acidente e logo estarei jogando, também agradecer todo o apoio e carinho de todos aqui do Hospital São Lucas, abraço a todos," finalizou.

Segundo a equipe médica, se o Caça continuar recuperando satisfatoriamente poderá voltar aos treinos dentro de uma a duas semanas.

Texto: Assessoria do Cascavel Futsal.

Caça deve deixar UTI nesta quarta-feira


Jogador está acordado e responde bem aos estímulos. 

Segundo informações da Assessoria de Imprensa do Muffatão/Sol do Oriente/FAG/Mion/Cascavel Futsal, o atleta Anderson Furtado, o Caça, já está acordado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Lucas, em Cascavel. O atleta respondeu ao estímulos, movimentando os braços e as pernas e segue com ventilação mecânica, que deverá ser retirada ainda hoje. Também nesta quarta-feira (25), Caça deverá deixar a UTI, sendo encaminhado para um quarto do hospital.

O jogador chegou ao hospital na noite da última segunda feira (dia 23), quando o Cascavel fazia a primeira partida das quartas-de-final da Liga Futsal contra a Intelli/Orlândia-SP (jogo que os cascavelenses venceram por 4x1).

No começo do segundo tempo, Caça disputou a bola com Vinícius, da Intelli, e caiu sobre o banco de reservas do Cascavel Futsal, batendo a cabeça e as costas no chão. O jogador foi imobilizado e levado às pressas para o hospital. No caminho o jogador ficou desacordado e não respondia aos estímulos, por isso o jogador foi entubado e internado na UTI.


A assessoria do time cascavelense agradeceu o atendimento ao jogador: “à direção do Hospital São Lucas, a toda a sua equipe médica, o Cascavel Futsal quer agradecer desde já toda a atenção e cuidado dado ao nosso atleta, a todos muito obrigado”.

Liga Futsal: Mesmo com vantagem, Joinville-SC prega seriedade contra a Copagril


Decisão da vaga para as semifinais será definida nesta quinta feira (26); Donos da casa querem manter invencibilidade em casa. 

A Krona/Joinville Futsal-SC realiza nesta quarta-feira (25/09), às 18h, no Centreventos Cau Hansen, o último treino como preparação para enfrentar a Copagril/Sempre Vida/Dalponte/MCR-PR. O duelo por uma vaga nas semifinais da Liga Futsal 2013 ocorre na quinta-feira (26/08), às 18h30, no mesmo local, com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV.

Mesmo com a vantagem do empate para avançar na competição nacional, a Krona quer a vitória. O confronto será realizado na véspera da equipe completar um ano de invencibilidade no Centreventos. A última derrota no palco principal do esporte da cidade ocorreu em 27 de setembro de 2012, pela decisão da Liga Futsal 2012, contra a Intelli/Orlândia-SP.

A campanha motiva os atletas do elenco joinvilense. “Não podemos relaxar neste momento e sabemos que este jogo é o mais importante da temporada. Estamos confiantes e contamos com o apoio da torcida”, destacou o ala Dyego, ex-Copagril.

No treino desta quarta-feira (25/09), com a bola rolando, o treinador Fernando Ferretti promete trabalhar as saídas de bola, ataques pela área e finalizações. Também estão programadas atividades de posicionamento e treino de bolas paradas.

Texto: Renan Pereira (Assessoria Krona). Foto: divulgação.

Diretores do CAD saem otimistas de reunião no RS


Definição da vaga para Liga Futsal 2014 será no dia 3 de outubro. 

Nesta terça feira, dia 24, diretores do Clube Atlético Deportivo (CAD) estiveram na sede da empresa de materiais esportivos Poker, na cidade de Montenegro-RS. Foram duas as pautas principais do encontro: avaliação da parceria CAD/Poker na Liga Futsal de 2013 e apresentação do projeto do clube guarapuavano para o próximo ano.

A Poker é a prorietária de uma franquia da Liga Futsal e, caso a empresa entenda que o projeto do CAD vai de encontro a seus objetivos, a parceria deverá ser renovada para 2014, com o time de Guarapuava disputando mais uma vez a competição nacional.

Segundo informações do presidente do clube guarapuavanao, José Válter Liberato, a resposta da empresa gaúcha será dada na semana que vem, no dia 3 de outubro: “Reunião muito produtiva, avaliação de 2013 feita, projeto de 2014 apresentado para a parceira Poker. Agora é esperar até o dia 03 de outubro para a definição da renovação da vaga para a Liga 2014,” publicou e dirigente em uma rede social logo após o encontro.

Ressonância não detecta fraturas no ala Caça


Quadro do atleta é estável. A medicação será retirada e jogador ficará em observação de 24 a 48 horas. 

Depois de um susto inicial, a situação do ala Caça, do Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal, tende a melhorar. Um boletim divulgado nesta terça feira (24) pelo Hospital São Lucas confirmou que nada foi constatado na ressonância magnética.

Com isso a medicação que mantém o coma induzido será retirada aos poucos e o jogador ficará em observação de 24 a 48 horas. Ainda há a possibilidade de haver sequelas, por isso a importância do tempo de observação.

Confira o boletim sobre o estado do atleta:

“O paciente Sr. Anderson Furtado Alves, de 27 anos, encontra-se internado neste Hospital, no setor (Unidade de Terapia Intensiva) desde o dia 23 de setembro de 2013. Teve quadro de trauma craniano e trauma de coluna cervical. Tomografia de coluna cervical e de crânio revelaram-se normais. Foi necessário intubação traqueal e ventilação mecânica artificial.

Realizou-se hoje (24), às 11h40, Ressonância Nuclear Magnética de coluna cervical, que revelou-se normal.

Será retirada a sedação e mantido em observação clínica, com possibilidade de retirada da ventilação artificial caso haja despertar e melhora clínica nas próximas horas.

Portanto, o paciente encontra-se estável, porém haverá observação do quadro nas próximas 24 a 48 horas.

Às 15h, a equipe de Neurologia/Neurocirurgia estará à disposição para atualização das informações, se necessário.

Cascavel, 24 de setembro, de 2013.

Dr. Péricles Almeida Delfino Duarte Dr. Luiz Carlos Toso

UTI - Hospital São Lucas Direção Clínica - São Lucas”

O ala foi internado na noite de ontem (23) depois de uma trombada com o jogador Vinícius, da Intelli/Orlândia-SP. No lance, Caça caiu e bateu a cabeça no chão e no banco de reservas, sendo levado às pressas para o Hospital São Lucas. Apesar do resultado da trombada, a grande maioria das pessoas que acompanhavam a partida entenderam o lance como duro, mas leal.


O resultado da partida foi de 4x1 para o Cascavel que agora poderá empatar o segundo jogo das quartas-de-final, em Orlândia-SP (no dia 5 de outubro) para chegar às semifinais da Liga Futsal.

Ala Caça, do Cascavel, segue observação em UTI


Depois de queda, atleta chegou desacordado em hospital e segue internado em UTI para exames mais detalhados. 

Um lance assustou a todos que acompanhavam a partida Muffatão/Sol do oriente/FAG/Mion/Cascavel-PR e ADC Intelli/Orlândia-SP pela primeira rodada das quartas de final da Liga Futsal 2013. No começo da segunda etapa, Vinícius, do Orlândia, e Caça, do Cascavel, dividiram uma bola e o jogador do time paranaense levou a pior, caindo e batendo a cabeça e as costas no chão e no banco de reservas de sua equipe.

Prontamente o jogador foi imobilizado e levado para um hospital da cidade. No caminho o jogador ficou desacordado e preocupou, sendo levado direto para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e entubado, como explicou o supervisor Paulo Rocha, do Cascavel: “Vim com a ambulância. Ele veio desacordado, eu tentava falar com ele, quem vinha na ambulância também. Ele subiu para fazer exames, foi entubado. Mas ser entubado é uma questão de precaução. Segundo o nosso médico que subiu lá, foi uma região complicada, na nuca, não houve ferimento, mas é uma região complicada. Vai fazer uma tomografia e vai continuar em observação. Temos que esperar,” explicou o dirigente.

O Dr. Fernando Gerônimo, fisioterapeuta do Cascavel, explicou que agora a expectativa é por exames mais detalhados, que serão realizados nesta terça feira: “Posso te falar que ele está sendo avaliado. Teve um trauma occipital e cervical alto. Por precaução, foi entubado para fazer os exames. Está em uma tomografia. Não tem como dar uma posição agora, uma avaliação será feita pelos especialistas. É um procedimento normal ficar 24h, pelo menos, em observação. O médico do clube, Dr. Adilson, vai acompanhar a neurologista. Ele está muito bem amparado, o clube tem muita estrutura e o hospital é referência,” afirmou.

Logo após a partida, que terminou com vitória de 4x1 para Cascavel, o jogador Vinícius e todo o elenco do Orlândia foram ao hospital para buscar informações sobre o estado de Caça. O jogador do time paulista se mostrou triste com o ocorrido, mas ressaltou que houve lealdade no lance e reclamou do tamanho da área de escape do ginásio Mauro Sérgio Festugatto: “Acabei chegando com o corpo. Toquei na bola. Infelizmente, deslocou muito forte. A proteção... é tudo perto. Em todas as bolas, se pensar como for levar, o adversário te ganha sempre. Fica uma situação complicada. Se viram no vídeo que fui na bola, então fica difícil comentar alguma coisa,” disse Vinícius no final do jogo.

O diretor Paulo Rocha também considerou o lance normal e agradeceu a preocupação de Vinícius e dos jogadores da Intelli com o estado do ala cascavelense: “No ginásio eu estava muito longe e não vi muito bem o lance, quando cheguei em casa vi na TV e considero um lance normal. Infelizmente o Caça bateu com a cabeça no chão, mas o Vinicius é um jogador que tem um passado que fala por ele, é leal e um excelente profissional que sempre respeita o seu adversário. Está tão sentindo como nós todos. Foi um lance que acontece na quadra, sem nenhuma maldade. Conhecemos o Vinicius, sabemos do seu caráter, foi no hospital e desde já agradeço a preocupação dele e de todos do Orlândia,” finalizou.

Veja o lance:



Vídeo: SporTV

Liga Futsal: Cascavel goleia o Orlândia e fica em vantagem


No primeiro confronto das quartas de final, cascavelenses pararam o atual campeão da Liga. 

Em um jogo muito movimentado no ginásio Mauro Sérgio Festugatto, o Muffatão/Sol do Oriente/FAG/Mion/Cascavel Futsal demonstrou muita disposição para conseguir uma importante vitória sobre a equipe da ADC Intelli/Orlândia, pelo placar de 4x1. Com o triunfo os cascavelenses podem empatar no próximo confronto, fora de casa, para avançar às semifinais da Liga Futsal.

O jogo foi muito movimentado desde o início. Fazendo valer o fator casa, o Cascavel foi para cima do atual campeão brasileiro e, depois de desperdiçar boas chances para abri o placar, os anfitriões chegaram ao gol aos sete minutos: o goleiro Deivid chutou forte e Guitta deu rebote. Frede tentou dar um chapéu no goleiro orlandino, mas foi derrubado dentro da área. Na cobrança do pênalti, Adeírton bateu com perfeição e venceu Léo Oliveira, que entrou para tentar a defesa.

Com o revés, a Intelli passou a ser mais ofensiva, mas não conseguia concluir com perfeição suas jogadas de ataque.  Além disso, quem teve a melhor chance no restante da primeira etapa foi o Cascavel: em cobrança de tiro livre, Rafinha parou em Léo Oliveira que, desta vez, conseguiu fazer a diferença na bola parada.

Caça bate a cabeça e preocupa

No começo da segunda etapa, em um a dividida entre Vinícius e Caça, o ala do Cascavel levou a pior e bateu a cabeça no banco de reservas de sua equipe. O jogador teve que ser imobilizado e depois levado para a UTI de um hospital da cidade, com suspeita de lesão na região cervical. Apesar do resultado do lance, a arbitragem entendeu que a dividida foi leal e não anotou falta. No entanto Issamu, do Cascavel, e Ciço, da Intelli, foram advertidos com o cartão amarelo após discussão acalorada. Vinícius, por outro lado, reconheceu que entrada foi forte, mas justificou que foi na bola, em entrevista concedida ao canal SporTV.

Logo que a bola voltou a rolar, o Cascavel conseguiu armar boa jogada de contra ataque: Frede deixou Adeírton livre para marcar seu segundo gol na noite e o segundo da equipe cascavelense, com pouco mais de um minuto na segunda etapa.

Goleiro-linha rende gols dos dois lados

A Intelli tentava a reação, mas bem postado na defesa e com boas defesas de Deivid, o Cascavel segurou o resultado até os 34 minutos, quando os paulistas diminuíram o marcador com Jé, finalizando  jogada de goleiro-linha.

No entanto, 30 segundos depois da jogada de goleiro-linha funcionar para a Intelli, foi a vez do Cascavel marcar se aproveitando do goleiro adiantado: Issamu bateu de longe e, com muita pontaria, anotou o terceiro dos donos da casa.

Quando faltava pouco mais de um minuto para o fim, o grande destaque da noite, Frede, deixaria sua marca, fazendo o quarto gol cascavelense e fechando a goleada em 4x1.

Com o resultado, o Cascavel Futsal se classifica para a semifinal da competição nacional se empatar na partida do próximo dia 5 de outubro, em Orlândia-SP. Para os paulistas só a vitória interessa para provocar a prorrogação e reverter a vantagem do empate.


Vídeo: SporTV

Papéis invertidos

A curiosidade é que há dois dias o Cascavel era derrotado, fora de casa, pelo Campo Mourão Futsal na primeira partida das quartas-de-final do Campeonato Paranaense. No próximo final de semana, os cascavelenses precisam vencer em casa enquanto o adversário jogará pelo empate - a situação se inverte na Liga Futsal, onde os cascavelenses estão na mesma situação dos mourãoenses no campeonato estadual.

CAD tem decisão fora da quadra


Reunião em Montenegro-RS pode definir participação guarapuavana na Liga Futsal 2014; Diretor da Poker se mostra receptivo à renovação de contrato. 

Está agendada para esta terça feira (dia 24) uma reunião importante para o planejamento de 2014 do Clube Atlético Deportivo, representante da cidade de Guarapuava-PR, na Chave Ouro do Campeonato Paranaense e na Liga Futsal. Na cidade de Montenegro-RS (700 Km de Guarapuava) diretores do clube guarapuavano participarão de um encontro com os diretores da empresa de material esportivo Poker, detentora de uma das franquias da Liga Futsal.

O ano de 2013 marcou a primeira participação do CAD na competição nacional, representando justamente esta franquia. Mesmo pego de surpresa pela desistência do Petrópolis EC-RJ, no começo do ano, o time de Guarapuava (que tinha se preparado apenas para jogar o Paranaense) aceitou o desafio e ingressou na competição nacional.

Considerando que os guarapuavanos eram os caçulas da Liga Futsal deste ano, a participação foi muito boa, com vitórias sobre as tradicionais equipes da Krona/Joinville-SC e da ACBF-RS, classificação para a segunda fase e bom público em todos os jogos. No estadual, porém, a equipe foi mal e acabou eliminada, sem conseguir conciliar as duas competições à contento.

Agora o desejo do CAD é permanecer na principal competição nacional e montar uma equipe competitiva, que dê conta de ter bons resultados tanto na Liga, quanto na Chave Ouro. Para concretizar esta intensão, o primeiro passo pode ser dado na reunião em Montenegro.

Para o gerente de esportes da Poker, Carlos Wamburg, não existem motivos para que o contrato não seja renovado: “Tudo depende do projeto do CAD, daquilo que eles pretendem para o ano que vem”, afirmou o dirigente ao Jornal Extra Guarapuava. Segundo o impresso, Wamburg também lembrou do sucesso de público como um fator favorável para manter a parceria.


Os dirigentes do CAD também se mostram otimistas com a renovação. Até porque, de acordo com o histórico, os patrocínios da Poker tende a ser de longa duração. Com o Petrópolis, por exemplo, foram sete anos de parceria na Liga Futsal, só encerrada por desistência do clube fluminense.

Cascavel focado no jogo desta segunda, contra a Intelli-SP


Sem tempo para lamentar a derrota no estadual, cascavelenses tentam surpreender time de Falcão. 

Depois de ter jogado e perdido no sábado (21) em Campo Mourão, o Muffatão/Sol do Oriente/FAG/Mion/Cascavel já se vira para a Liga Futsal, onde nesta segundaafeira enfrenta, às 19h15, no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto, a Intelli/Orlândia-SP.

O elenco trabalha no domingo às 17 horas e na segunda feira às 10 horas no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto. Após o treino de domingo o elenco segue para concentração em um hotel da cidade.

O ala Adeírton apela para a torcida: “Será mais um jogo de alto nível, quem gosta de futsal não pode faltar, duas grandes equipes, precisamos mais do que nunca do apoio da nossa torcida, eles são o sexto jogador, tem de lotar o Sérgio Mauro e ajudar o Cascavel a sair com a vitória, nesta segunda-feira ninguém pode faltar”.

O samurai Issamu também apela á torcida: “O jogo do Paranaense já foi, agora é outra decisão, talvez uma das mais importantes da história do Cascavel Futsal, contra uma equipe que está recheada de alguns dos melhores do mundo. Mas nós estamos muito bem, temos um grande elenco e se o nosso torcedor comparecer, lotar o Maurão, empurrar o nosso time para a vitória, poderemos juntos escrever mais uma capítulo de sucesso. É Cascavel na quadra e todos têm de vir torcer”.

Os ingressos promocionais continuam à venda em bom ritmo, e o Supervisor Paulo Rocha alerta: “Apelamos para que o torcedor compre seu ingresso antecipadamente. Teremos a porta principal e a de lado abertas, a partir 18 horas abriremos as portas, a bilheteria estará aberta a partir das 17 horas e a diretoria decidiu que o ingresso mesmo no dia de jogo na bilheteria será vendido ao preço promocional de inteiro R$ 30,00 e meio R$ 15,00, mas só até a carga posta à venda de ingressos. Por isso aconselhamos o torcedor a garantir quanto antes o seu ingresso, vir com tempo, terá todo o conforto e segurança para apoiar o Cascavel, numa das suas maiores decisões. Queremos ver o Ginásio cheio com o orgulho de ser Cascavelense, que ninguém falte.”

Texto: Assessoria do Cascavel Futsal

Confira como foi o fim de semana nas Chaves Prata, Bronze e Feminino


A.E.Clevelândia (foto) chegou a seis pontos e ficou perto da classificação na Chave Prata. 

Além dos jogos de abertura dos play-offs da Chave Ouro, o Campeonato Paranaense de Futsal também teve rodada cheia pelas Chaves Prata, Bronze e Feminino neste fim de semana. Confira como foi a rodada de sábado (21):

Clevelândia lidera a Chave Prata

Na divisão de acesso da Chave Ouro, foram realizados três jogos, todos válidos pela segunda rodada da segunda fase. Quem levou a melhor foi a A.E.Clevelândia que aproveitou o segundo jogo em casa para vencer o Matelândia por 3x2. Esta foi a única vitória na rodada, pois Itaipulândia e Ampére ficaram no 1x1 e São José dos Pinhais e Renascença empataram em 4x4.

Com isso, o Clevelândia está muito próximo da classificação para a semifinais, com seis pontos e na liderança isolada. Ampére está em segundo, com quatro, e Matelândia em terceiro, com três. Dividem a quarta posição as equipes de São José, Renascença e Itaipulândia: um ponto cada.

Ainda restam três rodadas para a definição dos quatro classificados. Ou seja, todos têm chances de buscar a classificação.

Chave Bronze na reta final

O sábado da Chave Bronze foi de goleadas: em Faxinal a equipe da casa bateu o Prudentópolis por 10x5. O Rebouças também goleou jogando em casa: 8x0 sobre Jacarezinho. Na partida com menor número de gols, Carambeí venceu Pinhais, fora de casa, por 3x2.

Faltando apenas duas rodadas para final da segunda fase, o Caramuru/Play Beck/Castro é o único garantidao nas semifinais. O time castrense lidera o grupo C, com 18 pontos ganhos. Também lutam pela classificação Cambé (11 pontos), Prudentópolis (7) e Faxinal (7), sendo que o último tem um jogo a menos que seus adversários. Apucarana (2 pontos) já não tem chances de classificação.

No grupo D, a luta segue acirrada: Assaí (13 pontos), Rebouças (11) e Carambeí (11) disputam duas vagas. As três equipes têm o mesmo número de jogos, o que deverá garantir muita emoção na reta final. Pinhais (4 pontos) e Jacarezinho (3) já estão eliminados.

Prudentópolis e Londrina perto da classificação no Feminino Adulto

No Campeonato Paranaense Feminino Adulto, Prudentópolis conseguiu grande vitória sobre o Paraná Clube/Dom Bosco (3x1) e ficou muito perto da classificação. Na mesma situação está o Londrina Futsal Feminino que, mesmo perdendo para Cianorte por 2x0, só depende de si para se classificar.

Londrina e Prudentópolis (22 pontos cada) encaram as equipes de Corbélia e Maringá (ambas já eliminadas) na última rodada e se vencerem seus jogos estarão garantidas nas semifinais, junto com Cianorte (34) pontos e Paraná Clube (28), já classificados.

Já a equipe da AGFF/Guairacá/Guarapuava mesmo goleando o time de Maringá por 8x3 tem chances remotasd e classificação, pois precisa golear o Aquarius/Telêmaco Borba e ainda torcer pelas derrotas de Londrina e Prudentópolis.

Keima Futsal derrota o Maringá no Oscar Pereira


No ginásio Oscar Pereira, o Keima, de Ponta Grossa, recebeu o Oppnus Maringá pelo primeiro jogo dos play-offs da Chave Ouro de Futsal e venceu pelo marcador de 3 a 2.

Bruno abriu o placar para o Maringá depois de vacilo defensivo.

Gleyson empatou para os donos da casa em cobrança de falta: 1 a 1.

Henrique roubou a bola, puxou o contra ataque e virou o jogo para o Ponta Grossa 2 a 1.

No segundo tempo, o árbitro marcou pênalti para o Maringá. Yan bateu e Donny defendeu.

Lambari empatou para em jogada bem trabalhada do time maringaense, deixando o placar em 2 a 2.

Gleyson mandou uma bomba e marcou para o Keima, fechando o placar em 3 a 2 para os donos da casa.

Com o resultado o Keima se classifica com empate na segunda partida, que será disputada em Maringá, para se classificar. Já o Oppnus precisa vencer por qualquer placar para provocar o jogo-desempate e recuperar a vantagem do empate.

Texto: Catve

Veja os gols:



Vídeo: youtube.com/BetoAranha1

Em casa, Campo Mourão derrota o Cascavel


Cascavelenses precisa de vitória para forçar o terceiro jogo. 

Jogando no ginásio Valternei de Oliveira, o LM/Casali/Campo Mourão/Fecam conseguiu uma vitória importante na estreia do time na fase de play-offs do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, na noite deste sábado (21), ao derrotar o Muffatão/Sol do Oriente/FAG/Mion/Cascavel Futsal pelo placar de 2 a 1.

O time comandado pelo técnico Márcio Rinaldo abriu o placar depois de uma roubada de bola de Biju, que tocou para Léo, que marcou para os donos da casa.

No 2º tempo, aos 7 minutos, Jonathas faz o segundo para o Campo Mourão.

Faltando 7 minutos para o fim do jogo, Guilherme diminuiu para o Cascavel: 2 a 1.

O jogo de volta acontece no dia 28, no ginásio da Neva. O atual campeão do estado precisa vencer para provocar a partida de desempate e recuperar a vantagem do empate. Já o Campo Mourão passa para a semifinal se não perder na segunda partida.

Antes da decisão da vaga no estadual, o Cascavel encara a Intelli/Orlândia-SP, na segunda-feira (23) pela Liga Futsal, no ginásio Sérgio Mauro Festugatto. O jogo é o primeiro da fase de quartas-de-final.

Veja os gols:



Texto e vídeo: Catve

Copagril busca empate no final e mantêm vantagem em Beltrão


Marreco tinha virado o jogo para 2x1, mas permitiu o empate nos segundos finais. Agora beltronense precisam vencer fora de casa para se classificar. 

Em um jogo muito disputado e com gols nos minutos finais, Cresol/Marreco Futsal e Copagril/Sempre Vida/Dalponte/Marechal Cândido Rondon empataram em 2 a 2, resultado que mantém a vantagem do Marechal no play-off. Com uma vitória simples na segunda partida, no dia 30, em casa, o time estará classificado.

O jogo começou com o Marreco dominando a posse de bola e partindo para o tudo ou nada. O time criou duas boas oportunidades no primeiro tempo, uma delas acertando a trave.

Porém, o castigo veio aos 16 minutos, quando Rangel entrou na área e sofreu falta do goleiro Barbosa. Na cobrança do pênalti, Marcio abriu o placar.

Pouco depois, Rangel e Barbosa se chocaram no ar batendo a cabeça. Os dois precisaram de atendimento médico, mas felizmente não houve nada de mais grave.

O segundo tempo foi ainda mais quente. O Marreco precisava ir atrás do resultado e teve muitas chances criadas. O goleiro do Marechal, João Neto, se destacou com três boas defesas. O empate do Marreco veio na finalização do pivô Gaúcho, em um chute forte de dentro da área, aos 15 minutos.

Faltando 4’23”, o ala Marcio foi expulso e a pressão do Marreco continuou. Em uma sobra de bola na área, Jê fez o gol da virada.

A partir daí, o Marechal passou a utilizar goleiro-linha, e deu resultado. Caio recebeu pela ala direita e acertou um chute cruzado no ângulo, fazendo o gol de empate e fechando o jogo em 2 a 2.

Se houver novo empate no jogo de volta, no dia 30, em Marechal Cândido Rondon, haverá mais uma partida para o desempate. Vitória para qualquer uma das equipes garante a vaga nas semifinais no segundo jogo.

Texto: Radiogol

Ouro: Umuarama vence o Quedas e fica há um empate das semifinais


Vitória fora de casa por 4x2 deixou o Umuarama Futsal próximo da classificação. 

A equipe do Oi/Oppnus/Penalty/Umuarama Futsal deu um passou importante rumo à fase semifinal do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro. Jogando no ginásio do Tarumã, em Quedas do Iguaçu, a equipe umuaramense venceu os donos da casa por 4x2 e ficou há um empate da classificação. Agora o Araupel/Quedas Futsal precisa vencer a equipe de Umuarama duas vezes para seguir na briga pelo título.

O jogo começou com dez minutos de atraso: alguns torcedores atiraram pedras na quadra, que precisou ser limpa antes da bola rolar. Com a quadra novamente em condição de jogo, as equipes fizeram um primeiro tempo equilibrado, com muita marcação dos dois lados.

Quem conseguiu furar primeiro o bloqueio adversário foi o Umuarama. Diego, do Quedas, recuou mal para o goleiro Rafinha e Augusto aproveitou para abrir o placar. Com o revés, o goleiro Pardal entrou no jogo em posição avançada, mas o primeiro tempo terminou mesmo em 1x0 para os visitantes.

Na segunda etapa o Quedas veio determinado a mudar o panorama da partida e foi com tudo para cima do Umuarama. O goleiro Deividi fez boas defesas em alguns lances, mas não conseguiu evitar o empate: 1x1. Mas quando parecia que o Quedas teria condições de virar a partida, Vítor marcou o segundo gol dos visitantes, deixando mais uma vez o Umuarama na frente do placar: 2x1.

O tento desestabilizou a equipe da casa que levou mais um, desta vez marcado por Daniel. O goleiro Pardal retornou à partida e, adiantado, levou o quarto gol do Umuarama – Daniel acertou um chute certeiro de sua área de defesa e marcou pela segunda vez na noite: 4x1.

Nos instantes finais o Quedas diminuiu o placar com Jean Magrão, em jogada de goleiro-linha, mas já era tarde para buscar a reação e o jogo terminou em 4x2 para o Umuarama.

Como não há saldo de gols na disputa dos play-offs, se o Quedas vencer o jogo do próximo sábado (28), em Umuarama, por qualquer placar, haverá uma terceira partida de desempate. Qualquer outro resultado garante a vaga para o time umuaramense.

Mercado da Bola: Ferretti renova com Joinville até 2016


O treinador mais vitorioso do futsal brasileiro, Fernando Ferretti, renovou contrato com a Krona/Joinville-SC nesta sexta-feira (20/09). Com o novo acordo, o profissional permanece na Krona até o fim da temporada 2016.

Desde a chegada à Joinville, no início da temporada 2012, Fernando Ferretti teve participação efetiva em nove competições disputadas. O treinador alcançou oito finais, conquistando cinco títulos pela Krona.

Entre os triunfos estão o inédito título da Superliga Nacional, o tricampeonato catarinense, o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina, da Copa Cataratas de Futsal, além do bicampeonato da Copa Gramado de Futsal. Também levou a Krona ao Vice-Campeonato da Liga Futsal e da Taça Brasil de Clubes 2012/2013.

Segundo o presidente da Krona Futsal, Valdicir Kortmann, a renovação faz parte da sustentabilidade do projeto do futsal em Joinville. “Pensamos na sequência do projeto e na busca por mais títulos para cidade. O objetivo é manter a equipe competitiva, reforçada pela manutenção de uma base para a próxima temporada”, afirmou.

Para o supervisor da Krona Futsal, James Veiga, o acerto fortalece o desenvolvimento da modalidade em Santa Catarina e a sequência do projeto Krona Futsal. “A equipe está se tornando referência e agregando dentro daquilo que já vem dando certo, diante dos resultados apresentados. A continuidade nos motiva a buscarmos mais títulos estaduais, nacionais, visando ainda triunfos internacionais”, comentou.  

Atualmente, Ferretti comanda a Krona na disputa da Liga Futsal e do Campeonato Catarinense. A equipe joinvilense tem a melhor campanha da competição nacional e está a um empate das semifinais.

Feliz pela prorrogação do contrato, Ferretti falou sobre a sequência do trabalho. “Estou contente pelo voto de confiança, depois de aproximadamente dois anos de trabalho em Joinville. A equipe atingiu um nível bom e está sabendo chegar às finais. Estamos prontos para ganhar campeonatos cada vez mais importantes”, destacou.

A Krona Futsal entra em quadra na quinta-feira (26/09), às 18h30min, no Centreventos Cau Hansen. O tricolor enfrenta a Copagril, de olho em uma vaga nas semifinais da Liga. No jogo de ida, a Krona venceu o clube paranaense, por 4 a 2.  

Texto: Renan Pereira (Assessoria da Krona/Joinville)

Com apoio da torcida, Keima Futsal quer reverter vantagem contra o Maringá


Jogo será disputado no ginásio Oscar Pereira, em Ponta Grossa. 

O Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro chegou em sua fase decisiva e o Keima Futsal entra em quadra neste sábado para encarar o Maringá, na última partida da equipe no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, que em reformas, fechará por aproximadamente 90 dias.

E para fazer valer a força da equipe jogando em casa, a equipe espera que o torcedor comparece em grande número para apoiar a equipe neste confronto, considerado por muitos como o mais equilibrado da fase quartas de final. Será o confronto do melhor ataque da competição (Maringá - 86 gols marcados), contra a melhor defesa (Keima Futsal - 42 gols sofridos).

Para tentar reverter a vantagem do Maringá, o Keima Futsal tem se dedicado muito nos treinamentos da semana. Apesar de cometer alguns vacilos nas fases anteriores, que custou à equipe decidir esta fase fora de casa, a equipe mostra-se muito confiante em conquistar uma das quatro vagas á semi final da Chave Ouro. Com todo o elenco a disposição para este sábado, o objetivo é vencer o adversário, revertendo a vantagem, que lhe dará o direito de chegar as semi finais caso conquiste um empate na partida de volta, que acontecerá no dia 28, sábado, em Maringá.

Mesmo muito confiantes, todos no elenco reconhecem a força do adversário, que também tem um elenco muito qualificado e experiente e que será preciso muita atenção, cometendo o mínimo possível de erro para sair de quadra com a vitória.

Campanhas

Keima Futsal
24 jogos
12 vitórias
04 empates
08 derrotas
59 gols marcados
42 gols sofridos
Classificação 1ª Fase - 4º lugar - 26 pontos
Classificação 2ª Fase - 3º lugar - 14 pontos
Principais Artilheiros: Marlon(10), Dilvo(08) e Émerson(07).

Maringá
24 jogos
15 vitórias
02 empates
07 derrotas
86 gols marcados
45 gols sofridos
Classificação 1ª Fase - 2º lugar - 28 pontos
Classificação 2ª Fase - 2º lugar - 19 pontos
Principais Artilheiros: Bruno(14), Régis e Mauricinho(10) e Lambari(07).

Histórico de Confrontos

Neste ano, as duas equipes se enfrentaram em apenas uma oportunidade. Foi justamente na primeira rodada da competição, quando na estréia do Keima Futsal, em 16 de março, a equipe de Ponta Grossa venceu por 1 a 0, em partida muito disputada e com gol marcado no minuto final de partida, anotado pelo ala Gleyson em cobrança de pênalti.


Fonte: Blog Keima Futsal

Copagril vai a Francisco Beltrão iniciar o mata-mata da Chave Ouro


O time de Marechal Rondon vê no estadual a grande chance de conquistar um troféu importante em 2013. 

Após começar as quartas-de-final da Liga Futsal com uma derrota para o Joinville, em casa, no dia 16, a Copagril/ Sempre iniciará neste sábado (21/09), a disputa de mais um importante mata-mata. Às 20h30, no ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão, os rondonenses irão enfrentar o Marreco, no duelo de ida pela fase quartas-de-final da Chave Ouro, o Campeonato Paranaense de Futsal.

Com a situação na competição nacional difícil de ser revertida (no dia 26, terá que vencer o Joinville, melhor equipe da competição, na casa do adversário, no tempo normal e na prorrogação), o time de Marechal Rondon vê no estadual a grande chance de conquistar um troféu importante em 2013.

Para seguir com boas chances de alcançar este objetivo, a expectativa é poder repetir o resultado do único duelo entre as duas equipes este ano. No dia 16 de março, a Copagril estreou no Paranaense com uma goleada por 6 a 2, no mesmo ginásio Arrudão. O confronto de volta está marcado para o dia 30 de setembro no Ney Braga. Em caso de dois empates ou uma vitória para cada lado, uma terceira partida, também em Marechal Rondon e com vantagem do empate para a Copagril, será disputada.

Além de Marreco e Copagril, outros três confrontos acontecem neste sábado (21/09) pela ida das quartas-de-final. Em Quedas do Iguaçu, o time dirigido pelo rondonense Roberto Nunes encara o Umuarama. Deste duelo sai o possível adversário da Copagril na semifinal. Em Campo Mourão, o time da casa recebe o Cascavel, enquanto em Ponta Grossa, o Keima Fitsal encara o Maringá.

Marreco confiante

Para muitos torcedores do Cresol/Marreco Futsal, é possível surpreender o Marechal nas quartas de final da Série Ouro e chegar à tão sonhada semifinal. Mas quem fez os beltronenses acreditarem nisso é o técnico Fabinho Gomes, que organizou uma equipe até então frágil e sem confiança.

Quando ele chegou, em maio deste ano, a equipe tinha dez jogos, três vitórias e sete derrotas. Restavam apenas quatro jogos na primeira fase e a classificação era ameaçada. Mas as vitórias diante do Quedas Futsal (4x3) e Cascavel (3x2) e o empate fora de casa contra o Foz Futsal (2x2) garantiram o Marreco vivo na competição.

Em dez jogos na segunda fase, o time beltronense somou mais pontos que em 14 na primeira etapa da competição. Foram 16 contra 17 da segunda fase. Com Fabinho Gomes, o Cresol/Marreco Futsal tem 14 jogos, 7 vitórias, 3 empates, 4 derrotas, 36 gols marcados, 32 levados, 24 pontos ganhos e um aproveitamento de 57%.

Agora, indiferente da classificação ou não para a semifinal, alguém tem dúvida de que ele deve ser o técnico do Cresol/Marreco Futsal no ano que vem?

Texto: Olho na Bola e Jornal de Beltrão

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification