Mercado: Umuarama Futsal com elenco quase definido para 2015


Reformulação: quatorze atletas foram confirmados e mais dois completarão o plantel umuaramense. 

Depois de muitos contatos finalmente o Umuarama Futsal ja tem definidos os nomes dos atletas que irão compor o elenco para as disputas da Liga Futsal, Chave Ouro do Paranaense, Jogos Abertos e outras competições de 2015.  Até agora foram confirmados 14 nomes e no inicio de janeiro mais dois nomes deverão ser anunciados pela diretoria da AFSU, que deverá anunciar também a data para a apresentação oficial do time em jantar, que deverá contar com a presença de autoridades e torcedores, e a data mais provável será dia 05 de fereveiro.

Novos integrantes na diretoria

Ao mesmo tempo em que o supervisor Irio Daroz Brol e a comissão técnica resolvia problemas quanto à contratação de atletas e a preparação para recebê-los, a diretoria também se mexeu muito no final de 2014. Foram covidados vários empresarios da cidade que, a partir desta temporada, vão trabalhar para que o futsal de Umuarama fique cada vez mais forte. Os nomes desses empresarios serão divulgados no mesmo dia da apresentação dos jogadores. Além de Irio Daroz Brol, que segue na supervisão da equipe e do técnico Maneca, foram confirmados os nomes de Eduardo Nart Ugioni (preparador fisico), Menoel Henrique  Benitez (atendente) e Kucino Maluf Mnegasso (fisioterapeuta).

Rádio Universitária e TVUP novamente na parceria

A exemplo do que ocorreu no ano de 2014 a Unipar, através da Rádio Universitária  107,7 e TVUP canal 53, estará em parceria com o Umuarama Futsal, com a emissora (rádio) transmitindo todas as partidas do time na Liga, no Paranaense e nas demais competições em que o representante umuaramense participar. A TVUP também realizará cobertura dentro do estado, em jogos em casa e principalmente em jogos fora de casa, para aproximar ainda mais o time e a torcida de Umuarama e região.

O elenco

Os jogadores que ficaram na equipe, remanescentes de 2014 são:

  • Sol e Mar (ala dir)
  • Madson (ala esq),
  • Caio Henrique (ala esq)
  • Pedro (ala/pivo)
  • Rodrigo (ala dir)
  • Guilherme Ouxita (ala esq)
  • João Vitor (goleiro, vindo da base)

Os novos contratados:

  • Bruno Lambão (goleiro), ex-Crateús –CE
  • Paulo Vitor (fixo), ex-Crateús-CE
  • Hiago (fixo), ex-São Lucas/Paranavaí-PR
  • Levy (ala dir), ex-Horizonte Futsal-CE
  • Léo Rumenigue (ala esq), ex-Tinguá Futsal-CE
  • Fábio Júnior (pivô), ex Joaçaba Futsal-SC
  • Weverton Garrincha (pivo), ex-Grêmio Mogiano-SP

Fonte: Geraldo Tapia (Blog Esporte Show Umuarama)

Ampere confirma que participará da Chave Ouro 2015


Clube do sudoeste promete anunciar um elenco reformulado, a partir da próxima segunda-feira.

Acabou o período de incertezas e o Notável/Ampere Futsal vai disputar a Chave Ouro 2015. A equipe do técnico Mauro Córdova, que passou por dificuldades financeiras em 2014, não vai abandonar o projeto, que começou em 2010 na Chave Bronze e que chegou entre os oito melhores do Paraná na elite do futsal neste ano.

É claro que o investimento deve ser menor que o de 2014, mas a equipe amperense deve anunciar na próxima segunda-feira, dia 5 de janeiro, os seus primeiros reforços para a próxima temporada. A intenção é apostar em jogadores mais jovens, que precisem da vitrine que é jogar o campeonato estadual mais acirrado do país.

“Ainda estamos correndo atrás de parcerias, mas o time está confirmado. Temos que pensar ainda melhor nos nomes a serem contratados, mas já temos dois jogadores acertados. Não vou divulgar os nomes ainda”, comenta o técnico Mauro Córdova, que está no comando da equipe desde 2010. “A temporada de 2014 foi muito boa, conseguimos dois títulos dos Jogos Abertos e o da Copa Rádio Chopinzinho. Vamos fazer de tudo para ter um bom ano também em 2015”, complementa o treinador amperense.

Dois Vizinhos

Terceiro colocado na Chave Prata, o Dois Vizinhos Futsal perdeu o seu principal patrocinador, a Concrevalle. Com isso, a diretoria segue correndo atrás de recursos para viabilizar a sua primeira participação na Série Ouro. O projeto no município começou em 2012 na Série Bronze.

Texto: Adolfo Pegoraro (EsportePR)

Mercado: goleiro João Neto renova com a Copagril


A saída do goleiro paraibano João Neto havia sido anunciada pela Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Rondon assim que se encerraram as atividades deste ano. Porém, depois de alguns dias de renegociação, o atleta e a equipe acertaram a permanência dele para a temporada de 2015. Desta forma, João Neto vai para a sua terceira temporada defendendo o arco rondonense. Ele dividirá a posição com o recém-contratado Donny (ex-Cascavel) e o jovem Dalton, que fará a segunda temporada na Copagril.

“Como todos sabem, abri mão de algumas coisas no primeiro ano para ficar na Copagril, e acho que isso já diz tudo sobre o que penso do projeto, da cidade e dos envolvidos. Tenho um carinho enorme e especial por quem me abriu as portas e sempre tive o desejo de passar vários anos em Marechal. Quando tomei a decisão de ir embora, as coisas se desenhavam para seguir um caminho, mas depois tomaram outro rumo, de reformulação, e isso influenciou bastante. Quis fazer parte disso novamente, assim como foi em 2013, quando o elenco foi praticamente todo remontado e fui muito feliz", revelou João Neto.

A Copagril conta ainda com a permanência de um quarto goleiro, vindo das categorias de base do time. Trata-se do rondonense Matheus, mais conhecido como Obina, que está na equipe desde o ano passado.

Além dele, Augusto, Rafael e Carlos, os outros três atletas da base que entraram para a equipe profissional no ano passado, continuam fazendo parte do elenco.

Mercado: Guarapuava contrata pivô campeão da Liga Futsal 2014


Mauricinho (foto), que quase defendeu o CAD em 2011, foi confirmado nesta segunda-feira. 

Guarapuava (PR) - Final de ano se aproximando, temporada 2014 encerrada com todos os campeões do futsal brasileiro definidos, mas nos bastidores da modalidade, as equipes seguem trabalhando na busca por reforços e no caso do Clube Atlético Deportivo não é diferente.

A equipe acertou a contratação de mais um importante jogador dentro do planejamento para 2015. Trata-se do pivô Maurício Albuquerque Drumond Gomes, o Mauricinho; experiente jogador de 27 anos de idade (completará 28, no próximo dia 8 de janeiro), que recentemente conquistou a Liga Futsal e a Liga Paulista pelo Futsal Brasil Kirin/Sorocaba (SP).

Mauricinho faz o chamado pivô de referência. Goleador pelas equipes por onde passou, marcou 4 gols na Liga Futsal. No Paraná, Mauricinho atuou no Francisco Beltrão Futsal (2009), Umuarama (2010) e pelo Ciagym Maringá Futsal (2013), onde se destacou na temporada 2013, sendo um dos principais jogadores do time maringaense, situação que chamou a atenção dos sorocabanos do Futsal Brasil Kirin, que o contrataram para a temporada 2014.

Sonho antigo, do Cube Atlético Deportivo, em 2011 a diretoria havia acertado com o pivô. Porém, uma proposta financeira irrecusável, com valores muito acima do que o clube guarapuavano poderia lhe oferecer, tirou o atleta da rota de Guarapuava para o outro lado do Mundo. Mauricinho foi jogar no Al Rayyan, do Qatar, onde também teve uma passagem vitoriosa. Agora, quatro anos depois da tentativa de contratação, o jogador  enfim chega para vestir a camisa do CAD.

MAURICINHO
NOME: Maurício Albuquerque Drumond Gomes
NASCIMENTO: 08/01/1987
LOCAL: Belo Horizonte (MG)
POSIÇÃO: Pivô

* Atlético Mineiro (MG) - 2006
- Campeão Mineiro Sub-20

* Ulbra (RS) - 2007
- Campeão Gaúcho Sub-20

* Minas Tênis Clube (MG) - 2008
– Campeão Mineiro 2008

* Francisco Beltrão Futsal (PR) - 2009

* Santa Fé (SP) - 2009

* Umuarama Futsal - 2010

* Al Rayyan (Qatar) - 2011
- Campeão Liga Nacional Qatar 2011
- Campeão da Copa do Qatar 2011

* Assoeva (RS) - 2012

* Ciagym Maringá (PR) - 2013
- Campeão JAP's 2013

* Futsal Brasil Kirin/Sorocaba (SP) - 2014
- Campeão Liga Futsal 2014
– Campeão Liga Paulista 2014

Texto: Assessoria do CAD.

Chave Ouro 2015: mais dúvidas que certezas


O time do Ampére Futsal (foto), que chegou entre oito melhores neste ano, ainda não sabe se vai participar da competição estadual em 2015. 

Há dois dias do final de 2014, o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, de 2015, ainda é dúvida para diversas equipes do estado. Embora alguns elencos já estejam fechados, como o do Marreco Futsal e da Associação de Futsal Pontagrossense (AFP), e outros estejam bem perto de serem definidos, como Guarapuava e Cascavel, a maioria das equipes ainda não anunciou contratações para a próxima temporada e boa parte ainda vive a incerteza da participação.

É o caso da equipe do Ampére Futsal. Em novembro, o clube anunciou a criação de um grupo gestor e o início do projeto 2015. Mas, depois disso, a equipe que foi campeã da Chave Prata de 2013 e que chegou entre os oito melhores da Chave Ouro de 2014, chega no final de dezembro com mais dúvidas do que respostas.

No decorrer da temporada, o clube do sudoeste sofreu com problemas financeiros, tendo que dispensar vários atletas. Para 2015, caso a participação seja confirmada, a folha salarial será bem mais modesta do que em anos anteriores: "A gente já está conversando com alguns jogadores, mas não deixamos nada certo. Primeiro temos que fechar com os patrocinadores. A minha vontade é manter o time na elite", disse o técnico Mauro Córdova, na semana passada, em entrevista à Rádio Onda Sul FM, de Francisco Beltrão.

Nos bastidores, o clima também é de incerteza para diversas equipes, como Campo Mourão, Clevelândia, Associação Cascavelense (ACF) e Ciagym Maringá. Caso a participação destas equipes se confirme, todas deverão montar elencos de baixo orçamento.

O equipe do Ciagym , por exemplo, disputou a Liga Futsal em 2013, mas desistiu da vaga na competição nacional em 2014 por falta de apoio financeiro. A crise financeira levou vários atletas a deixar o clube já no primeiro semestre, para defender outras equipes na Liga Futsal.

Poucos restaram até o fim da temporada e, destes, alguns já acertaram suas saídas para outras equipes. São os casos do goleiro Henrique, que foi para o Cascavel, e dos jogadores de linha Rangel e Edu, que defenderão o Marreco Futsal em 2015. Os alas Lambari (que vai para Ponta Grossa) e Darici (se transferindo para a ASIF-RS) e o preparador de goleiros Gerson Móvio (também indo para a ASIF) já confirmaram suas saídas. Assim, caso a participação se confirme, em 2015, a tendência é que o orçamento seja reduzido.

Regulamento

Às vésperas da competição deste ano, as equipes de Quedas do Iguaçu, Pato Branco e do Foz Futsal desistiram da disputa da Chave Ouro. Com isso, a competição ficou com apenas 13 equipes. Com o número reduzido de participantes, a decisão do arbitral foi de uma competição sem rebaixamento e com três equipes subindo da Chave Prata (Caramuru, Itaipulândia e Dois Vizinhos).

Conforme o regulamento aprovado no arbitral da Chave Ouro, caso alguma equipe que participou da competição em 2014 desista, a vaga não poderá ser preenchida por outro clube vindo da Chave Prata. Assim, só haverá substituição de equipes caso haja desistência entre os times que conquistaram seu acesso na 'Prata' deste ano.

Assim, caso a decisão dos últimos arbitrais não seja revista na próxima reunião, é possível que a principal competição do futsal paranaense tenha, mais uma vez, um número reduzido de equipes para 2015.

Justiça suspende eleições na Federação Paranaense de Futsal


As eleições na Federação Paranaense de Futebol de Salão, marcadas para o próximo dia 29 de dezembro, foram suspensas em razão de uma Ação Cautelar com Pedido de Liminar, impetrada pela Liga Parananguara de Futsal, protocolada sob o nº 29.134-27, que requeria a concessão da liminar com a suspensão das eleições marcada, de forma irregular, deixando de observar as normas estatutárias da entidade que administra o futebol de salão no Paraná.

Na petição assinada pelo advogado Glaucio Antonio Pereira, consta que: “O atual presidente da FPFS Jesuel Laureano de Souza, convocou eleições para a nova diretoria/presidência que administrará a primeira ré (FPFS) entre 2015 e 2018. Ocorre que tal convocação, bem como a definição das regras eleitorais, feriu as normas e princípios diversos, entre os quais se destaca a publicidade, isonomia e boa-fé objetiva. Tais transcrições feriram direitos (eleitorais) dos associados, inclusive da autora – Liga Parnanguara.

Segundo os interessados em concorrer às eleições, o atual presidente da FPFS, deixou de cumprir com os estatutos e, trabalhou na chamada “calada da noite”, sem qualquer comunicação aos filiados, assim como aos possíveis candidatos oposicionistas, não dando nenhuma informação a respeito de como se faria as inscrições das chapas. Antonio Carlos Moreira Filho, ex-funcionário e com 30 anos de trabalhos para a FPFS, é o candidato mais forte de oposição, não conseguiu obter inscrição de sua chapa por falta de informações da Federação, razão que gerou a ação na Justiça Cível.

DESPACHO 

Recebido os autos do processo, a MM. Juíza Substituta Carolina Gabriele Spinardi Pinto, acatou as alegações apresentadas pelo advogado Glaucio Antonio, exarado o seguinte despacho.

“Relatei. Decido.

Embora o autor tenha nomeado a presente ação de "cautelar", a natureza do provimento pretendido é, na verdade, de antecipação de tutela. Isto porque o que o autor quer é, de imediato, o resultado útil que a demanda lhe trará, qual seja, o impedimento da realização das eleições de acordo com as normas definidas em assembleia que considera nula.

Esta natureza diversa não impede, contudo, o conhecimento do pedido porquanto o §7º do art. 273 do Código de Processo Civil estabeleceu verdadeira fungibilidade entre os provimentos jurisdicionais de urgência, gênero do qual a cautelar e a antecipação de tutela são espécies.

Pois bem, para a antecipação dos efeitos da tutela o art. 273 do Código de Processo Civil exige a presença de prova inequívoca capaz de fazer surgir um juízo de verossilimilhança das alegações. Conquanto frequentemente se equipare a verossimilhança ao , não há fumus boni iuris equivalência entre os institutos na medida em que a verossimilhança se mostra mais densa do que a mera fumaça do bom direito.

No caso dos autos, tenho que a prova inequívoca constitui-se nos documentos juntados com a inicial, em especial a Ata de Assembléia Geral Extraordinária realizada em 06/12/2014 (mov. 1.15) e o edital de convocação publicado em 15/12/2014 (mov. 1.16). Estes documentos permitem verificar que entre a data da assembleia convocada para a definição do regimento eleitoral e a realização do pleito não se chegou a alcançar o intervalo de 30 (trinta) dias.

Ora, é certo que qualquer processo eleitoral deve ser orientado, entre outros, pelo princípio da ampla publicidade. Ocorre que em menos de 30 (trinta) dias é absolutamente impossível que se garanta tal publicidade.

Não só isso. Da análise do edital de convocação, publicado em 15/12/2014 (mov. 1.16), vê-se que o prazo concedido para o registro de chapas foi de três dias - dia 18/12/2014 - o que também aponta para uma ofensa aos princípios eleitorais.

CONCEDIDO O PEDIDO .

A Decisão

praticamente impossível a divulgação das propostas dos concorrentes de forma a permitir que os eleitores possam escolher de forma consciente.

Tenho, portanto, que restaram plenamente demonstradas a prova inequívoca e a verossimilhança das alegações. Entretanto, não considero útil a determinação de imediata exibição da relação dos filiados com direito a voto. Isto porque a exibição poderá ser requerida no curso do processo de conhecimento e não surtirá efeitos ante a concessão da ordem de suspensão das eleições.

1. Pelo exposto, para o fim de defiro parcialmente a liminar pleiteada suspender as eleições designadas para o dia 29/12/2014, até ulterior deliberação judicial.

Intimem-se os réus da presente decisão.

2. Citem-se os réus para que, querendo, ofereçam contestação no prazo de 05 (cinco) dias, o qual terá início apenas após o reinício do fluxo normal dos prazos perante este E. Tribunal de Justiça.

3. Distribua-se e registre-se.

4. Decorrido o prazo sem a apresentação de contestação, façam-se os

autos conclusos.

Curitiba, 19 de Dezembro de 2014.

Carolina Gabriele Spinardi Pinto

Juíza de Direito Substituta”

Assim, a R. decisão faz com que novos editais sejam publicados designando nova data para o pleito, assim como, a atual presidente da FPFS terá que revelar as normas para as inscrições dos futuros candidatos e a composição de suas chapas. Tudo deverá ocorrer no próximo ano.

Fonte: Radiogol.

Mercado: Foz Cataratas já tem 11 atletas confirmados para 2015


O pivô Vini, ex-Campo Mourão, é uma das novidades do time de Fronteira. 

A equipe do Foz Cataratas Futsal segue montando seu elenco, pensando na temporada de 2015. Nesta terça-feira, 23, a diretoria do clube confirmou a permanência do técnico Fabinho Gomes e mais 11 atletas, sendo sete renovações e quatro reforços.

Confira a lista divulgada pelo clube iguaçuense:

Novas contratações:
Douglas/Toledo - goleiro
Xandy/Triunfo- RS - ala esquerdo
Neto/Itaipulândia - fixo
Vini/Campo Mourão - pivô

Renovações de contrato:
Fabinho Gomes - treinador
Caíque - goleiro
Roger - ala esquerda
Rodrigo ala direita
Murilo - fixo/ala
Léo Silva - ala direita
Willian - ala esquerda
Douglas Jesus - pivô

Mercado: Marreco fecha elenco para 2015


Clube beltronense anunciou três reforços para começar a temporada. 

O Cresol/Marreco Futsal terá em 2015 dois jogadores a mais que em 2014. Serão 17 atletas à disposição do técnico Nelsinho Bavier. Segunda-feira, dia 22, a diretoria da equipe beltronense anunciou a contratação de mais três atletas e fechou o time para a próxima temporada: o goleiro Gadens (ex-Dois Vizinhos), o ala/pivô Rafinha (ex-Dois Vizinhos) e o pivô canhoto André (ex-Cruz Alta/RS). Além deles, a diretoria já havia renovado com o goleiro Barbosa, o fixo Magui e os alas Canhoto, Pábrio, Suelton, Vitinho e Jean Neguinho. Os demais contratados, que já haviam sido anunciados, são o goleiro Nando (ex-Salto do Lontra), o fixo Neto Caraúbas (ex-Dois Vizinhos), os alas Edu (ex-Maringá), Diego (ex-Cascavel), Rangel (ex-Maringá), Andrew (ex-Cachoeirinha) e o pivô Diego César (ex-Ampere).

A pré-temporada inicia no dia 3 de fevereiro de 2015, pois a Série Ouro deve começar na segunda quinzena de março. A previsão é de 45 dias de preparação. E o Cresol/Marreco Futsal deve disputar mais uma vez a Copa Rádio Chopinzinho/Doce Docê de Futsal, que vai servir para dar ritmo de jogo ao time.

André

O pivô André já jogou no Cresol/Marreco Futsal em 2011, quando foi campeão da Taça Jorge Kudri e da divisão A dos Jogos Abertos do Paraná. No ano seguinte, foi campeão da Liga Futsal pela Intelli, de Orlândia (SP). E em 2014, o jogador estava atuando da equipe de Cruz Alta (RS).

André Luiz Gonçalves nasceu em 20 de setembro de 1980 em Porto Alegre (RS). Começou a jogar futsal no Internacional, ainda nas categorias de base. Jogou profissionalmente no time colorado de 1998 a 2001. Ainda em 2001, teve uma passagem pelo Flamengo. Em 2002, teve passagem pelo Bento Gonçalves Futsal. No ano seguinte, voltou para o Inter e, no segundo semestre, foi contratado pelo Pato Branco. Nesta temporada, jogou contra o Beltrão Futsal, no clássico regional. André começou a temporada de 2004 no Pato Branco e terminou no Veranópolis (RS). Em 2005 e 2006, jogou a Liga Futsal pelo Cortiana, de Farroupilha (RS). No ano seguinte, o atleta vestiu a camisa do Carlos Barbosa (RS) e, em 2008, foi jogador do Horizontina (RS). Em 2009, André atuou pelo São José (SP). No ano passado, ele jogou no São Paulo na Liga Futsal, o time era treinado por Fabinho Gomes, ex-Beltrão Futsal. Mas em agosto do ano passado, André foi contratado pelo Belenenses, de Lisboa (POR), equipe que ficou até junho deste ano, quando terminou a temporada europeia.

Dentre as principais conquistas de André, estão dois títulos do Campeonato Gaúcho, em 2000 pelo Inter e em 2005 pelo Cortiana. Ainda pelo Inter, jogando ao lado de Nelsinho Bavier e o goleiro Barbosa, André conquistou o título da Taça Brasil em 1999 e o Sul-Americano em 2000. Em 2001, com o Flamengo, ele conseguiu o seu melhor desempenho na Liga Futsal, ficando em terceiro lugar. Pelo Pato Branco, em 2003, André foi campeão dos Jogos Abertos do Paraná e, em 2004, dos Jogos Abertos Brasileiros.

“Em 2011, cheguei no Marreco em um período diferente, estava jogando no futsal português. Demora um pouco para se adaptar novamente. Sei que posso render muito mais do que a torcida viu e por isso estou voltando”, afirma André.

Rafinha

O ala/pivô Rafael Manenti, o Rafinha, 21 anos, é cria do Cresol/Marreco Futsal. Ele é filho do artilheiro Valme, jogador que fez história no futsal beltronense nas décadas de 1990 e 2000. Rafinha ficou na equipe beltronense até o fim de 2013, quando acertou com o Concrevalle/Dois Vizinhos Futsal para jogar a Série Prata e pegar mais experiência. Deu certo, pois fez seis gols no Campeonato Paranaense. Agora, de voltar ao Cresol/Marreco, Rafinha quer se firmar na equipe beltronense. “Sei que vai ser difícil a briga por uma vaga na equipe, pois são 17 atletas no grupo. Mas estou evoluindo a cada ano e pretendo fazer uma boa temporada”, comenta o jogador.

Gadens

O goleiro Felipe Gadens, 20 anos, também é cria do Cresol/Marreco Futsal. Foi o terceiro goleiro da temporada de 2011, atuando ao lado de Felipe e Barbosa. Depois, em 2012 e 2013, jogou pelo Notável/Ampere Futsal, as séries Bronze e Prata. Em 2014, foi contratado para jogar a Série Prata pelo Concrevalle/Dois Vizinhos Futsal, sendo um dos destaques da equipe do técnico Antônio Vaz, o Foca. Mais experiente, Gadens volta ao Cresol/Marreco em um patamar elevado, para brigar pela titularidade com Nando e Barbosa. O clube quer trabalhar com a possibilidade de torna-lo titular absoluto da equipe dentro de três ou quatro anos. “O desafio é muito grande e a disputa vai ser boa. A equipe está ficando forte e espero mostrar um bom trabalho nesta volta à equipe”, diz Gadens, que é natural de Renascença e já é formado em Educação Física (licenciatura).

Texto e foto: Adolfo Pegoraro (EsportePR)

Mercado: Cascavel anuncia o artilheiro prata-da-casa


Nesta segunda feira o Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal apresentou o seu novo reforço para a próxima temporada, o pivô Sineu que estava no ADM Engelharia/Toledo. 
Sineu Barbosa de Figueiredo Junior, o Sineu, tem 29 anos, é natural de Cascavel e este ano jogou pelo Toledo Futsal sendo o terceiro artilheiro da Chave Bronze com 33 gols e ajudando o Toledo a conseguir a vaga na Chave Prata.
O pivô Sineu começou jogando futsal no Cascavel Futsal em 2004, tendo se sagrado campeão Paranaense em 2005. Depois passou pelo Capital Leônidas Marques Futsal, ACF Futsal, Corbélia e Toledo. Tem no seu curriculum, além do titulo da Chave Ouro, bicampeão Paranaense sub-20, vice da Chave Bronze (Capital Futsal), campeão da Chave Prata (ACF Futsal). Em 2013 foi o vice artilheiro da Chave Ouro.

Sineu se junta ao ala Pulga (ex-Joaçaba), ao goleiro Henrique (ex-Maringá) e ao pivô Ninho (ex-Saudades-SC) como o quarto reforço do Cascavel Futsal para 2015.

Nei Victor se mostra satisfeito: "É mais um bom reforço, jogou aqui muito novo, agora adquiriu experiência e é um artilheiro, conheço bem porque sempre acompanhei a sua evolução, estou muito feliz com os jogadores contratados, dentro do que planejamos, vamos continuar com calma vendo as possibilidades de reforçarmos mais o elenco."

Texto: Assessoria do Cascavel Futsal.

Chave Ouro: PFFS entrega premiação ao campeão


O Presidente da Federação Paranaense de Futsal, Jesuel Laureano Souza, fez a entrega, nesta quinta-feira (19), do prêmio ao campeão da Série Ouro – 2014 do Campeonato Paranaense de Futsal Kaiser/Kagiva.

Desta feita um Renault Clio, que cabe ao Poker/Guarapuava Garden Shopping/Óleo Leve Futsal - grande campeão da Série Ouro de 2014. “Um veículo zero quilômetros é o prêmio que a Federação vem proporcionando às equipes que chegam ao esse título. É uma inovação que aconteceu nos últimos três anos e queremos repetir nos próximos anos com prêmio quem sabe até maior”, diz Jesuel.

Estiveram em Curitiba para receber a premiação o Presidente Clube Atlético Deportivo, Fabio Roberto Lustosa e o supervisor da equipe, José Walter Liberato.  esteve em Curitiba para receber a premiação: “É um prazer receber das mãos do presidente um prêmio como este. Um carro zero quilômetro, reconhecimento do trabalho bem feito de todo o grupo gestor e de uma cidade”, afirma Liberato. Na oportunidade o supervisor salientou também o trabalho da Federação: "Promotora do maior e melhor campeonato do Brasil", diz.

Nossa equipe fica lisonjeada e feliz, motivada para melhorar a cada ano. “Vamos dar continuidade ao trabalho que foi feito até agora, reforçar ainda mais a equipe para buscar o próximo campeonato”, comenta.

Independente Futsal é campeão do Abertão Regional 2014


Na noite desta sexta-feira, dia 19, o ginásio municipal Prefeito Joaquim Prestes (Joaquinzão) , em Guarapuava, recebeu a final do 26º Abertão Regional de Futsal. Em um jogo marcado pelo equilíbrio, o Independente Futsal derrotou a equipe da Anvisa Keima Futsal/Loja das Persianas por 3x2 e se sagrou, pela primeira vez, campeão do certame.

Quem se acostumou com os jogos lotados na Liga Futsal e nas finais do Campeonato Paranaense, viu um público modesto em relação aos jogos do CAD. Outro detalhe era o pequeno número de jogadores nas duas equipes. O Independente tinha apenas um jogador no banco de reservas, enquanto a Anvisa iniciou o jogo com dois suplentes, mas contando com atletas que chegaram no decorrer da partida (pois estavam trabalhando no comércio da cidade).

Apesar das dificuldades, o que se viu foi um partida muito disputada, com várias alternativas e definida nos detalhes. Logo no primeiro tempo, a arbitragem expulsou um jogador de cada lado (Diego, do Independente, e Chucky, da Anvisa), causando muita reclamação das equipes e dos torcedores. Além disso, as expulsões diminuíram ainda mais as opções nos bancos de reservas (no caso do Independente, os cinco jogadores restantes tiveram de levar o jogo até o final, sem substituições).

Com um jogador a menos de cada lado, os gols logo saíram: Geovani aproveitou jogada de contra-ataque e marcou para o Independente. Na jogada seguinte, Eliezer empatou para a Anvisa.

No segundo tempo, o jogo ficou mais cadenciado e com as equipes desperdiçando várias chances de gol. Até que Fábio, artilheiro da competição, bateu na saída do goleiro, colocando o Independente na frente do placar. Com o revés, a Anvisa foi para o ataque com goleiro-linha: a tática deu resultado e Tanaka completou o chute do goleiro Cachorro para empatar o jogo novamente: 2x2.

Como a primeira partida entre as duas equipes terminou empatada em 2x2, o jogo se encaminhava para a prorrogação. Mas, faltando um minuto para o final, Bochecha foi expulso na equipe da Anvisa. A bola mal saiu e Fábio mandou uma bomba marcando pela segunda vez na noite (e pela 17ª vez na competição), definindo a vitória por 3x2.

Clique aqui e veja as fotos da decisão.

Veteranos

Na decisão da categoria veteranos, que também foi disputada na sexta-feira, o Tecsolo/Frigel/Amigos da Bola goleou o BEC/Ictus/Natofarma/Promissor por 6x3 e garantiu o título. Confira a lista dos campeões nas demais categorias do 26º Abertão Regional de Futsal:

  • Sub 07: Futsal Kids/Colégio Aliança/CAD
  • Sub 09: Pinhão Futsal
  • Sub 11: Escola de Futebol/Futsal Faculdade Guairacá
  • Sub 13: Escola de Futebol/Futsal Faculdade Guairacá
  • Sub 15: Guairacá/Frigorífico Padilha/Futsal Kids/Colégio Aliança/CAD
  • Sub 17: Deportivo/Promissor Seguros
  • Feminino: Faculdade Guairacá/Frigorífico Padilha

Marreco contrata jovem promessa do futsal gaúcho


O jovem ala Andrew (ex-Afusca/Cachoeirinha) é a novidade do time de Francisco Beltrão. 

Com o objetivo de brigar pelo título da Chave Ouro em 2015, o Cresol/Marreco Futsal segue se reforçando para a próxima temporada. Na sexta-feira, dia 19, a equipe de Francisco Beltrão anunciou a contratação do ala-direita Andrew Machado, de 19 anos, que jogou o Campeonato Gaúcho 2014 pelo Afusca, de Cachoeirinha. Trata-se de uma jovem promessa do futsal gaúcho e se destaca pela habilidade e velocidade nas jogadas.

Andrew é uma indicação do técnico Nelsinho Bavier, que treinou o Afusca nos últimos três anos. Em 2013, inclusive, o treinador levou a equipe de Cachoeirinha para a semifinal do Campeonato Estadual. “O Andrew é um jogador com um grande potencial e que se destacou no Afusca. Pretendo dar espaço para ele no Marreco, vai nos ajudar muito durante a temporada”, comenta Nelsinho, que se apresenta com o grupo na primeira semana de fevereiro de 2015.

Natural de Porto Alegre (RS), Andrew fez a sua base no Cepe, de Canoas (RS). Depois de atuar pelo Afusca profissionalmente por dois anos, ele passou um mês no Kuwait para jogar o campeonato do Ramadã. Vestiu a camisa do Al Salmya Club.

Agora Andrew está otimista para a sua primeira temporada no futsal paranaense. “Estou muito feliz em ter acertado, a estrutura é muito boa. Estar otimista é muito pouco para mim, espero fazer uma grande temporada. Vejo que o grupo está ficando muito forte e temos um treinador de sucesso”, afirma o jogador.

Jogadores

Com a contratação de Andrew, o Cresol/Marreco Futsal já tem 14 jogadores para a temporada 2015: os goleiros Nando (ex-Salto do Lontra) e Barbosa, os fixos Neto Caraúbas (ex-Dois Vizinhos) e Magui, os alas-esquerdas Edu (ex- Maringá), Diego (ex-Cascavel), Canhoto e Pábrio, os alas-direitas Andrew (ex-Afusca), Rangel (ex-Maringá), Vitinho, Jean Neguinho e Suelton, e o pivô Diego César (ex-Ampere).

A diretoria beltronense vai anunciar ainda nesta semana a contratação de mais um goleiro, de um pivô canhoto e de um ala-direita. O Cresol/Marreco Futsal perdeu três jogadores: os pivôs Banana e Barbosinha foram para a Copagril, de Marechal Cândido Rondon, e o ala Emerson foi para o Keima Futsal, de Ponta Grossa.

Não houve um acordo de renovação com os goleiros Celinho e Cláudio, o fixo Zé Antônio, o ala Pardal e o pivô Papu.

Texto: Adolfo Pegoraro (EsportePR)

Mercado: goleiro Douglas e ala Neto são as primeiras contratações do Foz Cataratas


O mercado da bola pesada segue movimentado no futsal paranaense. Embora ainda não tenha anunciado oficialmente, o Foz Cataratas já tem os seus primeiros contratados para a Série Ouro 2015. O goleiro Douglas, ex-Toledo, e o ala-esquerda Neto, que é de Foz do Iguaçu, e jogou a temporada 2014 no Umuarama e no Itaipulândia, onde fez 17 gols pela Série Prata.

Fonte: Adolfo Pegoraro (EsportePR).

Mercado: equipe de Ponta Grossa anuncia o ala Lambari e fecha elenco


Time ponta-grossense é o primeiro paranaense a fechar o ciclo de contratações para 2015. 

A equipe da cidade de Ponta Grossa anunciou nesta quinta-feira, dia 18, sua última contratação para a disputa da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal 2015. Trata-se do ala Lambari (Eder Lima), de 27 anos, que na última temporada estava na equipe do Ciagym Maringá.

Lambari tem como principais características a velocidade e a habilidade. O atleta se destacou nos últimos anos, sendo um dos principais jogadores das equipes de Maringá e Londrina, na disputa da Liga Futsal, do Campeonato Paranaense e Jogos Abertos do PR.

Com a contratação, a equipe de Ponta Grossa é o primeiro clube paranaense a fechar o elenco para o início da temporada de 2015. Confira a lista dos 18 jogadores:

  • Goleiros: Xuxa (ex-Pescara-ITA), Guto (ex-Guarapuava) e Tiago Casagrande (ex-Foz Cataratas)
  • Fixos/alas: Maicon (renovação), Pelé (ex-Alaf-RS) e Taynan (ex-Rio do Sul-SC)
  • Alas: Humberto (renovação), Claudinho (renovação), Tibagi (renovação), Pierre (ex-Caça e Tiro-SC), Emerson (ex-Marreco), Biro (ex-Guarapuava), Ian (ex-Concórdia) e Lambari (ex-Ciagym Maringá)
  • Pivôs: Marquinhos (ex-Guarapuava), Rodrigo Lopes (ex-Caça e Tiro), Erickson (ex-Caramuru) e Valeta (vindo da base de Guarapuava)
  • Técnico: Baiano (ex-Guarapuava)

Novo nome e escudo

Outra novidade do clube dos Campos Gerais, é que em 2015, a equipe passará a utilizar o nome de Associação de Futsal Ponta-grossense (AFP). A identidade visual do clube também será totalmente reformulada, demonstrando o início de um novo projeto do clube. As cores a serem adotadas serão o azul e branco, que são as cores da bandeira da cidade de Ponta Grossa.

Liga Futsal 2015: reunião define participantes


Cascavel Futsal é confirmado oficialmente e Floripa fica em stand-by. 

Na tarde desta quinta-feira, dia 18, na sede da Federação Paulista de Futsal, em São Paulo-SP, os representantes das franquias da Liga Futsal se reuniram para definir alguns detalhes sobre a principal competição do salonismo brasileiro, que terá seu lançamento oficial no dia 13 de abril, na cidade de Uberlândia-MG.

Para a temporada de 2015, foram confirmadas 19 clubes. As novidades são as voltas das equipes de Cascavel-PR, São José dos Campos-SP e Unisul/Tubarão-SC. Outra novidade é a estreia da Associação Lajeado de Futsal (Alaf), do Rio Grande do Sul.

Floripa pode entrar

O número de equipes inscritas na competição ainda pode mudar. É que o Floripa Futsal-SC, que perdeu sua vaga para a Alaf-RS, tenta revoltar à disputa. Isso pode acontecer porque o time de Cabo Frio-RJ (que utilizava a franquia do Macaé-RJ) desistiu da competição. Caso o Floripa entre em acordo com a Fundação de Esportes de Macaé, poderá participar do certame, no lugar da equipe fluminense. O Floripa tem até o final do ano para definir sua situação.

Se o Floripa Futsal conseguir a última franquia disponível, o estado de Santa Catarina terá o maior número de representantes na competição nacional. Até o momento, estão oficializadas cinco equipes catarinenses (Jaraguá, Krona/Joinville, Concórdia, A.D.Hering/Blumenau e Unisul/Tubarão), cinco equipes paulistas (Brasil Kirin/Sorocaba, Intelli/Orlândia, Corinthians, São Paulo FC e São José dos Campos), quatro equipes gaúchas (Carlos Barbosa, Atlântico, Assoeva e Alaf), quatro equipes paranaenses (Guarapuava, Copagril/Marechal Rondon, Umuarama e Cascavel) e uma mineira (o Minas Tênis Clube).

Álbum de figurinhas

Outra novidade para a disputa deste ano é o lançamento de álbum de figurinhas da competição, visando maior divulgação e envolvimento dos torcedores no certame.

Texto: Márcio Nei, com informações de Anderson Picolo (Rádio Difusora de Marechal Cândido Rondon).

Campeão do Abertão Regional será conhecido nesta sexta


A maior competição de futsal da região centro-sul Paraná terá seu desfecho na noite desta sexta-feira, dia 19, com o jogo entre Anvisa Keima Futsal/Loja das Persianas e Independente Futsal, que decidem a categoria adulto do 26º Abertão Regional de Futsal. Antes, às 19h45,  as equipes do Tecsolo/Frigel/Amigos da Bola e BEC/Ictus/Natofarma/Promissor decidirão o título da categoria veteranos. Os dois jogos serão realizados no ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava.

Empate no primeiro jogo

A expectativa é de uma partida muito equilibrada na decisão da categoria adulto. No primeiro jogo da final, Anvisa e Independente empataram em 2x2. Fábio de Souza e Renato Estrela Filho marcaram para o Independente e o goleiro Leandro e Antônio de Paula fizeram os gols da Anvisa.

Com o resultado, quem vencer na sexta-feira, ficará com o título. Se houver empate será disputada uma prorrogação (5x5 minutos), com a Avisa jogando com a vantagem do empate por ter a melhor campanha.

Na categoria veteranos, o resultado do primeiro jogo também foi de empate em 2x2. Na partida decisiva, a Tecsolo leva a vantagem do empate se a partida for para a prorrogação.

Campeões

As demais categorias já têm definidos seus campeões. Confira:

  • Sub 07: Futsal Kids/Colégio Aliança/CAD
  • Sub 09: Pinhão Futsal
  • Sub 11: Escola de Futebol/Futsal Faculdade Guairacá
  • Sub 13: Escola de Futebol/Futsal Faculdade Guairacá
  • Sub 15: Guairacá/Frigorífico Padilha/Futsal Kids/Colégio Aliança/CAD
  • Sub 17: Deportivo/Promissor Seguros
  • Feminino: Faculdade Guairacá/Frigorífico Padilha

Foz Cataratas e Coritiba Futsal dividem o título de campeão geral do futsal paranaense


No Masculino, a equipe iguaçuense terminou empatadas em pontos com o Coxa; No Feminino, a equipe da capital venceu com 5 pontos a mais que Telêmaco Borba.

Em apenas três anos de existência, o Foz Cataratas conquista o título de Campeão Geral Estadual de Futsal – 2014 (masculino), conferido pela Federação Paranaense de Futebol de Salão – FPFS. Com 32 pontos no ranking, o clube iguaçuense terminou empatado em primeiro lugar com a equipe do Coritiba Cancun. Este título é fruto do forte investimento nas categorias de base do futsal iguaçuense.

O sistema de pontuação que define o Campeão Estadual se baseia em todas as categorias disputadas na Taça Paraná e também do Campeonato Paranaense – Chave Ouro. No total, o Foz Cataratas conquistou 20 pontos com o título da equipe sub 20; 10 pontos com o vice-campeonato do time sub 15 e mais dois pontos com os caçulinhas da equipe sub 7.

Com uma gestão que busca resultados a médio e longo prazo, o Foz Cataratas se orgulha por ser o único clube que participa do Campeonato Paranaense de Futsal em todas as suas categorias, desde os iniciantes do sub 7 até o time profissional. O clube iguaçuense é gerido pela União Independente de Pais e Atletas – Unipa, e tem como princípios básicos inspirar, motivar e criar oportunidades aos jovens, utilizando o esporte como ferramenta para retirá-los de situações de risco.

“Estamos muito felizes e queremos compartilhar essa vitória do Foz Cataratas Futsal com todos os pais, atletas, treinadores, comissão técnica, torcedores, patrocinadores, enfim, toda comunidade iguaçuense que nos apóia nesse projeto . Os resultados até aqui são muito bons e demonstram que estamos no caminho certo”, comemora o presidente do clube, Adélio Demeterko.

A manutenção do projeto Foz Cataratas só é possível graças ao apoio de diversas instituições públicas e privadas. A Itaipu Binacional é uma das principais patrocinadores da equipe. “O desempenho do Foz Cataratas é resultado de um trabalho sério e feito com muito planejamento. O desafio agora é manter essa posição nos próximos anos”, afirmou o superintendente de Comunicação da Itaipu, Gilmar Piolla.

Outra parceira importante do Foz Cataratas é a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. “O apoio aos projetos sociais que trabalham com o futsal é uma de nossas prioridades à frente da Secretaria de Esportes. O trabalho sério e competente realizado pelo  Foz Cataratas, desde as categorias de base até o esporte de alto rendimento, com o time adulto na Série Ouro. Com certeza continuaremos a colher os frutos deste trabalho maravilhoso”, disse o secretário Anderson Andrade.

Na próxima temporada, os trabalhos não param no Foz Cataratas. Segundo o coordenador geral da equipe, Lindomar Junior “Bill”, o planejamento das categorias de base passará por uma reformulação. “Teremos maior integração e direcionamento dos trabalhos entre as diferentes categorias. Diversas escolinhas de futsal serão convidadas para integrar o projeto”. Em 2015, o time sub 20 irá representar Foz do Iguaçu na Taça Brasil de Clubes, competição que deve acontecer no mês de outubro.

Maior vencedor do futsal paranaense em 2014, Coritiba Futsal encerra a temporada em grande estilo

Mesmo ainda com uma competição para disputar, a temporada de 2014, vitoriosa em todos os sentidos para o Coritiba Futsal/Cancun Esportes foi encerrada em um jantar realizado no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, que reuniu aproximadamente 400 pessoas entre atletas, comissão técnica, diretoria, autoridades e pais. Foram celebrados os diversos títulos ganhos em 2014, mas principalmente as conquistas gerais do Metropolitano Séries Ouro e Prata e Estadual Masculino e Feminino.

“Felizmente conseguimos conquistar todos os títulos gerais do futsal paranaense neste ano. Foi um trabalho duro e intenso durante todo o ano, mas graças ao empenho de todos, jogadores, pais e técnicos, conseguimos esses resultados expressivos. Isso nos dá ainda mais motivação para trabalharmos cada vez mais e conseguirmos cada vez mais nas próximas temporadas”, pontuou o técnico Sandro Mendes.

Apesar do encerramento festivo e em grande estilo, o técnico Rafinha frisou que a meta do Verdão é encerrar a temporada da melhor maneira possível,com bons jogos na Talents Cup, que será disputada a partir em São Paulo. “Foi um grande evento, onde conseguimos reunir familiares, atletas e nossa equipe de trabalho. Mas queremos mais e vamos para essa competição em São Paulo para realizarmos bons jogos e voltarmos com conquistas importantes”, frisou o treinador alviverde.

Além da comissão técnica e da diretoria do Coritiba Futsal, algumas autoridades estiveram presentes. O ex-atleta do Coxa Futsal Gabriel Yan foi jogador convidado desta temporada. Além dele, Pierre Boulos, integrante da nova diretoria do Coritiba também marcou presença no evento, além do presidente da Federação Paranaense de Futsal, Jesuel Laureano, e do diretor-técnico da FPFS, Antonio Carlos Abrão, e de Volnei Sandri, proprietário da Academia Studio Corpo Livre, parceira do futsal alviverde por algumas temporadas.

As autoridades presentes premiaram os destaques individuais do Coxa Futsal em 2014 e entregaram as medalhas a todos os jogadores do Verdão pela conquista do Heptacampeonato Geral Estadual da temporada.

Textos e fotos: clickfozdoiguacu.com.br e Assessoria do Coritiba Futsal.

Mercado: Rangel é o novo reforço do Marreco


O fixo/ala Rangel é um dos novos reforços do Marreco/Francisco Beltrão para a temporada de 2015. O jogador atuou este ano pelo Ciagym/Maringá e foi o artilheiro da equipe com 12 gols na Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

Rangel, que foi campeão pela Copagril/Marechal Rondon em 2013 e um dos destaques daquela competição, falou sobre seu acerto com o Marreco. A equipe de Francisco Beltrão fez uma grande campanha esse ano e terminou em terceiro lugar na Série Ouro.

- É um clube que vem tendo resultados significativos nos últimos anos, cresceu muito e com certeza proporciona todas as condições necessárias para desempenhar o meu melhor. Feliz por estar nos planos da diretoria, comissão técnica, agradeço pela confiança no meu trabalho e estarei concentrado em fazer meu melhor para ajudar nos resultados e objetivos para a temporada - disse Rangel.

Ficha Técnica

Nome: Rangel Taian Pess Pereira
Data de nascimento: 23-11-1990
Naturalidade: Ijuí/RS
Peso: 76kg
Altura: 1,81 m
Clubes:
John Deere Futsal/RS (2006-2008)
Pato Branco Futsal/PR (2009)
Minas Tênis Clube/MG (2010-2011)
CAD/Guarapuava/PR (2012)
Copagril/Marechal Rondon/PR (2013)
Ciagym/Maringá/PR (2014)
Marreco/Francisco Beltrão/PR (2015)

Títulos:
Campeão Gaúcho Série Ouro 2007
Campeão Mineiro Juvenil 2010
Bicampeão Mineiro 2010-2011
Campeão Liga Sudeste 2010
Bicampeão Metropolitano/MG 2010-2011
Campeão Série Ouro Paranaense 2013

Fonte: Marca Assessoria

Confira o elenco do Marreco Futsal anunciado até o momento:

  • Goleiros: Barbosa (renovação), Nando (ex-Salto do Lontra)
  • Fixos: Magui (renovação), Neto caraúbas (ex-Dois Vizinhos), Rangel (ex-Maringá)
  • Alas: Canhoto (renovação), Jean Neguinho (renovação), Pábrio (renovação), Suelton (renovação), Vitinho (renovação), Diego (ex-Cascavel), Edu (ex-Maringá)
  • Pivô: Diego César (ex-Ampére)
  • Técnico: Nelsinho Bavier (renovação)
Clique aqui para ver as movimentações do mercado da bola do futsal paranaense.

Mercado: Umuarama acerta com revelação do futsal paulista


O pivô Garrincha (foto) estava no Grêmio Mogiano. 

A equipe do Umuarama Futsal segue trabalhando nos bastidores para montar a equipe de 2015 visando as disputas da Chave Ouro, Jogos Abertos e Liga Futsal. Até o momento, o clube do noroeste paranaense não fez anúncios oficiais sobre contratações ou renovações. No entanto, o primeiro nome da nova equipe já foi divulgado pela imprensa do estado de São Paulo: trata-se do pivô Garrincha (22 anos) que foi um dos destaques do Grêmio Mogiano Futsal-SP na temporada.

Segundo informações de bastidores, o clube paranaense também deverá buscar alguns jogadores no estado do Ceará. Entre as possíveis contratações estão a do goleiro Bruno Lambão, do Crateús e do ala Levy, do Horizonte.

Saídas

Um grande desafio para a equipe de Umuarama será a de montar um time competitivo, sem as principais peças da temporada de 2014. A equipe acabou perdendo jogadores importantes para o futsal de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São os casos do capitão Boni (que vai para a Assoeva-RS), do goleiro Deividi (indo para o Concórdia-SC), do fixo Schneider (Krona/Joinville-SC), e dos alas Éder, Yuru e Augusto (todos confirmados pela equipe de Jaraguá). O goleiro Ari, o ala Douglas e o pivô Fuska, ainda sem clube definido, também devem deixar a equipe.

Mercado: Cascavel anuncia o pivô Ninho


O Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal acertou o reforço do pivô Ninho, que retorna a Cascavel, onde jogou em 2011. O atleta jogou, este ano, pelo AD Saudades/SC, tendo sido campeão da primeira divisão Catarinense. Foi vice artilheiro da competição com 27 gols e eleito, pela imprensa, o melhor pivô do campeonato.

Jeferson Cardoso de Lima, o'Ninho', tem 32 anos é natural de Paranaguá/PR e tem passagens por Rio Branco, Cascavel Futsal, Raba Eto (Hungria), Shenzhen Nanling Iron Wolf (China), Pato Branco, Ivaí e AD Saudades/SC. Ninho jogou a Liga Nacional em 2011 pelo Cascavel Futsal, participou do tetracampeonato e saiu no meio do ano para jogar na Hungria, onde além do campeonato Húngaro, jogou a fase de elite da Uefa Futsal pelo Raba Eto.

Tem no curriculum o titulo de Campeão Paranaense pelos Cascavelenses em 2011, campeão jogos Abertos do Paraná (Paranaguá), campeão da Liga Nacional Chinesa e campeão da primeira divisão de Santa Catarina.

Ninho se mostra feliz em retornar a Cascavel: "Estou muito feliz de voltar ao Cascavel Futsal, clube que me projetou no cenário nacional e internacional, fui muito feliz quando passei por lá, vou honrar essa camisa como sempre fiz, quero agradecer ao Nei Victor e a Comissão Técnica a confiança depositada em mim, vou muito motivado para trabalhar."

Ninho é o terceiro reforço apresentado, se juntando ao ala Pulga e ao goleiro Henrique.

Fonte: Assessoria do Cascavel Futsal

Elenco cascavel Futsal 2015

  • Goleiros: Henrique (ex-Maringá), Taylon (renovação) e Matheus (renovação)
  • Fixos: Issamu (renovação), Pirulito e Rafael (renovação)
  • Alas: Wesley (renovação), Cadini (renovação), Wanderson (renovação), Dudu (renovação), Caça (renovação), Ricardinho (renovação), Schneideir (renovação) e Pulga (ex-Joaçaba-SC)
  • Pivôs: Gulherme (renovação) e Ninho (ex-AD Saudades-SC)

Mercado: goleiro Nando acerta como o Marreco


Depois de quase seis anos de ‘namoro’, Cresol/Marreco Futsal e o goleiro Nando chegaram a um acordo. Ele vai ser o titular da equipe beltronense na Série Ouro 2015. Mesmo atuando e morando em Pato Branco, o jogador sempre teve o desejo de voltar para Francisco Beltrão, cidade que o consagrou no futsal paranaense nas temporadas de 2003 e 2004, com o Beltrão Futsal na semifinal da Série Ouro. E o Cresol/Marreco Futsal sempre teve o interesse de trazer o goleiro de volta. Mas somente nesta semana as duas partes chegaram a um acordo.

“Tenho muito respeito pela torcida de Pato Branco, pois aqui fixei residência e constituí família. Mas Francisco Beltrão me abriu as portas para o futsal paranaense e foi um divisor de águas na minha carreira”, comenta o jogador, que vai disputar vaga com o experiente goleiro Barbosa, o mais antigo no grupo, está desde 2010 no clube.

“Tenho um título da Série Prata (Pato Branco em 2011) e um da Série Bronze (Salto do Lontra em 2014). Cheguei em duas semifinais e duas finais da Série Ouro. Me falta o título da elite do futsal paranaense. E só aceitei retornar a Francisco Beltrão porque quero buscar esse objetivo a todo custo. Estrutura o Marreco já demonstrou que tem neste ano”, acrescenta Nando, empolgado com o acerto.

Ídolo da torcida

Em 2003, o técnico do São Miguel do Iguaçu, grande força do futsal paranaense ao lado do Foz Futsal, era Sérgio Benatti. O supervisor era Salécio Conti, o Tedão. Os dois indicaram o goleiro Nando para o Beltrão Futsal, time treinador por Arno Ribeiro, hoje secretário de Esportes de Francisco Beltrão.

Natural de Clevelândia e criado em Abelardo Luz (SC), Luiz Fernando Rocha, o Nando, 33 anos, começou a jogar profissionalmente em 2001 no Concórdia (SC). Depois teve passagens pelo São Ludgero (SC) e Caçador (SC) até chegar na equipe beltronense.

Em 2003, o Beltrão Futsal tirou o São Miguel de Tedão e Benatti da semifinal da Série Ouro. E o grande responsável por isso foi o goleiro Nando, que pegou um tiro livre a 18 segundos do fim da partida. Foi uma grande surpresa para o futsal paranaense. Depois do Beltrão Futsal, Nando jogou em Xanxerê (SC) em 2004 e 2005, na Unisul, de Tubarão (SC), em 2005 e 2006, no Palotina em 2006 e 2007, no Clube Atlético Pato-branquense em 2007 e 2008, no Joinville (SC) em 2008, no São Miguel do Iguaçu em 2009, no Clevelândia em 2010, no Pato Futsal de 2011 a 2013 e no Guarapuava no primeiro semestre de 2014. Depois, por questão familiar, ele voltou ao Sudoeste e foi campeão da Série Bronze com o Salto do Lontra.

Jogadores

Com a contratação de Nando, o Cresol/Marreco Futsal já tem 12 jogadores para a temporada 2015: os goleiros Nando (ex-Salto do Lontra) e Barbosa, os fixos Neto Caraúbas (ex- Dois Vizinhos) e Magui, os alas-esquerdas Edu (ex- Maringá), Diego (ex-Cascavel), Canhoto e Pábrio, os alas-direitas Vitinho, Jean Neguinho e Suelton, e o pivô Diego César (ex-Ampere).

A diretoria beltronense vai anunciar ainda nesta semana a contratação de mais um goleiro, de um pivô canhoto e de um ala-direita. O Cresol/Marreco Futsal perdeu três jogadores: os pivôs Banana e Barbosinha foram para a Copagril, de Marechal Cândido Rondon, e o ala Emerson foi para o Keima Futsal, de Ponta Grossa.

Não houve um acordo de renovação com os goleiros Celinho e Cláudio, o fixo Zé Antônio, o ala Pardal e o pivô Papu.

Texto: Adolfo Pegoraro

Liga Futsal: reunião nesta quinta-feira pode definir Paraná com quatro equipes


Imprensa de Cascavel dá como certa a participação da equipe da cidade na principal competição nacional. 

Depois de demonstrar interesse em retornar à disputa da Liga Futsal, a equipe do Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal parece estar com sua situação muito bem encaminhada para a disputa, no ano que vem. Segundo o jornalista Jorge Guirado, da Catve, a compra da franquia que pertencia ao Green Team, de Brasília-DF, já se confirmou: "Grupo compra franquia do Instituto Green Team de Brasília e o Cascavel esta na LIGA FUTSAL 2015," postou o jornalista nas redes sociais.

Outro entrave, que era anuência dos demais franqueados para a participação da equipe paranaense, também parece estar superada. Pelo menos, é que garante o empresário Pedro Muffato Júnior, que encabeça o grupo de empresários da cidade, criado para adquirir a vaga.

Assim, só faltaria a decisão final na reunião dos franqueados, marcados para esta quinta-feira (dia 18), em São Paulo, para que o retorno do time de Cascavel se efetive de forma oficial. Caso haja a confirmação, o estado do Paraná voltaria a ter quatro equipes na Liga Futsal (Guarapuava, Copagril e Umuarama já estão confirmados), mas apenas Cascavel teria franquia própria.

Cabo Frio fora da Liga Futsal

Segundo o site RC24h, a equipe da ADDP Cabo Frio, única representante do estado do Rio de Janeiro em 2014, está fora da Liga Futsal 2015. Com poucos apoiadores, o clube não renovou sua parceira com a Fundação de Esportes de Macaé-RJ, que detêm a vaga. Um pedido de licença da competição já foi feito pela franqueada.

Armando Mariosa, presidente do clube Cabo Frio, se mostrou muito decepcionado com a situação: "Temos o compromisso do prefeito Alair Corrêa de ajudar com R$ 360 mil anuais, mas isso não paga todas as despesas. Precisamos de mais parceiros nesse projeto que leva o nome de Cabo Frio para todo o país. Eu não tenho condições de bancar toda a diferença de cerca de R$50 mil sozinho. A minha decepção é imensa. ADDP não é um time do Armando, de Alair ou qualquer outro político. É um time da Região dos Lagos," desabafou.

Participantes

Com a desistência de Cabo Frio, a tendência é que sejam confirmadas 19 equipes na disputa para o ano que vem. Seriam cinco equipes paulistas (Brasil Kirin/Sorocaba, Intelli/Orlândia, Corinthians, São Paulo FC e São José dos Campos), cinco equipes catarinenses (Jaraguá, Krona/Joinville, Concórdia, A.D.Hering/Blumenau e Unisul/Tubarão), quatro equipes gaúchas (Carlos Barbosa, Atlântico, Assoeva e Alaf), quatro equipes paranaenses (Guarapuava, Copagril/Marechal Rondon, Umuarama e Cascavel) e uma de Minas Gerais (Minas Tênis Clube).

A lista oficial, no entanto, só será definida após o término da reunião desta quinta-feira.

Cascavel tenta voltar à Liga Futsal em 2015


Vice-campeão da última Chave Ouro, Cascavel tenta negociar franquia que era do Green Team-DF, mas terá que vencer concorrência dentro do estado e convencer demais franqueados. 

Segundo publicação do Jornal Hoje, da cidade de Cascavel, a equipe do Muffatão/Sol do Oriente Cascavel Futsal estaria perto de retornar à Liga Futsal, principal competição do salonismo brasileiro, depois de ficar, por um ano, de fora da disputa.

Foi criado, na cidade de Cascavel, um grupo de aproximadamente dez pessoas, encabeçado pelo empresário Pedro Muffato Júnior, para adquirir a franquia que pertencia à equipe do Green Team, de Brasília-DF. Com o fim da parceria com o SESI, o clube brasiliense desistiu de disputar a competição nacional e já liberou seus atletas para negociar com outras equipes.

Segundo as informações do JH, a proposta da compra da equipe de Cascavel foi aceita. No entanto, segundo informações de bastidores, mais duas equipes do Paraná também estariam disputando a última vaga disponível no certame.

Outro entrave, para o time cascavelense, é que a negociação precisa ter a aprovação de, pelo menos, um terço dos demais franqueados. No ano passado, o Cascavel já foi 'barrado' pelo conselho, depois de ter entrado na Justiça Desportiva, questionando o regulamento da competição de 2013. Neste ano, porém, acredita-se o assunto já foi superado pelos dos franqueados.

Na próxima quinta-feira (dia 18), será realizada uma reunião entre os donos de franquias, que definirá a participação das equipes na Liga Futsal de 2015. Se o time de Cascavel conseguir ingressar na competição, o estado do Paraná passaria a ter quatro equipes, já que Guarapuava (franquia Poker), Copagril (franquia Penalty) e Umuarama (franquia Penalty) devem ser confirmados.

Quem desdenha...

Na reta final da Chave Ouro deste ano, uma declaração do técnico Nei Victor, da equipe de Cascavel, chamou a atenção da imprensa do estado. Em entrevista à Rádio Onda Sul, de Francisco Beltrão, quando indagado sobre a possibilidade de disputar a Liga Futsal, o treinador afirmou que a possibilidade, na época, era remota. Além disso, o treinador se mostrou descontente com a competição nacional.

- Na Liga Nacional é uma ilusão muito grande, eu estou meio decepcionado com a Liga. Acho que é um campeonato mentiroso, se você analisar os times que chegam são sempre os mesmos. Teve uma vez que o Rondon chegou (em 2010), que foi um acidente de percurso, que um jogador, faltando 12 segundos, acertou um chute e tirou o Corinthians. Se eu não me engano foi isso. E nós chegamos ano passado nas quartas de final e, quando era pra a gente classificar, nos tiraram no tapetão - afirmou.

Caramuru já pensa na Chave Ouro


Prioridade do clube castrense é manter o técnico Soneca para 2015. 

O Caramuru é o campeão da série prata do Campeonato Paranaense de Futsal. O grupo conseguiu reverter o resultado diante do Itaipulândia e venceu por 6 a 3, no último sábado (13). O resultado consagra a participação do grupo  na competição, em 26 jogos foram 18 vitórias, quatro derrotas e cinco empates.  Ontem o time e a comissão técnica festejaram por Castro com o troféu, em carro do Corpo de Bombeiros.

E com o encerramento do campeonato, o grupo já pensa na próxima temporada, na chave ouro da competição. Rogério de Oliveira, o Soneca deve permanecer no comando do time. "A intenção é que ele fique. Ele é o alicerce do grupo, um dos principais responsáveis pelo título, montou a equipe e ele acertou em todas. É super importante para nós, se mantivermos o Soneca acredito que muitos do grupo ficam, pois todos respeitam ele", ressalta Silvano Souto Rosa, supervisor da Associação Caramuru Esportes Castro.

Sem tempo para descanso Silvano busca novos apoiadores para o time. "Os que estão com a gente vão permanecer quase todos,  vamos precisar ir atrás de outros. A chave ouro tem um custo mensal mais alto, então precisamos aumentar receita", conta Silvano.

O grupo deve voltar às atividades em fevereiro do ano que vem, por isso Silvano quer que a questão do patrocínio e da contratação de jogadores esteja encerrada até o final de janeiro. "Na chave ouro o grupo vai disputar com equipes que já estão com o elenco montado e também já iniciaram as atividades em atividades, precisamos resolver isso o quanto antes", destaca Silvano.

Antes da partida Soneca ressaltou que buscaria levar o jogo para a prorrogação, e o grupo conseguiu.  No tempo  normal da partida o Caramuru marcou quatro e o Itaipulândia dois, o que levou a partida para a prorrogação. O jogo foi tenso e teve gol do time de Casto faltando dois segundos para o final da partida. Então o Caramuru marcou mais dois e o adversário um. "A avaliação é muito positiva, além da conquista pudemos compartilhar com o nosso torcedor com muita emoção. Conquistamos esse campeonato com muita força e muita raça. O Itaipulândia foi um adversário de altíssimo nível. Todo mundo está de parabéns", ressalta Soneca.  Pelo Caramuru os gols foram marcados por Erikson, que marcou três, Éder fez um, Ilbério e Guile também marcaram um.

Texto: Jornal Diário dos Campos

Mercado: Assoeva-RS anuncia contratação de jogadores que estavam no Paraná


O experiente fixo Boni (foto) defenderá a equipe gaúcha em 2015. 

No começo desta semana, a Assoeva, de Venâncio Aires-RS, confirmou os primeiros nomes de sua equipe para a temporada de 2015. O clube, que ficou com o vice-campeonato gaúcho no final de semana passado, confirmou quatro renovações de contrato (Daniel, Renatinho, Thiaguinho e Genaro) e duas novidades vindas do futsal do estado do Paraná: o goleiro Quinzinho, que estava na Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon e o fixo Boni, que estava na equipe do Umuarama Futsal/Penalty.

Debandada no Umuarama

Boni não é o primeiro atleta que o Umuarama perde para a próxima temporada. Antes dele, foram confirmadas as saídas do goleiro Deividi (para o Concórdia-SC), do fixo Schineider (para a Krona/Joinville-SC) e dos alas Éder e Yuri (ambos para o Jaraguá-SC). O goleiro Ari, o ala Douglas e o pivô Fuska também devem deixar a equipe.

Solução nordestina

Assim, a diretoria do Umuarama segue trabalhando em sigilo para remontar seu time para as disputas da Chave Ouro, dos Jogos Abertos do PR e da Liga Futsal. Segundo informações de bastidores, jogadores vindos do futsal da região Nordeste (especialmente do estado do Ceará) poderão integrar o elenco para a próxima temporada.

Entre as novidades estariam o ala Levy, do Horizonte, e o goleiro Bruno Lambão, do Crateús. Outro jogador que interessaria a diretoria umuaramense é o ala Thompson Rithelly, do Maracanaú. Estes atletas se juntariam a Sol Sales e Samuel, jogadores que vieram do time de Crateús na metade de 2014 e se encaixaram muito bem ao elenco umuaramense.

Liga Futsal 2015: participantes serão definidos nesta semana


Há poucas horas da definição, situação do Cabo Frio Futsal-RJ (foto) ainda é indefinida.  

Segundo informações, nesta semana deverão ser definidas as 20 equipes que jogarão a Liga Futsal de 2015. Apesar de faltar pouco para a confirmação, algumas situações ainda seguem indefinidas. Segundo o site globoesporte.com, a equipe de Cabo Frio-RJ é uma que corre contra o tempo para definir sua participação (clique aqui para ler a matéria).

- Macaé está ligando para renovar a franquia para a Liga Futsal do ano que vem. Temos uma parceria com eles, eles estão satisfeito com nosso trabalho, resultado e querem estender o vínculo. Mas a decisão não cabe somente a gente. Depende da renovação do vínculo com a prefeitura e dos valores que teremos para 2015. Precisamos resolver isso rapidamente para que o futsal cabofriense e seus briosos atletas não deixem de disputar a maior competição de futsal do mundo. Fizemos uma grande campanha na competição, surpreendemos a todos e quase nos classificamos às quartas de finais. O trabalho não pode parar. 90% do time é formado por jogadores da cidade, algo inédito no futsal do país. Fomentamos o esporte da cidade. Precisamos de uma solução pada que o futsal Cabofriense não saia perdedor - cobrou Flávio Rebel, dirigente do clube.

Blumenau

Outra equipe que vive a incerteza da participação é a equipe de Blumenau-SC. Mesmo fazendo um boa campanha e chegando entre os oito melhores, os catarinenses dependem da renovação da parceria com o São Caetano Futsal, que é o dono da franquia. Além disso, clube aguarda a resposta de um parceiro sobre o investimento na equipe em 2015. Segundo o site clicrbs.com.br, o time de Blumenau tem até o dia 18 para dar uma reposta à Liga Futsal (clique aqui para ler a matéria).

Green Team

Unico representante da região Centro-Oeste, o Green Team ficará de fora da competição. O clube já anunciou a desistência, liberando seus atletas para negociar com outras equipes. Agora a 'briga' é para saber quem ficará com a última vaga para a Liga 2015. Segundo informações de bastidores, três equipes do estado do Paraná estariam entre os interessados em adquirir a franquia que pertencia à equipe do Distrito Federal.

Demais equipes

Se nada de 'anormal' acontecer nas próximas horas, as demais equipes deverão ser confirmadas, inclusive a ALAF-RS, mais nova participante da competição, representará a vaga que foi adquirida pela empresa Jaclani, de Marechal Cândido Rondon (que antes estava sendo utilizada pelo time do Floripa-SC).

São José dos Campos-SP ( que adquiriu a vaga que estava com a Copagril) e Unisul (que estava licenciada), de Tubarão-SC, também deverão ser confirmadas com franquias próprias, retornando à competição nacional. Já São Paulo FC deve continuar na disputa, mas trocando de sede: de Bauru-SP para São Bernardo do Campo-SP. O time de São Bernardo do Campo, por sua vez, perdeu a vaga que tinha com a Penalty para a Copagril/MCR.

Foto: Léo Borges.

Mercado: Neto Caraúbas retorna ao Marreco


Demorou três anos, mas o ala/beque canhoto Neto Caraúbas está voltando para o Cresol/Marreco Futsal. A contratação foi um pedido do técnico Nelsinho Bavier, que trabalhou com o jogador na equipe beltronense em 2011 e também em 2013 no Afusca, de Cachoeirinha (RS). Aos 31 anos, Neto Caraúbas chega para dar experiência ao grupo de Francisco Beltrão, que pretende pelo menos igualar a campanha de 2014, quando chegou na semifinal da Série Ouro. O jogador é muito bom na marcação e às vezes faz belos gols com seu potente chute de perna esquerda.

Manoel Moreira da Silva Neto, o Neto Caraúbas, leva consigo o nome de sua cidade, Caraúbas (RN), uma cidade com quase 20 mil habitantes, que fica a mais de 3.500 quilômetros de Francisco Beltrão. Até os 25 anos, Neto jogava futebol como volante. Então resolveu migrar para o futsal e correr atrás do tempo perdido. Deu certo. Aos poucos, ele foi se destacando no futsal do Nordeste e seu primeiro clube no Sul do País foi o Cresol/Marreco Futsal, em 2011. Depois passou ainda pelo Keima Futsal, de Ponta Grossa (2012), Afusca (2013) e Notável/Ampere Futsal e Concrevalle/Dois Vizinhos Futsal (2014).

“O bom filho à casa torna. Demorou um pouco, mas estamos de volta a Francisco Beltrão. Tenho certeza que Caraúbas vai torcer pelo Marreco, como foi em 2011. Vai ser muito bom trabalhar novamente com o professor Nelsinho, um grande profissional no meio do futsal”, comenta Neto Caraúbas, que jogou sábado, dia 13, pelo Dois Vizinhos e marcou um dos gols na goleada por 8 a 2 contra o Assaí, na disputa pelo terceiro lugar na Série Prata.

Texto e foto: Adolfo Pegoraro (EsportePR)

Clique aqui e confira a movimentações do mercado da bola no futsal paranaense.

Mercado: Keima Futsal perto de fechar elenco para 2015


O pivô ponta-grossense Erickson (foto) é uma das novidades; Elenco deve ser definido nesta semana.  

Nesta segunda-feira (15) a equipe do Keima Futsal, da cidade de Ponta Grossa, anunciou mais três novidades para a temporada de 2015. Dando continuidade ao processo de renovação, o clube ponta-grossense contratou dois pivôs, Erickson (ex-Caramuru) e Valeta (vindo da base de Guarapuava) e um goleiro, Thiago Casagrande (ex-Foz Cataratas).

Goleador prata-da-casa

Artilheiro por onde passou, o ponta-grossense Erickson Sviech (28 anos), marcou 16 gols pela Chave Prata deste ano, sagrando-se campeão pela equipe do Caramuru Futsal/Lojas MM, de Castro. O pivô também se destacou nas equipes da Afusca-RS, Marreco Futsal, Colégio Londrinense, Três Coroas-RS, Santa Paula/Ponta Grossa e São Miguel do Iguaçu.

Jovens talentos

A equipe de Ponta Grossa também está apostando em revelações. São os casos dos jogadores Tiago Casagrande e Valeta. Casagrande se destacou na equipe do Foz Cataratas na temporada de 2014. Em 2013, o arqueiro estava na equipe de Bento Gonçalves-RS. Já o pivô Valeta, que jogou pela Seleção de Guarapuava os Jogos da Juventude do Paraná, terá sua primeira chance em uma equipe adulta.

Última peça

Ainda nesta semana, a diretoria ponta-grossense espera fechar o elenco de 2015, com a contratação de mais um ala. A expectativa é que o último nome seja divulgado na próxima quarta ou quinta-feira.

Confira a lista dos 17 atletas confirmados até o momento pelo Keima Futsal:

  • Goleiros: Xuxa (ex-Pescara-ITA), Guto (ex-Guarapuava) e Tiago Casagrande (ex-Foz Cataratas)
  • Fixos/alas: Maicon (renovação), Pelé (ex-Alaf-RS), Taynan (ex-Rio do Sul-SC)
  • Alas: Humberto (renovação), Claudinho (renovação), Tibagi (renovação), Pierre (ex-Caça e Tiro-SC), Emerson (ex-Marreco), Biro (ex-Guarapuava), Ian (ex-Concórdia)
  • Pivôs: Marquinhos (ex-Guarapuava), Rodrigo Lopes (ex-Caça e Tiro), Erickson (ex-Caramuru) e Valeta (vindo da base de Guarapuava)
  • Técnico: Baiano (ex-Guarapuava)

Caramuru é campeão da Chave Prata


Equipe e torcida celebraram o título e a vaga na Chave Ouro de 2015. 

A equipe do Caramuru Futsal/Lojas MM, da cidade de Castro, se sagrou Campeão Paranaense de Futsal da Chave Prata. Na noite de sábado, dia 13, o Alvinegro recebeu o time do Itaipulândia Futsal, no ginásio Padre José Pagnacco precisando vencer, depois da derrota na partida de ida, no oeste do estado, por 2x1.

No jogo de volta, o time do Caramuru fez valer o fator casa e venceu, no tempo normal por 4x2. Com o resultado, o jogo foi para a prorrogação e, no tempo extra, nova vitória castrense, desta vez por 2x1, que garantiu o título e a festa da torcida que lotou as dependências do ginásio.

As duas equipes garantiram o acesso para a Chave Ouro.

Dois Vizinhos fica com última vaga

Na região sudoeste do estado, Dois Vizinhos e Assaí Futsal decidiram o terceiro lugar da competição, que também valia uma vaga na elite do futsal paranaense. Jogando no ginásio Teodorico Guimarães, diante de sua torcida, a equipe de Dois Vizinhos confirmou o favoritismo e goleou pelo placar de 8x2 (no primeiro jogo, realizado em Assaí, os duovizinhenses também venceram, por 2x0).

Com isso, Caramuru, Itaipulândia e Dois Vizinhos disputarão a Chave Ouro no ano de 2015.

Salto do Lontra fica com o título da Chave Bronze


Mesmo fora de casa, equipe lontrense garantiu a taça, com vitória na prorrogação. 

Na definição do título do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Bronze, quem levou  a melhor foi a equipe do Salto do Lontra Futsal. Mesmo jogando fora de casa, no ginásio Raulino Ceccon, em Siqueira Campos, região do Norte Pioneiro, os lontrenses conseguiram a vitória por 2x0  na prorrogação e ficaram com o troféu de campeão.

O jogo

Na primeira partida, disputada no sudoeste do estado, o Salto do Lontra venceu por 5x2, resultado que obrigava a equipe do Siqueira Campos/Pro Tork a vencer o jogo de volta para provocar a prorrogação e inverter a vantagem do empate. Foi o que aconteceu: nos 40 minutos iniciais, os siqueirenses venceram por 5x1 e ficaram perto do título.

Mas logo no primeiro tempo do tempo-extra, Salto do Lontra abriu o marcador, depois de uma bola lançada do goleiro e toque sutil para a rede. Com o revés, Siqueira Campos se lançou ao ataque com goleiro-linha, mas ao se expor na defesa, levou o segundo gol, que garantiu a vitória e o título para os visitantes, por 2x0.

Acesso

Quatro equipes conquistaram o acesso para a disputa da Chave Prata em 2015. Além dos finalistas, Salto do Lontra e Siqueira Campos, estão garantidas as equipes da Assifusa/Anila/Irati e ADM Engenharia/Toledo Futsal.

Mercado: Marreco contrata o ala Diego, ex-Cascavel



O Cresol/Marreco Futsal anunciou na noite de sexta-feira, 12, a contratação de mais um atleta para a temporada 2015. Trata-se do ala-esquerda Diego, que foi vice-campeão da Série Ouro com o Cascavel Futsal. Diego teve também uma passagem destacada pelo Quedas Futsal, de 2011 a 2013. No início da temporada 2014, Diego já havia recebido uma proposta da equipe beltronense, mas preferiu ficar em Cascavel para manter a sua palavra com o técnico Nei Victor.

Mas mesmo depois de uma boa campanha na equipe cascavelense, Diego não renovou com o pentacampeão da Série Ouro. Sabendo disso, os dirigentes do Cresol/Marreco Futsal entraram em contato com o jogador, que aceitou a proposta. Com isso, 2015 será a quinta temporada de Diego no futsal paranaense.

Antes de chegar em Quedas do Iugaçu, Diego já havia atuado por equipes como Banespa (SP), Ulbra (RS), Florianópolis (SC), Intelli (SP) e Concórdia (SC). Entre os principais títulos do jogador estão os de campeão sul-mato-grossense, campeão da Taça São Paulo, campeão catarinense, Liga Sul e dos Jogos Abertos do Paraná. Ele também chegou em três finais de estadual da Série Ouro: Paranaense, Catarinense e Paulista.

“O time do Marreco está ficando muito bom. Estou empolgado para a temporada 2015”, comenta Diego, que é natural de Campo Grande (MS). Na temporada 2014, o seu gol mais importante foi o da vitória por 1 a 0 contra o Foz Cataratas, na final dos Jogos Abertos do Paraná, em Toledo.

Com isso, o Cresol/Marreco Futsal já tem dez jogadores para a temporada 2015: o goleiro Barbosa, o fixo Magui, os alas Canhoto, Pábrio, Diego, Edu (ex-Maringá), Vitinho, Jean Neguinho e Suelton e o pivô Diego César (ex-Ampere). O técnico é Nelsinho Bavier, que terá ainda na sua comissão técnica o preparador físico Hernandes Freitas e o treinador de goleiros Márcio Vargas.

Texto: Adolfo Pegoraro

Abertão de Futsal: Anvisa e Independente decidem o título


Na noite desta sexta-feira, dia 12, no ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava, foram disputadas as partidas de volta das fase semifinal do 26º Abertão Regional de Futsal. As equipes da Anvisa/Keima/Lojas das Persianas e do Independente Futsal, que tinham vencido as partidas de ida, confirmaram a boa fase e se classificaram para a decisão, que acontece na semana que vem.

No primeiro jogo da noite, a equipe da Anvisa desbancou o BEC/Ictus/Natofarma/Promissor Seguros, uma das equipes apontadas como favoritas ao título, goleando por 8x3. Na partida de ida, a Anvisa tinha vencido por 3x2.

No segundo jogo da noite, o SAF/Posto Wouk/Bacana Mangueiras, que tinha perdido a partida de ida por 4x2, precisava da vitória para provocar a prorrogação. No tempo normal,o Posto Wolk 'sobrou' em quadra e goleou por 6x1. Mas no tempo extra, deu Independente: com dois gols de Renatinho, o Independente Futsal venceu por 2x1 e garantiu passagem para a final.

A decisão da categoria adulto será realizada em dois jogos: na próxima terça-feira, dia 16, e na sexta-feira, dia 19. Ambos os jogos estão marcados para o Joaquinzão.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification