Carlos Barbosa vence o Blumenau e conquista o título da III Copa Cataratas de Futsal


Carlos Barbosa-RS e A.D. Hering/Blumenau-SC se enfrentaram pela disputa do primeiro lugar da III Copa Cataratas de Futsal. A partida foi realizada no Ginásio Costa Cavalcante na noite deste sábado, 28,  e terminou com a vitória do Carlos Barbosa pelo placar de 4 a 1.

Os gols da partida ficaram reservados para o segundo tempo. Melhor no jogo, o  Carlos Barbosa abriu o placar com  Zico aos 4,36 minutos, aos 7,38, Douglas empatou de jogo para o Blumenau, mas  aos 7,06, Bruno Rafael desempatou para o Carlos Barbosa. Ainda marcaram para a equipe gaúcha Zico aos 12,09 e Marlon aos 9,42.

O goleiro Gian do Carlos Barbosa ficou com o título de goleiro menos vazado, Zico ficou com o título de atleta destaque da Copa Cataratas, o artilheiro da competição foi Rodrigo Trentin da equipe do Umuarama.

As equipes de arbitragem foram agraciadas com medalhas comemorativas da competição. Essa foi uma iniciativa da Liga Iguasuense de Futsal.

Texto e foto: Christian Rizzi/Frontpress

Umuarama vence o Foz e fica com o terceiro lugar da Cataratas

O Umuarama Futsal foi recebido pelo Foz Cataratas Futsal na disputa de terceiro lugar da III Copa Cataratas de Futsal na manhã deste sábado (28), e com uma goleada por 4 a 0, o Umuarama Futsal conquistou a terceira colocação.

Melhor no jogo, o Umuarama abriu o placar com Pedro, aos 08”30 de jogo, após contra-ataque rápido, Caio tocou para Pedro que driblou a marcação e bateu forte no gol de Caique.

Na segunda etapa, o Umuarama Futsal fez mais 3 gols, Fernandinho fez o segundo aos 11”15, após passe para Fernandinho, o mesmo tocou de letra na saída de Caique.

Restando 5”25, Rodrigo aproveitou rebote do goleiro iguaçuense, marcando o terceiro Umuaramense no jogo, quinto gol do ala na competição.

E para fechar o placar, Paulo Victor roubou a bola e bateu na saída de Caique restando 2”05 para o final do jogo.

A final da competição acontecerá as 19 horas, no ginásio Costa Cavalcanti, entre Carlos Barbosa e A.D. Hering/Blumenau.

Texto: Bruno Vanço. Fotos: Christian Rizzi/Frontpress

Copa Cataratas: Foz Cataratas perde do Blumenau e paranaenses fica de fora da decisão


Depois da derrota do Umuarama Futsal para o Carlos Barbosa-RS por 5x1, na semifinal da III Copa Cataratas de Futsal, o Foz Cataratas era o último time paranaense que ainda brigava pelo título. Mas na noite desta sexta-feira, 27, a equipe iguaçuense perdeu para o Blumenau-SC por 3x1 e ficou de fora da decisão.

Os gols só saíram no segundo tempo: Blumenau abriu o placar com Rafinha, cobrando pênalti. O Foz Cataratas conseguiu empatar com gol de Romarinho. Mas, com o goleiro-linha, os catarinenses chegaram ao segundo gol, com Lucas Machado. No final, foi a vez do Cataratas arriscar o goleiro-linha, mas a tática deu errado e Dalmo fechou o placar em 3x1.

Com o resultado, o Foz Cataratas disputará o terceiro lugar da Copa Cataratas neste sábado (28), contra o Umuarama Futsal. Logo depois, acontece a grande final, entre Blumenau-SC e Carlos Babosa-RS.

Com foto e informações da Rádio Transamerica Foz

Carlos Barbosa vira sobre o Umuarama e chega à final da Copa Cataratas


Umuarama Futsal e Carlos Barbosa entraram em quadra nesta sexta-feira (27) no ginásio Costa Cavalcante para fazerem a primeira semifinal da III Copa Cataratas Futsal e, após vencer o Umuarama pelo placar de 5 a 1, a equipe gaúcha conquistou uma das vagas a final.

O Umuarama Futsal abriu o placar com Buguinha ainda na primeira etapa, após contra-ataque do Umuarama a bola sobrou para o pivô Umuaramense empurrar para as redes aos 8”50 de jogo.

Ainda na primeira etapa, o Carlos Barbosa conseguiu a virada, com Grillo e Bruno.

Na segunda etapa, o ACBF conseguiu fazer mais 3 gols, Murilo fez o terceiro em jogada individual na ala, o camisa 11 driblou o marcador e bateu na saída de Lambão.                          

Pito fez o quarto gol em um contra-ataque rápido da equipe gaúcha e ampliou aos 9”40. E fechando o placar, restado 40 segundos, Zico roubou a bola na defesa umuaramense e bateu na saída de Lambão.

O Carlos Barbosa enfrentará na final o vencedor da outra semifinal, no confronto de Foz Cataratas e Blumenau/Hering, as 19:00 horas deste sábado (28). Já o Umuarama Futsal enfrentará o o perdedor da outra semifinal, na manhã do sábado.

Texto Bruno Vanço. Foto - Christian Rizzi

Clevelândia Futsal define elenco para a Chave Ouro


O experiente ala Alex Gaúcho será uma das apostas da AEC. 

A Associação Esportiva Clevelandense, de Clevelândia, depois de fazer uma temporada de altos e baixos em 2014 na disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, quer fazer bonito na edição deste ano da elite do futsal estadual. Com a base do ano passado mantida e com nove contratações ao todo, o time do Sudoeste do Estado intensificou a preparação para chegar em boas condições até a estreia na competição estadual, que começa no dia 21 de março.

De acordo com a diretoria do Clevelândia, sete atletas permaneceram no time que disputou a Série Ouro do ano passado. Vão vestir a camisa da AEC por mais uma temporada os atletas Caio, Leandrinho, Maravilha, Rafa, Henrique, Carneiro e Alê. A comissão técnica também foi mantida e a equipe será comandada por Marcelo Arseno. João Carlos “Baixo” e Sandronei “Pixe” serão os auxiliares do time do Sudoeste.

Os outros nove jogadores contratados para a temporada de 2015 já estão treinando com o restante do grupo desde o dia 19 de fevereiro. Jeffinho, Alex Gaúcho e Chico foram contratados junto ao Palmas Futsal. Os goleiros Buiú, ex-Araucária, e Dia, que estava no Ivaí, serão os responsáveis pela meta da AEC. Além deles, foram contratados Anderson Pica-Pau, ex-Santa Cruz-PE, Douglas Lambão, Ex-ABC Paulista Futsal, Elivelton Mosquito, que estava no Foz Cataratas e Adriano Bozzo.

Por fim, a diretoria da AEC divulgou ainda seus patrocinadores, que estamparão suas marcas na equipe que disputará pelo segundo ano consecutivo a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. O novo patrocinador master será a Tittal Esportes, que se juntará a Camifra no apoio do clube na disputa da elite do futsal paranaense deste ano.

Texto: Luiz Henrique Ferraz (Assessoria de Imprensa - FPFS)

Cascavel vence o Floripa e decide final do Torneio de Verão em SC - ATUALIZADO


O Red Panther/Muffatão/Cascavel Futsal está na final do 40º Torneio de Verão, em Rio do Sul-SC. A equipe paranaense (que representa a Flavale/Rio do Sul) venceu o Floripa Futsal-SC (que joga pelo Moitas/Ituporanga) por 5x2, se credenciando à final do torneio, no próximo sábado (28), contra a Assoeva-RS.

A Serpente precisou de apenas 56 segundos para abrir o placar, com  Guilherme. Faltando 30 segundos para o fim da primeira etapa, Renatinho empatou para o Floripa. Mas na jogada seguinte Ricardinho colocou o Cascavel na frente novamente: 2x1.

Aos 2'29" do segundo tempo Leanderson (ex-Guarapuava) voltou a empatar a partida, mas quando levou o Floripa terceiro gol, anotado por Rafael, a equipe se abriu, utilizando goleiro-linha, e levou mais dois gols, marcados por Ricardinho e Issamu.

Na outra semifinal, Guarapuava e Assoeva-RS fizeram um jogo intenso e equilibrado, que terminou empatado em 2x2 (tempo normal e prorrogação). Nos pênaltis os gaúchos levaram a melhor, vencendo por 5x4.

A final do Torneio de Verão, entre Cascavel e Assoeva, está programada para este sábado, às 20h30 horas, no ginásio do Sesi, em Rio do Sul-SC.

ATUALIZAÇÃO

Em acordo com as equipes ficou decidido que não haverá disputa do terceiro lugar, ficando com o terceiro posto, para fins de classificação final, será o time que perdeu nas semifinais para o campeão do torneio.

Foz vence o Minas e avança às semifinais da Copa Cataratas


Time da Fronteira decidirá vaga para a final contra o Blumenau-SC; Carlos Barbosa e Umuarama disputam a outra semifinal. 

Estão definidos os semifinalistas da III Copa Cataratas de Futsal. Seguem na disputa o Foz Cataratas, o Blumenau-SC, o Carlos Barbosa-RS e o Umuarama Futsal. Nesta quinta-feira (26), o Umuarama venceu o San Lorenzo, da Argentina, por 5x0. O Carlos Barbosa perdeu para a Copagril por 2x1 (mas sem comprometer a classificação da equipe gaúcha, que já estava garantida). O Blumenau venceu o LEM/Vento em Popa-BA, por 2x1 e, pelo mesmo placar, o Foz Cataratas superou o Tambasa/Minas-MG.

A equipe iguaçuense abriu o placar da partida com Neto, cobrando pênalti. Willians empatou para os mineiros e o pivô Vini marcou o gol da vitória do Foz Cataratas que, de quebra, terminou a primeira fase com a melhor campanha entre todas as equipes, com 9 pontos ganhos (100% de aproveitamento na primeira fase). O Foz também é o único semifinalista que não disputa a Liga Futsal.

Confira a classificação da primeira fase:

Grupo A
1º Foz Cataratas 9 pts
2º Umuarama Futsal 6 pts
3º Minas-MG 3 pts
4º San Lorenzo 0 pt

Grupo B
1º Carlos Barbosa-RS 6 pts
2º Blumenau-SC 6 pts
3º Copagril/Marechal Rondon 4 pts
4º LEM/Vento em Popa-BA 1 pt

Confira a programação das semifinais e finais da Copa Cataratas:

27/02/2015 - Sexta-feira (Semifinal)
19h - Carlos Barbosa x Umuarama Futsal
21h - Foz Cataratas x Blumenau

28/02/2015 - Sábado (Final)
18h30 - Perdedor Jg.1 x Perdedor Jg.2 (decisão 3º lugar)
20h30 - Vencedor Jg.1 x Vencedor Jg.2 (decisão 1º lugar)

Foto: Christian Rizzi/Frontpress

Nos pênaltis, Guarapuava perde para a Assoeva-RS e fica de fora da final do Torneio de Verão, em SC


Na noite desta quinta-feira, dia 25, o Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal e a Assoeva/Venâncio Aires-RS decidiram uma das semifinais do 40º Torneio de Verão, em Rio do Sul-SC. Em um jogo muito disputado e com polêmicas contra a arbitragem, o resultado foi de empate em 2x2. No tempo-extra o placar não se alterou. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Bazílio, da Assoeva, que defendeu a última cobrança da equipe paranaense e garantiu a vitória por 5x4.

O jogo

O confronto foi digno de duas fortes equipes da Liga Futsal, cheio de alternativas e de muita movimentação em quadra. Na primeira etapa quem levou a melhor foi a Assoeva, com Tevez balançando a rede do goleiro Marcão.

O detalhe da etapa inicial foi que a equipe guarapuavana saiu reclamando bastante das marcações dos árbitros, pedindo um pênalti, que arbitragem entendeu que não existiu, e uma falta marcada para a Assoeva, quando Guarapuava sairia em contra-ataque de três contra um.

Para piorar ainda mais a situação do time do Paraná, a Assoeva marcou um gol relâmpago, logo no início da segunda etapa, com Daniel: 2x0.

Restou ao Guarapuava Futsal correr atrás do prejuízo. demonstrando força de recuperação. Assim, o ala Deivão diminuiu para 2x1. Logo depois, Adeirton entrou como goleiro-linha e Diego Fávero marcou o gol do empate: 2x2. Com a igualdade o jogo foi para a prorrogação, de dois tempos de 5 minutos.

Chances perdidas na prorrogação

Apesar do cansaço dos 40 minutos iniciais, as equipes continuaram com mesmo ritmo intenso no tempo-extra. No segundo tempo da prorrogação, o Guarapuava teve três chances claras para marcar, uma com Mauricinho e duas com André Maluko, mas o goleiro Bazílio, da Assoeva, fez grandes defesas e garantiu o placar de empate até o final do tempo-extra. Com isso, a decisão da vaga para a final foi para a decisão por pênaltis.

Pênaltis

Nas cobranças dos pênaltis, foram relacionados os jogadores Diece, Adeírton e Régis, pelo lado de Guarapuava e Genaro, Thiago e Tevez, do lado da Assoeva. Todos converteram e a disputa foi para as cobranças alternadas. Daniel e Sakai marcaram para a Assoeva. Mauricinho converteu para Guarapuava, mas Diego Fávero foi parado por Bazílio, que se consagrou como o grande herói da partida, pelo lado dos gaúchos.

Placar dos pênaltis: 5x4 para a Assoeva.

Final

A final do 40º Torneio de Verão será disputada no sábado, dia 28. A Assoeva aguarda o vencedor do jogo entre Cascavel Futsal e Floripa Futsal-SC para conhecer seu adversário. Já o Guarapuava retorna ao Paraná, dando prosseguimento à preparação para o Campeonato Paranaense, Liga Futsal e Taça Brasil de Clubes.

Caramuru, Keima e Assifusa disputam quadrangular interestadual em Castro


Com a intenção de apresentar patrocinadores, novos jogadores para a torcida e fazer com que os torcedores do alvinegro castrense se reencontrem com quem ficou do antigo elenco, a diretoria do Vapza/Caramuru Futsal realizará na próxima semana, nos dias 6 e 7 de março, um ‘Quadrangular Interestadual’ em Castro.

Reunindo times conhecidos do cenário estadual de Futsal, torcedores poderão prestigiar boas partidas que serão dividias em dois dias de disputa. Os times confirmados para o torneio são: Vapza/Caramuru Futsal, o atual campeão da ‘Prata’, Keima Futsal – Ponta Grossa, o rival regional de Castro na Chave Ouro, Assifusa Futsal – Irati, a terceira colocada da Chave Bronze que conseguiu o acesso a Chave Prata do estadual, e que tem em seu elenco o ex-jogador do alvinegro castrense Fussa, e a equipe convidada, Araquari Futsa,l conhecida no campeonato estadual de Santa Catarina.

Para o técnico Rogério Pruencio, Soneca, essa é uma oportunidade de fazer com que os torcedores prestigiem bons jogos de futsal e, é um presente também para a torcida alvinegra que tanto apoiou a equipe na última temporada: “Estamos com o mesmo espirito que tivemos em 2014, procurando manter nossa invencibilidade jogando em nosso ginásio, mas para isso acontecer a nossa torcida tem o papel fundamental. Como sempre repito, eles, são o nosso sexto jogador em quadra. Então espero ver esse ginásio cheio”, convocou o técnico.

De acordo com Soneca será um torneio preparatório com equipes gabaritadas que se aproximam com que o Vapza/ Caramuru Futsal irá enfrentar na Série Ouro do Campeonato Estadual. “Eu não posso chegar a uma competição oficial, com bastante relevância no cenário estadual, sem ter experimentado a minha equipe. Esses serão jogos preparatórios que servirão pra eu poder intensificar o que está dando certo e corrigir o que está acontecendo de maneira errada até a competição começar”, explicou o comandante da equipe.

Fonte: Assessoria do Caramuru.

Copagril supera o Carlos Barbosa, mas não consegue se classificar - ATUALIZADO


Equipe rondonense conseguiu primeira vitória, mas resultado da partida de Blumenau não colaborou. 

Na tarde desta quinta-feira, dia 26, a Copagril/Sempre Vida/MCR conseguiu uma boa vitória sobre a Associação Carlos Barbosa Futsal-RS por 2x1. O triunfo reacendeu a chance da equipe rondonense em buscar a classificação, mas para isso, o Blumenau-SC teria que tropeçar na partida contra LEM/Vento em Popa-BA, coisa que não aconteceu. A equipe catarinense ficou com a vaga depois da vitória de 2x1 sobre o time da Bahia.

O jogo

Precisando do resultado positivo para seguir com chances de classificação, a Copagril tomou a iniciativa do ataque e logo chegou ao primeiro gol, com Rafinha Müller. Apesar de fazer um bom primeiro tempo, o castigo veio nos instantes finais, com Marlon (ex-Copagril) empatando a partida em 1x1.

No começo do segundo tempo a Copagril, mais uma vez, foi para cima e conseguiu vantagem no marcador com gol do pivô Helinho: 2x1

Na sequência, Alvim, que voltava depois de se recuperar de lesão, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. A ACBF pressionou nos dois minutos em que esteve com um jogador a mais em quadra, mas a Copagril se segurou, mantendo a vitória parcial.

Nos minutos finais, o Carlos Barbosa foi para a jogada de goleiro-linha, com Gian entrando no lugar de Ale Falcone, para ficar, mais uma vez, em vantagem numérica no ataque. Mas a Copagril se segurou na defesa e comemorou sua primeira vitória na Copa Cataratas.

Classificação

Com o resultado, a Copagril chegou a quatro pontos, ficando em terceiro lugar do grupo e desclassificada do torneio. Passam para as semifinais as equipes do Carlos Barbosa (6 pontos) e Blumenau (6 pontos). A equipe do Vento em Popa terminou com apenas um ponto, em quarto lugar no grupo.

Copa Cataratas: Umuarama goleia San Lorenzo e passa às semifinais


O Umuarama Futsal enfrentou na tarde desta quinta-feira 26, a equipe argentina do San Lorenzo de Almagro e, com uma vitoria pelo placar de 5 a 0, a equipe paranaense conquistou uma vaga para as semifinais da III Copa Cataratas de Futsal.

Precisando ganhar e, se possível golear para fazer saldo de gols, o Umuarama partiu com tudo para cima dos argentinos na busca dos gols e, logo com um minuto de partida já obteve êxito em seu objetivo com Rodrigo, após tabela com Léo.

O ritmo não parou e, com menos de dez minutos o Umuarama Futsal fez o segundo com Paulo Victor em um tiro livre. Paulo Victor ainda perdeu a chance de ampliar ao desperdiçar outra cobrança minutos depois.

Ainda na primeira etapa o Umuarama fez o terceiro gol com Buguinha, o pivô fez uma jogada individual pelo meio e bateu forte fechando o placar na primeira etapa.

A segunda etapa começou com a mesma intensidade da primeira, e novamente Rodrigo fez para o Umuarama com 1'20" de jogo.

Após perder mais algumas chances de gol, o Umuarama Futsal voltou a marcar novamente com Rodrigo, fazendo seu terceiro gol na partida, quinto Umuaramense restando pouco mais de 5 minutos para o fim do jogo.

Com a vitória, o Umuarama Futsal conseguiu sua classificação as semifinais, agora aguarda o complemento da rodada para saber sua posição do grupo e seu adversário desta sexta-feira.

Fotos Christian Rizzi. Texto Bruno Vanço.

Chave Bronze: Palmas inicia treinamentos


Na última segunda-feira, 23, a equipe do Palmas Esportes se reapresentou, com algumas novidades no elenco em relação ao time de 2014, esperando fazer uma campanha ainda melhor e objetivando a ascensão da equipe para a Chave Prata.

Renovaram com a equipe: Burrego, Ronaldinho, Marcelinho, Valmir, Edi, Abatia,Canarinho, Xande, Ary e Todinho. Subiram da base Ronaldo e Cristiano, bem como os atletas da cidade Ferreira e Jean foram incorporados ao elenco.

Para reforçar a equipe chegaram o goleiro Índio e o ala Marcone que estavam no Sport Recife de Pernambuco, também chegou Osvaldo que estava no ABC de Pernambuco, além de Fio e Fumaça que fizeram suas últimas temporadas com a equipe do Caramuru, de Castro.

Ainda está sendo acertado com mais um pivô e um fixo, os quais deverão serem apresentados na próxima semana para fechar o elenco e ir em busca de uma grande campanha no estadual 2015 Chave Bronze.

A comissão técnica será comandada pelo professor André Carrinho, tendo como preparador físico o professor Alex Sander Bonatto, o fisioterapeuta será Cristiano Lombardi e o mordomo César dos Santos (Axé).

Fonte: Assessoria

Definida a tabela da Taça Brasil de Clubes


Guarapuavanos abrem a competição contra o Moita Bonita-SE. 

A delegação do Poker/Óleo Leve Futsal segue em Santa Catarina, pois nesta quinta-feira,disputará uma das semifinais do 40º Torneio de Verão, em Rio do Sul, contra a Assoeva-RS. Durante a preparação para o jogo decisivo, os atletas e a comissão técnica receberam a notícia de quais serão seus adversários na fase de grupos da 42ª Taça Brasil de Clubes, que será disputada de 24 a 28 de março em Jaraguá-SC.

Considerada a grande meta do clube guarapuavano no primeiro semestre, a competição nacional ficou com a seguinte divisão:

Grupo A: Poker/Óleo Leve/Guarapuava (campeão paranaense), Krona Futsal/Joinville-SC (campeão catarinense), Moita Bonita-SE (campeão sergipano) e Futsal Brasil Kirin/Sorocaba-SP (campeão paulista e da Liga Futsal).

Grupo B: Jaraguá Futsal-SC (sediante), Tambasa/Minas-MG (campeão mineiro), Goiás EC (campeão goiano) e Atlântico Erechim-RS (campeão gaúcho).

Confira a tabela:

1ª Rodada (24/03 - Terça-feira)
15h - Poker/Óleo Leve/Guarapuava-PR x Moita Bonita-SE (Grupo A)
16h45 - Goiás EC x Atlântico Erechim-RS (Grupo B)
18h30 - Krona/Joinville-SC x Brasil Kirin/Sorocaba-SP (Grupo A)
20h15 - Jaraguá Futsal-SC x Tambasa/Minas-MG (Grupo B)

2ª Rodada (25/03 - Quarta-feira)
15h - Brasil Kirin/Sorocaba-SP x Moita Bonita-SE (Grupo A)
16h45 - Tambasa/Minas-MG x Atlântico Erechim-RS (Grupo B)
18h30 - Krona/Joinville-SC x Poker/Óleo Leve/Guarapuava-PR (Grupo A)
20h15 - Jaraguá Futsal-SC x Goiás EC (Grupo B)

3ª Rodada (25/03 - Quinta-feira)
15h - Krona/Joinville-SC x Moita Bonita-SE (Grupo A)
16h45 - Tambasa/Minas-MG x Goiás EC (Grupo B)
18h30 - Brasil Kirin/Sorocaba-SP x Poker/Óleo Leve/Guarapuava-PR (Grupo A)
20h15 - Jaraguá Futsal-SC x Atlântico Erechim-RS (Grupo B)

Campo Mourão lança campanha Sócio-Torcedor



Será lançando neste sábado (28) pela Associação Campo Mourão Futsal (ACMF), entidade gestora do futsal mourãoense, o projeto Sócio Torcedor, que prevê a arrecadação de fundos para manutenção da equipe na Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal 2015.

Pessoas física ou jurídica poderão contribuir adquirindo o pacote que contém ingressos para os sete jogos da primeira fase, em casa, além de uma camiseta personalizada (layout em anexo), estacionamento privativo no ginásio uma unidade de bebida (cerveja, refrigerante ou água) por jogo.

Empresas e torcedores em geral poderão contribuir com a equipe adquirindo o pacote Sócio Torcedor por apenas R$ 100,00 que poderão ser pagos a vista ou divididos em até 4X no cartão de crédito. “É a forma barata que encontramos para levantar recursos que vão nos ajudar a manter a equipe neste

inicio de competição. Esperamos que os empresários e torcedores nos apoiem, pois é um baixo custo em ótimas condições de pagamento. Afinal, R$ 25,00 por mês para quem gosta da modalidade não pesa para ninguém”, argumenta Miguel Pedro Abudi Junior, presidente da ACMF.

Fonte: Assessoria da ACMF

Após primeiros jogos na temporada, Keima Futsal retorna às atividades


Ponta Grossa (PR) – O Keima Futsal se reapresentou na manhã desta quinta-feira (26), retomando suas atividades no Ginásio Municipal de Esportes Oscar Pereira. Ainda em pré-temporada, o time ponta-grossense começa uma nova etapa da mesma. Na manhã de hoje, os comandados do treinador Eduardo Pacheco Coelho (Baiano), realizaram atividades táticas.

A partir das 16 horas, também tendo o Ginásio Municipal de Esportes Oscar Pereira, como palco, a equipe realiza novos trabalhos táticos sob a supervisão de Baiano. Na sexta-feira (27), no período da manhã, os atletas do Keima Futsal fazem, na Academia Pratique, atividades física e muscular, sob a orientação dos preparadores Richard do Nascimento e Rafael Miranda. À tarde seguem trabalhando a parte tática com Baiano. No sábado

(28), o grupo faz trabalhos físicos com o professor Richard do Nascimento e recebem folga no período da tarde e no domingo (1), reapresentando-se na segunda-feira (2).

Torneio de Verão

O Keima Futsal participou do 40º Torneio de Verão de Rio do Sul (SC). A equipe ponta-grossense jogou três vezes. Foram duas derrotas (diante do Floripa Futsal, 2x1 e Assoeva, 7x1) e um empate (contra o América de Tapera, 2x2). Apesar dos resultados em si, o treinador Baiano avalia a competição como algo positivo, uma vez levando em consideração, os poucos dias de atividades da pré-temporada, antes da equipe ir para Santa Catarina.

“Apesar do vexame contra a Assoeva, foi de muita valia a nossa participação. Gostei dos outros dois jogos, onde a equipe se comportou de forma positiva, deixando de sair com a vitória, o que não ocorreu por falta de vários detalhes de início de temporada”, explica o treinador.

O treinador também aproveitou para analisar a participação individual dos atletas presentes no torneio. “Acho que os jogadores se comportaram bem. Temos que ter consciência que com o trabalho dos próximos dias, vamos evoluir, pois fizemos apenas quatro treinos com bola antes da competição, procurando dar ênfase na marcação. Justamente no jogo que mudamos a postura fomos goleados. Por este motivo, sei que nosso grupo vai evoluir”, avalia Baiano.

Fonte: Assessoria

Definidas as semifinais do Torneio de Verão em SC


Nesta quinta-feira, o  enfrenta a Assoeva às 20h30 e o Cascavel mede forças com o Floripa, às 22 horas. 

Nesta quinta-feira, dia 26, serão disputados os jogos das semifinais do 40º Torneio de Verão, na cidade de Rio do Sul-SC. As quatro equipes da Liga Futsal que disputam a competição (Assoeva-RS, Floripa-SC, Cascavel Futsal-PR e Poker/Guarapuava-PR) se classificaram para a fase decisiva, sendo que a Assoeva-RS, ao vencer o Floripa por 4x2, terminou na primeira colocação do grupo 'B'. Assim, os gaúchos encaram, às 20h30, no ginásio do Sesi/Rio do Sul, o Guarapuava Futsal. Às 22 horas Cascavel e Floripa decidem a outra vaga.

Outros nomes

O curioso é que as quatro equipes semifinalistas estão utilizando outros nomes fantasias e uniformes diferentes do habitual. Os times representam municípios catarinenses do Vale do Itajaí: a Assoeva joga por Agronômica, o Guarapuava representa Lontras, o Cascavel está com a Flavale/Rio do Sul e o Floripa defende o Moitas/Ituporanga.

Marreco Futsal vence segundo amistoso da pré-temporada


Fixo Rangel ressalta evolução do time no jogo desta quarta-feira. 

O Marreco Futsal venceu um selecionado de Francisco Beltrão por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, no Arrudão, em Francisco Beltrão, em seu segundo amistoso da pré-temporada.

Os gols do Marreco foram marcados por Diego (dois), Diego Cesar e Suélton. No primeiro amistoso do ano, empate em 3 a 3 com o São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina. O fixo Rangel, uma das novidades do time em 2015, falou sobre a partida.

- Conseguimos evoluir em relação ao primeiro amistoso, colocando em prática movimentações de ataque que trabalhamos nos últimos treinos e fomos eficientes na defesa. Todo amistoso se torna importante por estarmos nos adaptando a situações que encontraremos no campeonato - disse Rangel.

O Marreco volta a jogar no próximo sábado contra o time de Planalto, em horário a ser definido.

Marca Assessoria. 

Copa Cataratas: no confronto paranaense, Foz supera Umuarama


Time anfitrião venceu por 3x1 e chegou a seis pontos no torneio. 

A Copa Cataratas de Futsal teve sua segunda rodada disputada na noite desta quarta-feira, dia 25. A partida de fundo foi um duelo paranaense: de um lado a forte equipe do Umuarama Futsal e do outro o time anfitrião do torneio, o Foz Cataratas Futsal. Em um jogo decidido nos últimos minutos, os donos da casa comemoraram a vitória por 3x1 e ficaram muito próximos da classificação.

Depois de um primeiro tempo sem gols, o jogo parecia se encaminhar para um empate sem gols, até a metade da segunda etapa. Mas Willian Brandão, do Foz Cataratas, abriu o marcador, mudando a cara da partida.

O Foz chegou ao segundo gol com com Douglas Jesus, em cobrança de tiro-livre. Mas nem teve tempo para comemoração. Pois, na jogada seguinte, Rodrigo balançou a rede, deixando o jogo em aberto.

Nos instantes finais, o Umuarama pressionou em busca do empate. Mas o goleiro Ari (ex-Umuarama) ficou com a bola e lançou para Douglas Jesus matar no peito e mandar uma bela "bicicleta", quando o goleiro linha ainda retornava para sua meta.

Com o resultado, o Foz chegou a seis pontos e está muito perto da classificação, dependendo de um empate com o Minas (que venceu o San Lorenzo, da Argentina, por 2x0), na quinta-feira (26), para confirmar uma das vagas na semifinal.

Já o Umuarama Futsal soma três pontos e precisa vencer o San Lorenzo por uma boa vantagem de gols para não depender de outro resultado.

Confira os resultados do segundo dia da Copa Cataratas e a classificação:

Resultados

- Carlos Barbosa-RS 4x1 LEM/Vento em Popa/BA (Grupo B)
- Blumenau-SC 1x0 Copagril/Sempre Vida/MCR (Grupo B)
- Minas-MG 2x0 San Lorenzo-ARG (Grupo A)
- Foz Cataratas-PR 3x1 Umuarama-PR (Grupo A)

Classificação

Grupo A
1º Foz Cataratas 6 pts
2º Minas 3 pts
3º Umuarama - 3 pts
4º San Lorenzo - 0 pt

Grupo B
1º Carlos Barbosa-RS - 6 pts
2º Blumenau-SC - 3 pts
3º Copagril-PR 1 pt
4º Vento em Popa - 1 pt

Confira os jogos da última rodada da primeira fase, nesta quinta-feira, dia 26:

- 14h30 - AFSU/Umuarama-PR x San Lorenzo-ARG (Grupo A)
- 16h30 - Copagril/Sempre Vida/MCR-PR x Carlos Barbosa-RS (Grupo B)
- 18h30 - LEM/Vento em Popa-BA x Blumenau-SC (Grupo B)
- 20h30 - Foz Cataratas-PR x Tambasa/Minas (Grupo A)

Foto: Christian Rizzi/Frontpress

Copagril perde e se complica na Copa Cataratas


Em seu segundo compromisso pelo Grupo B da Copa Cataratas, a Copagril/ Sempre Vida/ Penalty foi derrotada pelo Blumenau (SC), por 1 a 0, nesta quarta-feira (25/02), no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.

Os catarinenses começaram melhor a partida e deram muito trabalho ao goleiro João Neto, que impedia a abertura do marcador. Aos 14’ finalmente a Copagril chegou com perigo, mas o goleiro Elton, em tarde inspirada, salvou as tentativas de Helinho e Parrel no mesmo lance. Nos minutos finais, o pivô Banana teve a oportunidade de fazer sua estreia pelo time rondonense.

O segundo tempo começou com Lucas Machado acertando a trave de João Neto. Aos 3’, Pica-Pau foi expulso após falta dura em Valença e deixou o Blumenau com um jogador a menos. Apesar da pressão, a Copagril parou no goleiro Elton e não conseguiu se aproveitar nos dois minutos com um atleta a mais.

O castigo veio aos 9’, quando Rudi roubou a bola de Djaelson e bateu cruzado para Varejão completar na segunda trave e fazer o único gol da partida. Nos sete minutos finais, o técnico Juninho arriscou com Valença na função de goleiro-linha, mas o ataque rondonense foi incapaz de superar a defesa catarinense.

Com a derorta, a Copagril ocupa a 3ª posição do Grupo B, com um ponto, enquanto o Blumenau está em 2º, com três. O líder é o Carlos Barbosa, que venceu o Vento em Popa (BA) por 4 a 1 e chegou a seis pontos, já garantido na semifinal.

Para chegar entre os quatro melhores, a Copagril terá que vencer o Carlos Barbosa nesta quinta-feira (26), às 16h30, e torcer por um empate no duelo entre Blumenau e Vento em Popa, que jogam na sequência.

Texto: OLHONABOLA. Foto:CHRISTIAN RIZZI/FRONTPRESS

Chave Prata: Salto do Lontra inicia montagem do elenco


O Salto do Lontra Futsal já está se movimentando para a disputa da Chave Prata do Campeonato Paranaense 2015. Atual campeão da Chave Bronze, o time do técnico Mauro Córdova e do auxiliar Rafael Salvetti, o Tonhão, anunciou ontem a renovação de três jogadores: o fixo Leite, o ala Carlinhos e o pivô Juninho, que se destacaram na temporada passada. Esses três jogadores já são entrosados desde os tempos de Quedas Futsal, na disputa da Chave Ouro, em 2013.

“Temos um orçamento para brigar pelo título da competição, vamos trabalhar pra isso. Mas sabemos das dificuldades, pois os adversários também estão investindo alto”, diz o técnico Mauro Córdova, que tem experiência em acessos. Em 2011, ele subiu o Ampere Futsal na Bronze para a Prata. Em 2013, subiu a equipe amperense da Prata para a Ouro com uma campanha invicta rumo ao título. E no ano passado, elevou o Salto do Lontra para a Série Prata já em seu primeiro ano de projeto. Sem contar os Jogos Abertos do Paraná, competição em que o Ampere Futsal subiu para a divisão A. Neste ano, a meta é colocar também o time lontrense na elite dos Jogos Abertos, que terá sua fase final em Francisco Beltrão, de 20 a 29 de novembro. “Quem sabe no ano que vem a gente não possa ter mais uma equipe do Sudoeste. Estamos trabalhando pra isso, pois sabemos da força da nossa região nesta modalidade”, complementa Mauro Córdova, que também é técnico do Ampere Futsal, na Série Ouro.

Trabalho paralelo

Mauro Córdova é o único treinador do Paraná que comanda duas equipes simultaneamente. Por causa disso, a intenção dele neste ano é realizar os jogos do Salto Futsal nas sextas-feiras e do Ampere nos sábados, para não haver conflito de datas. Quando ele não pode, quem comanda a equipe lontrense é o chopinzinhense Tonhão, que tem uma grande experiência como jogador, em quase dez anos de futsal italiano, e também como treinador, comandando o Saudadense.

“Não vejo problemas em tocar os dois projetos. Devido ao sucesso em Ampere, Salto do Lontra veio me procurar para fazermos uma parceria. Deu muito certo, pois no ano passado conseguimos ceder alguns jogadores de uma equipe para a outra, o que nos deu um salto de qualidade na reta final”, avalia o comandante.

Fonte: 

Com grupo jovem, Campo Mourão Futsal inicia pré-temporada


Com pouco tempo para a pré-temporada a ACMF/Fecam/Campo Mourão iniciou ontem sua preparação para disputa da Chave Ouro do Campeonato Paranaense 2015, que começa no próximo dia 21 de março.

Formada exclusivamente por pratas da casa, o time comandado pelo técnico Marcio Rinaldo terá neste ano uma mescla de jovens jogadores oriundos das categorias de base do clube e atletas experientes que estão retornando as quadras. Na apresentação do elenco, realizada na tarde desta segunda-feira (24) no ginásio Valternei de Oliveira (Lar Paraná), diretores da Associação Campo Mourão Futsal (ACMF) e da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) estiveram presentes dando as boas vindas e falando sobre o projeto para este ano.

Para Miguel Pedro Abudi Junior, presidente da ACMF, o momento é de união. “Precisamos de cumplicidade total neste momento. Diretoria, jogadores, comissão técnica e parceiros devem estar unidos por um único objetivo que é representar nossa cidade e nos garantir na principal divisão do Estado neste ano em prol de um projeto grandioso no futuro”, disse.

Já Ricardo Echelmeier, Secretário de Esportes de Campo Mourão, lembrou do compromisso do município com a modalidade e reforçou o apoio ao futsal. “Sempre estivemos ao lado do nosso futsal e neste ano não será diferente. Continuamos sendo um dos municípios que mais investe na modalidade entre os 15 da Chave Ouro. Esperamos muito empenho dentro e fora de quadra de todos envolvidos no projeto”, afirmou o Secretário.

Os treinamentos serão realizados de segunda a sexta-feira, sempre no período da tarde no ginásio Lar Paraná. Na opinião do treinador Márcio Rinaldo, mesmo sendo uma carga horária menor e diferenciada das demais equipes, é possível fazer um bom trabalho. “Vamos primar pela qualidade e não pela quantidade neste momento. Se nosso grupo tiver essa consciência certamente vamos colher bons frutos desse trabalho”, salienta.

Fonte: Assessoria da ACMF.

Reforçado, São Lucas inicia treinos técnicos/táticos


O ala Soró (de branco) é a novidade na equipe de Paranavaí. 

Nesta semana o time do São Lucas Futsal deve iniciar os treinamentos com bola. O elenco está completo e se prepara para o Paranaense de Futsal da Chave Ouro, com início previsto para o dia 26 de março.

O atleta Soró, que atuou em 2014 pelo Foz Cataratas e que já defendeu o São Lucas, é mais um integrado ao elenco. O time de Paranavaí agora conta com 19 jogadores.

Dois profissionais de Educação Física vêm realizando trabalhos físicos com os jogadores, como fortalecimento, ganho de massa, e até mesmo recuperação de lesão.

Não está agendado amistoso, mas o técnico Luciano Bonfim diz que esses confrontos serão necessários “para corrigir os erros e procurando melhorar cada vez mais o entrosamento”.
O campeonato não terá a participação do Ciagym, de Maringá, que desistiu da competição. “Para o futsal é uma pena, é uma equipe que já participou da Liga Nacional, para o campeonato é muito ruim, perdemos uma grande força”, lamentou o técnico do São Lucas.

O time de Paranavaí fez parceria com a KR Academia, onde os jogadores podem utilizar toda a infraestrutura existente, inclusive a fisioterapia.

“Muito boa essa parceria, é fundamental termos uma Academia dessa à nossa disposição. Para mim é uma das melhores que já trabalhei. Estou contente com a recepção e as totais condições de trabalho”, finalizou Luciano Bonfim.

Texto: Diário do Noroeste. 

Chave Bronze: Mariópolis retorna ao estadual


Depois de cinco anos, Mariópolis está de volta ao Campeonato Paranaense de Futsal na categoria adulto. Em 2010, a equipe participou da Série Bronze e conseguiu bons resultados. Agora, com a criação da Aaema (Associação de Amigos do Esporte Mariopolitano), o município está de volta ao cenário estadual de futsal.

E o técnico do Mariópolis será o experiente Vando Ronsani, ex-jogador do Pato Branco, Cascavel e Saudadense Futsal. Atualmente, ele comanda as categorias de base do Pato Futsal, que disputa o Paranaense Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. “O Vando que está avaliando os atletas, temos também alguns jogadores da casa. Queremos reativar o futsal adulto aqui”, comenta Ivandro Garcia Leite, supervisor do Mariópolis Futsal.

Hoje à noite, às 19 horas, a Aaema apresenta a sua diretoria na sede da empresa RP Informática. Serão anunciados os jogadores, comissão técnica e patrocinadores.

Depois da apresentação, todos os convidados vão saborear uma ovelha enfarinhada, prato típico do município.

Texto: Adolfo Pegoraro (EsportePR)

Cascavel se vinga e vence Guarapuava no Torneio de Verão, em SC


O Cascavel superou a equipe de Guarapuava por 2x1 e ficou com o primeiro lugar do grupo 'A'. 

Pouco mais de dois meses depois da final da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, as equipes do Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal e do Red Panther/Muffatão/Cascavel Futsal voltaram a se encontrar, desta vez pela terceira rodada do 40º Torneio de Verão, na cidade de Rio do Sul-SC. Mas diferente da final do ano passado, quem levou a melhor foi a equipe de Cascavel, que venceu por 2x1 e garantiu o primeiro lugar do grupo 'A'.

Em quadra, duas equipes com uniformes diferentes dos usuais. Neste torneio, o Cascavel defende a equipe da Flavale,de Rio do Sul, e atua com um uniforme vermelho e preto, inspirado pela equipe de futebol do Flamengo. Já o Guarapuava, que representa o município de Lontras-SC, está atuando com um uniforme azul e branco.

Com a bola rolando, o jogo começou com muito equilíbrio, mas quem se deu bem no ataque foi a equipe de Cascavel. Deílton chutou e Roncaglio aceitou. Com o revés, o Guarapuava passou a atacar mais, mas quem teve a grande chance para ampliar foi o Cascavel, em lance de tiro-livre. desta vez, o goleiro Roncaglio se recuperou e evitou o chute de Guilherme.

O jogo equilibrado do primeiro tempo deu lugar a uma segunda etapa de um time atacando e outro se defendendo. Os guarapuavanos foram com tudo para o ataque, fazendo uma verdadeira blitz diante do gol do goleiro Taylon, que ia mantendo a vantagem cascavelense no placar.

Depois de muita pressão, a equipe guarapuavana foi para o tudo ou nada, com Adeírton jogando como goleiro-linha. De tanto insistir, o Guarapuava Futsal chegou ao gol com o pivô Mauricinho, empatando o jogo em 1x1.

Depois do empate, a equipe guarapuavana continuou pressionando com o goleiro-linha, mas desta vez, quem tirou proveito foi Cascavel: a defesa roubou a bola e Pirulito chutou para o gol livre, definindo o placar em 2x1.

Classificação

A equipe de Cascavel fechou a primeira fase com 9 pontos ganhos, 3 a mais que o Guarapuava, que ficou em segundo na chave. As duas equipes avançam para as semifinais, que serão disputadas na quinta-feira, dia 26, e aguardam o resultado da partida entre Floripa Futsal-SC e Assoeva-RS para conhecerem seus adversários. O Cascavel jogará com o segundo do grupo B e o Guarapuava terá que encarar o líder da outra outra chave.

Os dois rivais paranaenses ainda podem se encontrar na competição, se vencerem seus adversários nas semifinais. A grande final está prevista para o sábado, dia 28, às 20 horas, no ginásio do Sesi, em Rio do Sul.

Fotos: Assessorias do CAD e do Torneio de Verão.

Em jogo de 11 gols, Foz supera San Lorenzo, da Argentina, na Copa Cataratas


Equipe iguaçuense venceu time da Argentina por 6x5. 

O último jogo do primeiro dia de disputas na III Copa Cataratas de Futsal foi bastante movimentado. A torcida que compareceu ao ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, na noite desta terça-feira (24), pode ver o anfitrião do torneio, o time do Foz Cataratas Futsal, vencer o San Lorenzo, da Argentina, pelo placar de 6x5.

As duas equipes foram para o ataque desde o começo da partida: Rodriguinho abriu o marcador para o Foz e Neto ampliou para 2x0. Os argentinos responderam rapidamente, com gols de Ignácio e Diego. Ainda na primeira etapa, Rodriguinho marcou mais um para a equipe iguaçuense e Diego, do San Lourenzo voltou a empatar a partida, depois de cobrança de falta: 3x3.

O jogo seguiu quente na segunda etapa, mas foram os argentinos que começaram marcando, com Ignácio, que virou o placar. Neto empatou o jogo em 4x4 e Vargas colocou o San Lorenzo mais uma vez na frente: 5x4.

Na base da superação, o Foz Cataratas foi em busca da virada, com gols dos dois artilheiros da noite: Neto e Rodriguinho (3 gols cada), definindo o placar de 6x5 e comemorando, primeiro triunfo na competição e a liderança no grupo 'A'.

Resultados dos outros jogos:

- Copagril/Sempre Vida/MCR-PR 4x4 LEM/Vento em Popa-BA (Grupo B)
- Carlos Barbosa-RS 4x1 Blumenau-SC (Grupo B)
- Umuarama Futsal-PR 1x0 Tambasa/Minas-MG (Grupo A)

Nesta quarta-feita (25) a competição segue com os jogos da segunda rodada:

25/02/2015 - Quarta-feira
- 14h30 - LEM/Vento em Popa-BA x Carlos Barbosa-RS (Grupo B)
- 16h30 - Copagril/Sempre Vida/MCR-PR x Blumenau-SC (Grupo B)
- 18h30 - San Lorenzo-ARG x Tambasa/Minas-MG (Grupo A)
- 20h30 - Foz Cataratas-PR x AFSU/Umuarama-PR (Grupo A)

Com informações da Rádio Transamérica Foz e foto de Christian Rizzi/Frontpress.

Keima se despede do Torneio de Verão em SC sem vencer


A campanha do Keima Futsal, de Ponta Grossa, no 40º Torneio de Verão, em Rio do Sul-SC, não foi das melhores. Em três jogos disputados, foram duas derrotas e um empate, o único ponto foi conquistado na noite desta terça-feira, dia 24, no empate em 2x2 com América, de Tapera-RS. Com o resultado, as duas equipes se despediram da competição.

No primeiro tempo, nenhuma das equipes conseguiu modificar o placar. Na volta do descanso, Claudinho marcou um belo, mas nem deu tempo de comemorar. Pois, na jogada seguinte, Seco empatou.

Na sequência Claudinho voltou a marcar mais um gol chutando de longa distância. A equipe paranaense tentou administrar a vantagem, mas Maicon Monteiro marcou para o time gaúcho no finalzinho, definindo o placar em 2x2.

Agora a equipe do Keima retorna ao Paraná, retomando a pré-temporada, pensando na Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Ainda não está confirmado, mas segundo informações de bastidores, é provável que a equipe ponta-grossense dispute mais um torneio antes do estadual. Seria um quadrangular, envolvendo as equipes do Caramuru (de Castro), da Assifusa (de Irati) e São José dos Pinhais. Nos próximos dias, as equipes deverão entrar em acordo sobre a data e local do torneio regional.

Em seu primeiro jogo no ano, Umuarama Futsal vence pela Copa Cataratas


Umuarama Futsal e Tambasa/Minas entraram em quadra nesta terça-feira pela III Copa Cataratas de Futsal, competição realizada na cidade de Foz do Iguaçu/PR, pela primeira rodada do grupo A e, por 1 a 0, o Umuarama venceu o Minas.

A partida que teve inicio as 18h50, começou com as duas equipes se estudando e criando poucas chances. Passado metade da primeira etapa, as equipes começaram a se arriscar mais e, as chances foram aparecendo. Chita, Garrincha e Léo em jogadas de tabelas tiveram a chance de abrir o placar para o Umuarama, mas o goleiro Thomaz com boas atuações não deixava o placar se alterar.

Do outro lado, o goleiro umuaramense Lambão também não deixava a desejar, realizando grandes defesas em chutes de média e longa distância. E quando Lambão não defendia, a trave salvava o Umuarama, em duas oportunidades, a primeira em contra-ataque e, a segunda, em um tiro livre a bola carimbou a trave e o placar se manteve no zero.

A segunda etapa iniciou com as equipes com mais vontade na marcação, dando poucas oportunidades de gols ao adversário e, em uma jogada mais forte, Robério do Minas acertou Fernandinho e foi expulso.

Com um a mais em quadra o Umuarama Futsal aproveitou e abriu o placar com Caio, o ala recebeu a bola dentro da área e bateu no canto esquerdo de Thomaz, fazendo o único gol da partida.

O Minas ainda teve algumas chances de empatar a partida, restando menos de 2 minutos para o fim do jogo, o goleiro Lambão foi expulso e, com um jogador a menos até o fim, o Umuarama se segurou, o goleiro Lucas realizou várias defesas difíceis e garantiu os 3 pontos Umuaramenses.

Os times voltam a quadra nesta quarta-feira (25), o Umuarama Futsal enfrenta o anfitrião Foz Cataratas as 20h30min, enquanto o Minas enfrenta o San Lorenzo da Argentina as 18h30min. Ambos os jogos no Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.

Texto e foto: Christian Rizzi/Frontpress 

Copagril estreia com empate na Copa Cataratas


Time Paranaense empatou em 4x4 com o Vento em Popa, da Bahia. 

Copagril/ Sempre Vida/ Penalty e LEM/ Vento em Popa (BA), abriram nesta terça-feira (24/02), no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, a 3ª Copa Cataratas de Futsal, torneio preparatório que envolve oito equipes, sendo sete brasileiras e o argentino San Lorenzo. Em um duelo bastante movimentado, as duas equipes ficaram no empate por 4 a 4.

O jogo

Com alguns nomes conhecidos do futsal brasileiro, como o fixou Marinho (ex-Orlândia), o ala Douglas (ex-Umuarama) e os pivôs Dilvo e Indião, o Vento em Popa começou agredindo o time rondonense, e teve a primeira boa chegada da partida, com Dilvo, que driblou Valença e mandou uma bomba no travessão. A resposta da Copagril foi fatal. Aos 5’, o pivô Barbosinha, que havia entrado há poucos instantes, recebeu na esquerda, passou por dois defensores e bateu sem chances para o goleiro Jhonatan, fazendo o primeiro gol da Copa Cataratas. O empate do time baiano veio com Douglas, aos 12’, escorando chute cruzado de Eli na segunda trave. Ainda antes do intervalo, o capitão Marinho deixou o Vento em Popa com um jogador após ser expulso por reclamação. Em seguida, Guerra sofreu a sexta falta da Copagril. Rafinha Muller cobrou com perfeição e fez o segundo gol rondonense.

Na etapa final os baianos voltaram mais ligados e empataram com Índio, completando cobrança de escanteio. Aos 8’, a Copagril fez o terceiro, novamente com Rafinha Muller, finalizando duas vezes no mesmo lance. Pouco depois, o Vento em Popa igualou o marcador pela terceira vez. Após cobrança de falta, Melão tirou Djaelson da jogada e chutou firme para vencer João Neto: 3 a 3. A virada do time de Luis Eduardo Magalhães não demorou para acontecer. O pivô Dilvo recebeu sozinho na cara do goleiro rondonense e não perdoou sua ex-equipe.

Atrás do placar, o técnico Juninho lançou o capitão Valença como goleiro-linha restando sete minutos para o fim do jogo. Na base da pressão, Guerra foi derrubado pelo goleiro Jhonatan dentro da área. Pênalti. O próprio camisa 14 pegou a bola e deslocou o arqueiro baiano para deixar tudo igual em quatro gols.

Texto: Olho na Bola. Foto: Christian Rizzi/Frontpress.

De virada, Cascavel vence e se classifica no Torneio de Verão de SC


Depois de vitória, cascavelenses decidirão o primeiro lugar do grupo contra o, também classificado, Guarapuava Futsal.

Na noite de segunda-feira, dia 23, o Red Panther/Muffatão/Cascavel Futsal conquistou sua segunda vitória no 40º Torneio de Verão, na cidade de Rio do Sul-SC. A Serpente (que representa a Flavale na competição) venceu, de virada, o Construlacer AMBB Barragem/Rio do Sul, por 5x3 e se igualou ao Guarapuava Futsal, com seis pontos ganhos na liderança do grupo 'A'. As duas equipes paranaenses já estão classificadas e decidem o primeiro lugar na noite de terça-feira (24).

O jogo foi bastante movimentado e começou com gol do experiente ala Café, da equipe de Rio do Sul. A chance do empate, para o Cascavel veio em cobrança de tiro-livre: Guilherme bateu firme e converteu: 1x1.

Na sequência, Rio do Sul voltou a ficar na frente, com gol de Renatinho e, mais uma vez, Guilherme empatou a partida, cobrando outo tiro-livre: 2x2.

No final da primeira etapa, Daniel marcou para os catarinenses, mas no começo do segundo tempo veio a resposta do Cascavel, com gol do ala Caça, deixando, novamente, tudo igual no placar: 3x3

No decorrer do segundo tempo, o preparo físico da equipe de Cascavel falou mais alto e Guilherme marcou pela terceira vez na noite, virando o placar da partida. Logo depois, foi a vez do jovem ala Dudu marcar e aumentar a vantagem para 5x3.

Nos instantes finais, o Construlacer AMBB Barragem pressionou bastante com o goleiro-linha, mas os catarinenses desperdiçaram muitas chances e o Cascavel Futsal/Flavale garantiu o triunfo.

Classificados definidos

Com o resultado, a equipe do Construlacer AMBB Barragem/Rio do Sul já não tem chances de classificação, pois não pontuou nas duas partidas que disputou. A equipe de Joaçaba-SC está na mesma situação. Desta forma, Cascavel e Guarapuava (com seis pontos cada) já estão garantidos nas semifinais do Torneio de Verão.

Com suas vagas garantidas, Cascavel e Guarapuava entram em quadra na noite de terça-feira, às 21h30, repetindo o confronto da final da Chave Ouro do ano passado, em que a equipe guarapuavana levou a melhor, ficando com o título estadual. Desta vez o jogo não valerá título, mas a rivalidade deverá render uma partida muito interessante na definição do grupo 'A'.

A situação do grupo 'B' é bem parecida com a do 'A': Floripa Futsal-SC e Assoeva-RS já estão classificados, apenas decidindo o primeiro lugar na quarta-feira (dia 25). O Keima Futsal, de Ponta Grossa, e o América, de Tapera-RS, não venceram na competição e se despendem do torneio nesta terça, no jogo que antecede a partida entre Cascavel e Guarapuava.

Keima sofre goleada e é eliminado no Torneio de Verão em SC


O pivô Genaro (foto) foi o destaque, marcando três vezes na vitória de 7x1 da Assoeva-RS. 

Pela 40ª edição do Torneio de Verão, em Rio do Sul-SC, a equipe do Keima Futsal, de Ponta Grossa, teve uma noite para ser esquecida. Diante da Assoeva-RS (time da Liga Futsal que representa o município de Agronômica, no torneio), a equipe paranaense foi goleada por 6x1 e ficou sem chances de classificação para as finais.

Como já tinha perdido na estreia para o Floripa Futsal-SC, por 2x1, o Keima precisava vencer e tratou de ir para cima do adversário. Emerson balançou a rede e colocou os ponta-grossenses na frente: 1x0.

Mas depois do tento inicial, só deu Assoeva: Genaro empatou o jogo e Sakai marcou o gol da virada. Bruninho ampliou a vantagem e Genaro voltou a marcar, fechando o placar da primeira etapa em 4x1.

No segundo tempo, a Assoeva seguia com apetite de gols e Genaro marcou pela terceira vez na noite: 5x1. Logo depois, o Keima teve um jogador expulso e, mesmo comum a menos, foi para a jogada de goleiro-linha. Assoeva aproveitou para ampliar com Daniel, chutando de sua quadra de defesa: 6x1. Ainda deu tempo para o time gaúcho marcar mais uma vez com Alcides e liquidar a fatura: 7x1.

Despedida

Com resultado, a Assoeva garantiu a classificação antecipada, chegando a seis pontos ganhos. O Floripa, que também tem seis pontos, também já está classificado. As duas equipes definem o primeiro lugar do grupo B na próxima quarta, dia 25. Antes, na terça-feira, o Keima se despede da competição, encarando o América, de Tapera-RS. As duas equipes ainda não pontuaram no torneio.

Copa Cataratas começa nesta terça com três equipes paranaenses


Torneio deverá reunir grande público em Foz do Iguaçu. 

A Copa Cataratas de Futsal, que começa nesta terça-feira, dia 24, em Foz do Iguaçu, vai ajudar na preparação de três equipes paranaenses que se preparam para disputar a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Além de duelar contra adversários que vão disputar a Liga Nacional, os times do Estado terão a chance de ganhar seu primeiro título da temporada nesta competição que vai até o próximo sábado.

No grupo 'A' da terceira edição da Copa Cataratas de Futsal estão o Umuarama Futsal e o Foz Cataratas Futsal. Os dois times do Estado, que se enfrentarão somente na segunda rodada, quarta-feira, também vão duelar contra o Minas Tênis-MG e o San Lorenzo, da Argentina, que será a única equipe estrangeira  a participar do certame.

No grupo 'B' está o outro representante paranaense do Estado na Copa Cataratas de Futsal. A Copagril/Sempe Vida/Penalty, de Marechal Cândido Rondon, que segue em preparação intensa visando a disputa da Série Ouro do Paranaense, da Copa dos Campeões e da Liga Nacional de Futsal, terá pela frente o Carlos Barbosa-RS, o Blumenau-SC e o LEM/Vento em Popa, da Bahia.

Na primeira rodada, marcada para esta terça-feira, o primeiro time paranaense a entrar em quadra será justamente a Copagril Futsal, que vai enfrentar o Vento em Popa a partir das 14h30 no Ginásio Costa Cavalcanti. Depois, às 18h30, o Umuarama vai encarar o Minas Tênis, enquanto o Foz Cataratas fecha o dia duelando diante do San Lorenzo, da Argentina.

Na primeira fase, os times, dentro dos seus grupos, se enfrentam entre si e, para a próxima fase, vão se classificar os dois melhores times de cada chave para as semifinais. Os jogos da fase semifinal acontecem na sexta-feira à noite, no mesmo local e à finalíssima e a decisão de terceiro lugar ocorrer no sábado à noite, em foz do Iguaçu.

Texto: Luiz Henrique Ferraz (Assessoria de Imprensa - FPFS)

Técnico do Caramuru comemora fórmula da Chave Ouro


“A fórmula de disputa da Ouro será muito boa” diz Soneca. 

Foi definida no último sábado (21), a forma de disputa da principal competição do estado, a série Ouro do Campeonato Paranaense foi discutida pelos 15 representantes na reunião arbitral realizada no auditório da ACIPG, em Guarapuava. Poucas coisas foram mudadas pelo departamento técnico da Federação Paranaense de Futsal em conjunto com os clubes.

A nova fórmula de disputa foi considera a principal mudança pelos representantes. Na primeira fase as 15 equipes se enfrentarão em turno único classificando para a próxima etapa do campeonato 12 times e, não mais os dez, como aconteceu em 2014. Na segunda fase, as equipes classificadas irão se dividir em dois grupos com seis cada.

Dentro de suas chaves, os clubes, jogarão entre si em jogos de idas e voltas. Já na terceira etapa, classificam os quatro melhores clubes e as disputas acontecem em forma de playoffs. A partir das quartas de final, os classificados serão definidos em duas partidas, podendo ser realizada o terceiro jogo se necessário.

De acordo com o técnico Rogério Pruencio- Soneca, esse formato de disputa é muito bom para o alvinegro castrense. “Devido à classificação de 12 equipes para a segunda fase o campeonato irá ficar mais longo, isso é importante para a exposição da nossa marca. Somos um grupo mesclado com novos jogadores, essa fórmula propicia um tempo maior para todos se adaptarem a competição”, explicou o professor.

No arbitral também ficou definido que somente uma equipe será rebaixada e dois times terão acesso da série Prata para a série Ouro na temporada 2016. Porém, em caso de desistência, tanto para a equipe que suba para a elite como as equipes que já fazem parte da divisão especial, será rebaixada e volta ao inicio do campeonato participando da série Bronze.

Sobre o inicio da competição, ficou decidido que a ‘Ouro’ começará no dia 21 de março e tem a previsão para acabar na segunda quinzena de dezembro. De acordo com a assessoria da Federação, o regulamento e tabela serão divulgados pela entidade ainda essa semana.

Willian se apresenta

A pré-temporada continua a todo vapor, isso porque, os jogadores do Vapza/Caramuru Futsal não tiveram descanso nem mesmo no fim de semana. No sábado (21) e domingo (22) o plantel treinou e, treinou forte, inclusive, em dois períodos.

A novidade das atividades de sábado ficou por conta da chegada do ala Willian, a última contratação do alvinegro. O atleta chegou em Castro por volta das quatro horas. Ele, juntamente com Mário Júnior, fixo do Vapza/Caramuru Futsal, estavam participando de um campeonato em Santa Catarina. Willian treinou com o restante do elenco no período da tarde, onde foi realizado treinamento físico/técnico, pelo comandante Soneca e o preparador físico Rafael Somma.

De acordo com Soneca, a contratação do jogador irá incorporar ainda mais o grupo. “Ele nos traz muita experiência aliada à qualidade técnica, isso é muito importante”, relatou o técnico.
As negociações com o ala aconteceram através de Soneca, que explicou para o Willian sobre o projeto e ele que ‘abraçou a causa’ se diz muito feliz em defender o manto preto e branco. “Esse projeto do Vapza/Caramuru Futsal é muito interessante, estou agradecido por ter sido escolhido para participar dele, agora vamos dar continuidade nessa ideia e fazer com que Castro nunca mais saia da elite do futsal paranaense”, destacou Willian.

As principais características do jogador é a marcação e a finalização, mas, o atleta fez questão de destacar outras habilidades. “Eu gosto de agitar dentro de quadra, agradar, jogo pela torcida. Sempre honrei as camisas dos clubes onde passei e, em Castro não será diferente”, comentou.

Segundo Willian, as evoluções em sua vida aconteceram de maneira muito rápida e, essa bagagem que trás, tem a acrescentar, e muito, para o alvinegro. “Com 16 anos eu já estava no profissional, ganhando títulos importantes para alguém da minha idade. Aos 20 fui artilheiro do principal campeonato brasileiro – Liga Futsal, depois disso tive as passagens pela seleção sub 20, até que cheguei à seleção principal do Brasil, com isso a gente aprende muito. Vim para Castro para ajudar a equipe, somar da melhor maneira possível com a minha experiência e, se Deus quiser, entrar para a história com mais um objetivo conquistado na temporada 2015”, finalizou.

Nesta semana os encontros do clube continuam em dois períodos até o sábado. No domingo o treino acontece somente na parte da manhã. Os encontros serão intercalados em atividades de academia e quadra que conta com treinos físicos, táticos e técnicos.

Fonte: Assessoria do Caramuru

Guarapuava volta a vencer pelo Torneio de Verão em SC


Vitória sobre a equipe de Joaçaba-SC, garantiu à equipe guarapuavana (de uniforme azul e branco) a liderança isolada do torneio.

A equipe do Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal voltou a vencer em sua segunda partida pelo 40º Torneio de Verão, que estão sendo disputado na cidade de Rio do Sul-SC. Na noite de domingo (22), o time de Guarapuava (que representa o município de Lontras-SC na competição) venceu o Joaçaba Futsal-SC por 4x2.

O jogo

Com uma boa movimentação desde o começo da partida, a equipe guarapuavana se impôs e logo chegou ao primeiro gol: Mauricinho dominou, inverteu a jogada e Adeírton bateu firme, abrindo o placar. Na sequência, Mauricinho aproveitou passe de Diece para fuzilar no canto esquerdo do goleiro e definir o placar da primeira etapa: 2x0.

No segundo tempo, o Guarapuava Futsal retornou com o mesmo apetite: Giovanni chutou forte e a bola desviou na defesa, enganando o goleiro: 3x0.

Mesmo com o revés, a equipe catarinense não se abateu e partiu para a reação. Renan e Fuska (ex-Umuarama) marcaram, diminuindo a vantagem paranaense para um gol e deixando a partida em aberto.

Nos instantes finais, Joaçaba foi para a jogada de goleiro-linha, com o jogador Zé Henrique na posição, mas a tática deu errado e Giovanni mandou a bola para o gol desprotegido, definindo o placar em 4x2.

Liderança

Com o resultado, o Guarapuava Futsal chegou a seis pontos em dois jogos disputados e assumiu a liderança isolada do grupo 'A'. O Cascavel Futsal, que jogou apenas uma vez, está em segundo, com três pontos ganhos. As equipes de Joaçaba (2 jogos) e Rio do Sul (1 jogo) ainda não pontuaram.

Nesta segunda-feira, dia 23, o Guarapuava terá uma folga, mas as outras duas equipes paranaenses entrarão em quadra. Às 20 horas o Keima Futsal, de Ponta Grossa, tenta se reabilitar em jogo contra a Assoeva-RS. Às 21h30, o Cascavel Futsal encara o Construlacer AMBB Barragem, de Rio do Sul-SC, em busca da classificação antecipada.

Na terça-feira (24) acontece o encontro entre as equipes de Guarapuava e Cascavel, repetindo o confronto da final da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de 2014.

Copagril e Carlos Barbosa empatam em amistoso


Na noite deste domingo (dia 22), as equipes da Copagril/Sempre Vida/Penalty e da Associação Carlos Barbosa de Futsal-RS disputaram um amistoso no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon. Em uma partida movimentada, as equipes que disputarão, a partir da próxima terça-feira, a III Copa Cataratas, em Foz do Iguaçu, empataram em 2x2.

O jogo

No começo do jogo, a Copagril se mostrava preocupada em marcar forte o adversário gaúcho, mas aos poucos os paranaenses foram se soltando e partido para o ataque. Mas apesar de subir bastante ao ataque, o time de Marechal perdia muitas chances. O castigo veio nos segundos finais da primeira etapa: Djalesson perdeu a bola para Denner, que deu um belo toque por cobertura e venceu o goleiro Donny: 1x0 ACBF.

No segundo tempo, a equipe rondonense voltou com a mesma postura, partido para o ataque, mas o goleiro Gian fazia boas intervenções. E quando o arqueiro do time gaúcho estava vencido, faltava sorte ao ataque da Copagril: o ala Lucas teve grande chance, mas a bola acertou o travessão.

Na metade da segunda etapa, um lance assustou jogadores e a torcida no ginásio Ney Braga: o goleiro Donny, da Copagril, se chocou com o ala Felipe Valério e abriu seu supercílio. João Neto foi para o jogo, substituindo o arqueiro.

De tanto insistir, a Copagril conseguiu empatar quando faltavam oito minutos para o final, em jogada de contra-ataque: Rafinha tocou para Barbosinha que cruzou para Guerra definir. Porém, nem deu tempo de comemorar, pois, na jogada seguinte, o fixo Grilo mandou um chute que desviou na defesa e foi parar no ângulo de João Neto: 2x1 para a ACBF.

Com o revés a Copagril seguiu insistindo no ataque e, na jogada de goleiro-linha, a equipe da casa chegou ao empate: Guerra marcou pela segunda vez na noite e deixou tudo igual, finalizando o placar em 2x2.


Piraí do Sul terá equipe na Chave Bronze


Última participação da cidade no Paranaense foi em 2011 (foto: Piraí x União Arapoti). 

A cidade de Piraí do Sul (há 83 Km de Ponta Grossa) terá uma equipe inscrita na Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal. O município, que disputou apenas uma vez a competição no ano de 2011, não passando da primeira fase, retorna confiante em fazer uma boa campanha, para ir o mais longe possível e brigar pelo acesso à Chave Prata.

Segundo informações, o projeto é modesto, mas contará com a experiência de atletas que já disputaram o campeonato estadual, alguns vindos da extinta equipe do Nano Futsal/Castro (que há alguns anos disputava a Chave Prata e Bronze) e outros do próprio município, como o goleiro Rodrigo Ackler, que foi campeão da Chave Prata de 2012, pelo Ivaí EC.

O time já treina há duas semanas, sob orientação do técnico Jorge Augusto Mainardes, o 'Quirera', e do supervisor Rodrigo Bueno. Neste ano a equipe terá como diferencial o ginásio Samuel Milléo, que recentemente recebeu uma quadra paviflex, importada da França.

Com informações de Rodrigo Ackler.

Ingressos para a Copa Cataratas serão vendidos a partir desta segunda


A Liga Iguaçuense de Futsal informou que os pacotes de ingressos para os 16 jogos da III Copa Cataratas poderão ser adquiridos nesta segunda (23) e terça-feira (24 de fevereiro), ao valor de R$ 30,00, no ginásio de esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.

O torcedor também poderá adquirir o ingresso diário, no valor de R$ 10,00 (são quatro jogos por dia na primeira fase e dois jogos por dia nas fases finais). As crianças de até 12 anos não pagam entrada, mediante documento comprobatório de idade.

Ao adquirir os ingressos o torcedor concorre a sorteios de cinco bolas oficiais da competição, nos intervalos dos jogos.

Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (45) 3525-1126 (horário comercial) ou (45) 9118-7616, com Eleandro.

Confira a tabela da competição, que inicia na próxima terça-feira:

24/02/2015 - Terça-feira
14h30 - LEM/Vento em Popa-BA x Copagril/Sempre Vida/MCR-PR (Grupo B)
16h30 - Carlos Barbosa-RS x Blumenau-SC (Grupo B)
18h30 - AFSU/Umuarama-PR x Tambasa/Minas-MG (Grupo A)
20h30 - Foz Cataratas-PR x San Lorenzo-ARG (Grupo A)

25/02/2015 - Quarta-feira
14h30 - LEM/Vento em Popa-BA x Carlos Barbosa-RS (Grupo B)
16h30 - Copagril/Sempre Vida/MCR-PR x Blumenau-SC (Grupo B)
18h30 - San Lorenzo-ARG x Tambasa/Minas-MG (Grupo A)
20h30 - Foz Cataratas-PR x AFSU/Umuarama-PR (Grupo A)

26/02/2015 - Quinta-feira
14h30 - AFSU/Umuarama-PR x San Lorenzo-ARG (Grupo A)
16h30 - Copagril/Sempre Vida/MCR-PR x Carlos Barbosa-RS (Grupo B)
18h30 - LEM/Vento em Popa-BA x Blumenau-SC (Grupo B)
20h30 - Foz Cataratas-PR x Tambasa/Minas (Grupo A)

27/02/2015 - Sexta-feira (Semifinal)
19h - 1º do grupo A x 2º do grupo B (Jogo 1)
21h - 1º do grupo B x 2º do grupo A (Jogo 2)

28/02/2015 - Sábado (Final)
18h30 - Perdedor Jg.1 x Perdedor Jg.2 (decisão 3º lugar)
20h30 - Vencedor Jg.1 x Vencedor Jg.2 (decisão 1º lugar)

Em seu primeiro jogo na temporada, Guarapuava vence Rio do Sul-SC


Na estréia do Torneio de Verão, guarapuavanos (de uniforme azul e branco) superaram os donos da casa. 

Na noite de sábado, dia 21, a equipe do Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal fez sua estreia no 40º Torneio de Verão, em Rio do Sul-SC. O time paranaense (que representa o município de Lontras-SC no certame) bateu o Construlacer AMBB Barragem, de Rio do Sul-SC, pelo placar de 5x3.

O jogo

Ainda sem um entrosamento ideal, o técnico Banana optou por começar o jogo com uma base formada por três remanescentes da equipe de 2014: Vitor, Deivão e André Maluko. O ala Bynho e o goleiro Roncaglio completaram o quinteto inicial.

O jogo começou equilibrado, mas logo os guarapuavanos conseguiram marcar com Deivão, tocando na saída do goleiro Marcos, após batida forte de Vitor. No entanto, minutos depois, a equipe catarinense conseguiu o empate, com gol de Renatinho.

Nos últimos instantes do primeiro tempo, a equipe de Rio do Sul cometeu a sexta falta. Felipinho foi para o tiro de 10 metros, converteu e garantiu a vitória parcial de 2x1 antes do intervalo.

No começo da segunda etapa, Guarapuava teve a chance de ampliar, pois o jogador Graxa, de Rio do Sul, tinha sido expulso no último segundo do primeiro tempo. Os guarapuavanos, porém, não conseguiram aproveitar a vantagem numérica nos minutos iniciais.

Apesar de não conseguir marcar nos instantes iniciais, o time de Guarapuava passou a dominar as ações, fazendo valer sua preparação física, até que o fixo Matheus marcou seu primeiro gol pelo time guarapuavano, ampliando a vantagem para 3x1. Logo depois, Felipinho marcou pela segunda vez na noite: 4x2.

Quando parecia que a vitória estava assegurada para o time do Paraná, a equipe de Rio do Sul conseguiu reagir. O experiente ala Café marcou duas vezes, diminuindo a vantagem para 4x3, quando faltavam três minutos para o final.

Mas quando o placar parecia mais próximo para Rio do Sul, a equipe de Guarapuava voltou a marcar com Vitor, diminuindo o ímpeto do time catarinenses. No segundo final, Régis chegou a balançar a rede, mas a arbitragem já tinha encerrado a partida e o gol não foi validado. Placar final: Guarapuava/Lontras 5x3 Construlacer AMBB Barragem.

O técnico Banana, do Guarapuava, que já previa um jogo equilibrado falou sobre o desempenho no primeiro teste da temporada: "A gente sabia que o jogo seria bastante competitivo. O importante foi que a gente fez um bom jogo e conseguiu a vitória. Agora é aumentar o ritmo," afirmou o treinador.

Gols do Guarapuava/Lontras: Deivão, Felipinho (2 vezes), Matheus e Vitor

Gols do Construlacer AMBB Barragem: Renatinho e Café (2 vezes)

Classificação

Com o resultado, o Guarapuava/Lontras assumiu a liderança do grupo 'A', ao lado do Cascavel/Flavale, com três pontos ganhos. A equipe guarapuavana poderá se isolar na liderança se vencer o jogo deste domingo (22), contra o Joaçaba Futsal-SC, pela segunda rodada do torneio. A partida está marcada para as 20 horas, no ginásio do SESI, em Rio do Sul.

Torneio de Verão: Guarapuava disputa primeiro jogo em 2015


Primeiro teste na temporada será longe da torcida, em Rio do Sul-SC.

Na noite deste sábado, dia 21 de fevereiro, a equipe do Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal disputará seu primeiro jogo após a o bicampeonato da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, em dezembro do ano passado. O desafio será contra a equipe de Rio do Sul-SC, no tradicional Torneio de Verão, em Santa Catarina.

De lá pra cá muita coisa mudou: o técnico João Carlos Barbosa (o Banana) assumiu o posto que era de Baiano (hoje no Keima, de Ponta Grossa). Alguns jogadores importantes na temporada passada foram para outras equipes (entre eles Simi Saiotti, Ale Falcone, Danilo Baron, Marquinhos, Biro e Jamur), mas outros atletas chegaram, muitos deles com muito destaque nos últimos anos: os goleiros Roncaglio, Marcão e Pardal, os fixos Régis e Matheus, os alas Diece e Bynho e o pivô Mauricinho. Eles se juntaram à boa base que permaneceu, formada pelos jogadores Vitor, Giovanni, Bisqui, Adeírton, Deivão, Diego Fávero, Felipinho, André Maluko e Bruno Petry.

O grupo, que iniciou a pré-temporada no dia 19 de janeiro, fará seu primeiro teste de olho nos desafios do primeiro semestre. Entre eles a o Torneio dos Campeões da FPFS, entre 11 e 15 de março, em Guarapuava, e a Taça Brasil de Clubes, de 22 a 28 de março, em Jaraguá do Sul-SC. Outras competições importantes na temporada serão a Chave Ouro e a Liga Futsal, competições que se estenderão por toda a temporada, e o Torneio dos Campeões da FPFS na primeira quinzena de março, em Guarapuava. O clube também deverá ceder seus jogadores e comissão técnica para a seleção de Guarapuava nos Jogos Abertos do Paraná.

Cronograma

A partida contra o Construlacer AMBB Barragem/Rio do Sul-SC está marcada para as 20 horas, no ginásio Sesi, em Rio do Sul-SC. No Torneio de Verão, o time guarapuavano representará o município de Lontras-SC, no grupo 'A' da competição.

No domingo (dia 22) a equipe volta a jogar, às 20 horas, contra o Joaçaba Futsal-SC. Na terça-feira (dia 24), o adversário será o Cascavel Futsal, revivendo as emoções da final da Chave Ouro de 2014.

Foto: Assessoria do CAD

Arbitral definiu os detalhes da Chave Ouro 2015


Campeonato estadual terá seu início no dia 21 de março, mantendo a fórmula dos últimos anos.

O arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, foi realizado na manhã deste sábado (21) na sede da Acig, em Guarapuava. Como nos últimos anos, a reunião aconteceu na cidade do último campeão estadual. Representantes das 15 equipes participantes (Guarapuava, Cascavel, Umuarama, Marreco, Copagril, Keima, Foz Cataratas, Ampére, ACF, Clevelândia, Campo Mourão, São Lucas, Caramuru, Dois Vizinhos e Assaí/Colégio Londrinense) estiveram presentes, definindo os detalhes da principal competição do salonismo do Paraná.

Orientações e apresentações

A reunião, que coincidiu com a data de aniversário dos 40 anos da Liga de Futsal de Guarapuava, reuniu autoridades e trouxe aos clubes informações sobre procedimentos com documentos, registros, preenchimento de formulários e transferências de atletas. A FPFS (que informou que a janela de transferências internacionais fecha no dia 16/04) vai manter em seu site uma lista atualizada das movimentações de jogadores.

Os representantes também receberam instruções sobre os procedimentos do TJD (que pretende realizar, a partir deste ano, algumas sessões no interior do estado para se aproximar dos clubes) e assistiram uma apresentação sobre a recém criada, Vice-Presidência de Desenvolvimento Esportivo e Capacitação de Recursos. O vice-presidente Carlos Maurício Zaremba apresentou diversas ações de médio e longo prazo, que têm por objetivo fortalecer a modalidade no estado. Entre as ações estão projetos sociais, seleções permanentes, intercâmbios, discussões sobre as competições, patrocínios e ações de marketing.

Ciagym terá que jogar a Chave Bronze

Antes da discussão sobre a competição, foi colocado em discussão o pedido de afastamento do Ciagym Maringá. O clube queria se licenciar por um ano e retornar à Chave Ouro de 2016 (a exemplo do que acontece na Liga Futsal, com o sistema de franquias). No entanto, por decisão unânime, os clubes entenderam que o clube deve disputar a Chave Bronze, assim como aconteceu com o Colégio Londrinense, há alguns anos, quando deixou de fazer sua inscrição na Chave Ouro.

Regulamento

Como terá 15 clubes, a fórmula da competição será similar a de 2013 (em 2014, a fórmula foi adaptada para 13 equipes). Assim na primeira fase todas as equipes jogam entre si em turno único. As 12 melhores passam para a segunda fase, dividias em dois grupos de 6 equipes jogando entre si em turno e returno. As quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. A partir daí os confrontos serão no sistema de play offs com duas ou três partidas, até que seja definido o campeão.

Descenso

Uma pauta que causou certa polêmica foi a questão do rebaixamento. A equipe de Campo Mourão solicitou que não houvesse rebaixamento, como no ano passado. Os Clubes decidiram manter o rebaixamento (uma equipe cai e duas sobem da Chave Prata), porém, se houver alguma desistência entre as equipes da Chave Ouro de 2016, a preferência da vaga livre vai para a equipe que foi rebaixada em 2015. Se esta equipe também desistir será convidado o terceiro colocado da 'Prata' e assim por diante.

Calendário

A competição inicia no dia 21 de março e vai até a segunda semana de dezembro (provavelmente no dia 12/12). O campeonato pára nas semanas dos Jogos Abertos em suas fases regionais e finais. A tabela deve ser divulgada nas próximas semanas e sofrerá ajustes de datas para as equipes da Liga Futsal.

As demais equipes podem solicitar mudanças de datas, mas terá que ser em comum acordo com o adversário. Além disso, a FPFS vai avaliar se a mudança é realmente necessária ou se trata de uma forma de jogar depois para conhecer outros placares. O objetivo é impedir que algumas equipes fiquem um tempo muito longo sem jogar, como aconteceu no ano passado com times como Marreco e Keima.

Liga Sul

A vaga paranaense para a disputa da Liga Sul não será mais definida pelo Torneio dos Campeões da FPFS (que acontece na semana anterior ao início do estadual). A partir deste ano, o representante do estado será o melhor colocado na primeira fase da Chave Ouro, desde que este não esteja disputando a Liga Futsal.

Desta forma, Guarapuava, Copagril, Umuarama e Cascavel não disputam esta vaga, por já estarem em outra competição nacional. Com a nova regra, a Copagril (campeã do Torneio dos Campeões em 2014) não será mais o representante do estado na Liga Sul de 2015.

Imprensa

Os profissionais de imprensa terão que preencher um formulário de credenciamento no site da FPFS. Este credenciamento não tira a obrigatoriedade do registro na Associação dos Cronistas Esportivos do PR (Acep). Além disso, poderão estar em quadra apenas os profissionais de rádios e TVs que estiverem fazendo transmissões ao vivo e fotógrafos (estes não necessitarão do registro na Acep, mas precisarão estar previamente cadastrados).

As TVs e sites que fizerem transmissões das partidas em vídeo deverão informar à FPFS para que, na tabela oficias dos jogos, conste os veículos que farão as transmissões.

Assuntos gerais

Também ficou definido que os clubes terão até o dia 13 para entregar a relação de seus ginásios (duas praças por clubes) e os laudos de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Foram entregues aos representantes dos clubes 24 bolas da marca Penalty, que substitui a Kagiva como bola oficial da competição. Os representantes solicitaram mais bolas, sugerindo que fossem entregues duas por jogo. A FPFS ficou de estudar a proposta para as próximas edições.

Por fim, ficou definido que os clubes mandantes fornecerão, aos visitantes, água e gelo durante as partidas.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification